Profissionais de barbearias precisam estar sempre antenados

19/2/2013 – Uma boa estratégia é não ter medo de inovar, quer em relação a atender o pedido do cliente, quer em relação a sugestões ousadas.

Assim como os profissionais cabeleireiros, os fígaros (barbeiro, em espanhol) também precisam de profissionalização. Mesmo que a demanda seja menor, o ideal é que a oferta atenda às exigências do mercado de beleza masculino. De acordo com a Barbearia Dom Cabral, o segredo está em acompanhar as tendências.

O Brasil é o segundo país onde os homens mais gastam com aparência. Só perde para os americanos, conforme dados de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. “É importante que os barbeiros fiquem antenados com as novidades compartilhadas em redes sociais, na televisão e até no cinema’’, destaca o diretor executivo da Barbearia Dom Cabral, Caio Cabral.

Em Brasília, o Sindicato dos Salões e Institutos de Beleza, Barbeiros, Cabeleleiros e Profissionais Autônomos na Área de Beleza do DF (Sincaab-DF), procura manter um controle sobre a qualificação dos profissionais de beleza que atuam no setor. “A carência por especialização, hoje, se dá em função da exigência do cliente, que é muito bem informado’’, conta a presidente do Sincaab/DF, Elaine Furtado.

Diante de um mercado com forte concorrência, a pergunta recorrente é: o que as barbearias podem fazer de fato? Experiência é o requisito básico exigido pelos clientes. Por isso, formação é necessária sim, porém, os barbeiros de hoje estão atentos a quesitos como melhores práticas e inovação no atendimento.

Para Caio, criado no universo de salões e barbearias, é importante superar as expectativas e não se contentar apenas com as metas. “Uma boa estratégia é não ter medo de inovar, quer em relação a atender o pedido do cliente, quer em relação a sugestões ousadas’’, alerta. Ele conta que a equipe de profissionais da Dom Cabral está sempre preparada para novos desafios. “Sinto que a experiência que eles trazem no currículo – inclusive em salões de beleza – somada aos desafios diários da barbearia, enriquece o resultado final, deixando o cliente satisfeito’’, opina.

A Barbearia Dom Cabral possui três barbeiros que realizam, diariamente, cortes de cabelo (desde o corte moicano até o tradicional), barba à moda antiga e aplicação de produtos tonalizantes. “Eu sou totalmente a favor dos cursos de especialização do Sebrae/DF e do Sincaab/DF, essa é uma forma de manter-se atualizado, salienta.

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