Programa brasileiro de qualidade em diagnóstico por imagem é destaque no maior congresso internacional do segmento

Rio de Janeiro, RJ 27/11/2019 –

Os resultados de três anos de pesquisa do principal programa brasileiro de qualidade em diagnóstico por imagem serão apresentados no maior evento internacional de radiologia, a 105ª edição do encontro anual da Sociedade de Radiologia da América do Norte (RSNA), que acontece entre os dias 1º e 6 de dezembro, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Estarão reunidos médicos e especialistas da área vindos de mais de 130 países e de centros de saúde renomados mundialmente, entre eles os representantes do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), que apresentarão um estudo sobre o Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI) da instituição.

Segundo o dr. Luciano Chala, coordenador da Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem do CBR e um dos autores do trabalho, o objetivo é apresentar à comunidade internacional os resultados do PADI, além de reforçar o grande benefício social que o programa oferece ao certificar os serviços de diagnóstico por imagem no Brasil quanto à qualidade e segurança. Nesses três anos de implementação, o PADI já acreditou cerca de 30 serviços de radiologia públicos e privados no país.

“Expor nosso programa de acreditação no maior evento internacional da área dá visibilidade à ação do CBR e demonstra o compromisso e a preocupação do colégio com a qualidade do atendimento, a segurança e a confiabilidade dos serviços de diagnóstico por imagem no país. Além disso, permite que essa comunidade, ao tomar conhecimento do programa, possa, eventualmente, contribuir com sugestões e melhorias”, afirma Chala.

Além da apresentação de trabalhos científicos, a programação do RSNA 2019 contará com atividades que incluem dezenas de palestras sobre novidades do setor de imagem diagnóstica e fórum sobre as últimas inovações por parte de profissionais e da indústria médica. Para obter mais informações e saber como participar, acesse o site www.rsna.org.

Conheça o Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI)

O Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI) foi criado e reconhecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em julho de 2016, com o objetivo de qualificar os serviços de radiologia, públicos ou privados, por meio de avaliações criteriosas em relação ao cumprimento de requisitos de qualidade, segurança e sustentabilidade. A certificação leva em conta a análise técnica dos exames feitos pelos serviços participantes, realizada pelas comissões de especialidades médicas, que precede a auditoria in loco. Além disso, o programa é reconhecido pela International Society for Quality in Healthcare (ISQua®), a única organização mundial a certificar as demais empresas acreditadoras, presente em mais de cem países, nos cinco continentes.

Saiba mais sobre o CBR – O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) é uma entidade sem fins lucrativos que representa oficialmente os médicos da especialidade no Brasil. Fundado em 1948, o colégio conta com 27 sociedades regionais filiadas, distribuídas em todo o território nacional. Os objetivos do CBR são: representar e defender a especialidade, difundir conhecimento científico e estimular ensino e aperfeiçoamento profissional, além de desenvolver ações que visem à garantia da qualidade dos métodos e procedimentos de imagem diagnóstica e terapêutica. A sede do CBR fica na Avenida Paulista, 37/7º andar, Centro, São Paulo/SP.

Web Site: