Projeto de alunos de Engenharia Civil do UNISAL realiza obras em instituições sociais em Lorena (SP)

2/12/2019 –

Poder colocar em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula e, ainda por cima, desenvolver um sentimento de solidariedade e gratidão por praticar o bem na comunidade. Há quatro anos essa é a realidade dos alunos de Engenharia Civil do campus São Joaquim, unidade Lorena, do Centro Universitário Salesiano – UNISAL.

Estudantes e professores desenvolveram o projeto Uniação. O objetivo da iniciativa é reunir voluntários não só da Engenharia Civil, mas dos demais cursos, para restaurar espaços físicos de instituições sociais da região. As obras normalmente acontecem nas férias, de forma voluntária e sem impactar no dia a dia da graduação.

Em 2019, por exemplo, o local escolhido foi o Lar São Vicente de Paulo de Lorena, uma casa de apoio a idosos. Em quatro semanas, incluindo sábados, domingos e feriados, os alunos lixaram e pintaram paredes, colocaram piso, ajustaram acabamentos e realizaram obras no jardim, melhorando o conforto.

” Agora, tem um jardim pela primeira vez na história do Uniação. Essa parte paisagística trouxe alegria para aqueles que são beneficiados. É muito satisfatório estar aqui”, afirma Natália Meirelles, aluna de Engenharia Civil do UNISAL.

Este é o quarto ano consecutivo que uma entidade social recebe a ação voluntária de professores e estudantes do centro universitário. Em 2016, as obras aconteceram no CEMAI (Centro Educacional Metodista de Atendimento à Infância), em Guaratinguetá, e em 2017 na AACAL (Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Lorena). Já em 2018, o Uniação atuou na Comunidade Missionária Porta do Céu, novamente em Guaratinguetá.

A iniciativa surgiu em 2016 por André do Espírito Santo, então aluno do quinto semestre de Engenharia Civil. Após visitar cinco instituições sociais nas cidades de Lorena e Guaratinguetá, descobriu exemplos de trabalho educacional com crianças e adolescentes. Com outros 12 colegas de classe, professores e coordenadores do curso, optou por utilizar as férias para atuar como voluntário e usar o conhecimento adquirido na graduação.
Para custear os materiais de construção utilizados nas obras, os estudantes contam com doações de empresários da cidade, patrocinadores, vaquinhas online e até a realização de rifas de pizzas. Todo o dinheiro levantado é destinado ao pagamento dos produtos. Neste ano, o projeto contou com o apoio de diversas empresas.