Programa Música Minas divulga resultado do Edital de Intercâmbio

Belo Horizonte, MG 3/8/2013 –

O Música Minas, programa de fomento à produção e divulgação da música mineira, divulgou o resultado do Edital de Intercâmbio – Saldo Remanescente 2012. A iniciativa, que é realizada em parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Sociedade Independente da Música – SIM, representante do Fórum da Música de Minas Gerais, viabilizará viagens de artistas para a divulgação da música mineira em âmbito nacional e internacional.
Até o dia 19 de julho deste ano, o Edital recebeu o total de 48 inscrições. O número é o maior já analisado pela curadoria, que se reuniu no dia 29 de julho aprovando as 9 melhores propostas. Entre as inscrições, 45 ficaram acima da nota mínima de 12 pontos. O recurso disponível é de R$50.000,00.
Entre junho de 2012 e janeiro de 2013, o edital de Intercâmbio teve 94 inscritos, contemplando 52 e possibilitando a circulação e a promoção da música mineira por várias regiões do Brasil e do mundo. Confira as propostas selecionadas:

Grupo Serelepe (Eugênio Tadeu Pereira) – Belo Horizonte

Rafael Martini – Belo Horizonte

Henrique Filizzola Dias – Belo Horizonte

Rafael Silva Leite – Belo Horizonte

UDI Cello Ensemble (Kayami Satomi Farias) – Uberlândia

Babilak Bah (Gilson César da Silva) – Belo Horizonte

Rafael Carneiro Nassif – Cataguases

Luiza Brina e o Liquidificador (Maria Raquel Dias Ferreira) – Belo Horizonte

COMUM (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Música do Estado de Minas Gerais) – Belo Horizonte

CONTINUIDADE
O convênio para o período 2013/2014 foi assinado, garantindo o quinto ano de existência do programa que desde o seu lançamento, em 2009, beneficiou cerca de 1236 artistas, por meio de propostas selecionadas pelos seus editais. Grandes nomes como Marcus Viana e o Sagrado Coração da Terra, Vander Lee, Fernanda Takai, Renegado, Marku Ribas, Toninho Horta, Aline Calixto, Transmissor e muitos outros tiveram a oportunidade de divulgar seus trabalhos por meio do Música Minas. A iniciativa levou artistas mineiros para importantes festivais, cursos e eventos em diferentes partes do mundo, além de ter realizado ações de representação em feiras internacionais de música como: WOMEX (Copenhague/Dinamarca), BAFIM (Buenos Aires/Argentina), CMJ Music Marathon (Nova York/EUA), CMW – Canadian Music Week (Toronto/Canadá), Mercado da Música Viva De Vic (Espanha), Culturgal – Feiras das Indústrias Culturais da Galícia (Pontevedra/Espanha), dentre outras.
O Música Minas é realizado por meio da parceria firmada entre o poder público, representado pela Secretária de Estado de Cultura e a sociedade civil, na figura do Fórum da Música de Minas Gerais, que une entidades organizadas e representativas da música como a AAMUCE (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), FEM (Fora do Eixo Minas), Grupo Cultural NUC, Rede Catitu, SIM (Sociedade Independente da Música) e VALE MAIS (Instituto Sociocultural do Jequitinhonha).

Web Site: