Projeto de Lei do Senado pretende acabar com vendas de carros movidos a gasolina e diesel no Brasil a partir de 2030

São Paulo 2/3/2020 –

Recentemente, foi aprovado, pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), o Projeto de Lei do Senado nº 304/2017, que proíbe o comércio de carro movido a gasolina e diesel no Brasil a partir de 2030. O Projeto de Lei ainda passará por votos na Comissão de Meio Ambiente (CMA).

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) é o autor do Projeto de Lei. Em sua explicação, o senador usou o seguinte argumento: os veículos com motor a combustão, ou seja, que se movem através de combustíveis fósseis, são os causadores de até um sexto da emissão de gases poluentes ao meio ambiente, contribuindo diretamente para o aumento do efeito estufa.

Entenda mais sobre o Projeto de Lei nº 304/2017

Segundo o Projeto de Lei nº 304/2017, qualquer automóvel com motor a combustão terá sua circulação proibida a partir de 2040. Algumas exceções foram abertas, como, por exemplo, automóveis oficiais, carros de colecionadores, carros diplomáticos e veículos estrangeiros. Esses poderão circular pelo Brasil mesmo movidos a combustíveis fósseis.

Fora as exceções mencionadas, os únicos carros que poderão circular de forma legal no Brasil, de 2030 em diante, serão os veículos elétricos, híbridos e movidos a biocombustíveis, por exemplo, o biodiesel e o etanol. Veículos que seguirem essa regra continuaram sendo vendidos em todo o território nacional.

A mudança será muito impactante?

De acordo com a opinião do senador Ciro, o mundo está cada vez mais avançado e existem soluções tecnológicas que permitem que a situação seja contornada de forma simples. Ciro cita a tecnologia dos veículos elétricos como uma das principais. Os carros elétricos são carregados por tomadas da rede elétrica e não poluem o meio ambiente com combustíveis fósseis. Muitos países estão apostando e investindo nessa tecnologia sustentável.

A Holanda e a Índia são países que também estão apostando em projetos semelhantes, com a meta de reduzir os danos das emissões de poluentes. O ano estipulado por esses países é 2030. A França e o Reino Unido querem fazer a mesma proibição até 2040, e a Noruega se antecipou: irá iniciar um programa similar em 2025.

A quantidade e quais são os gases poluentes que os veículos soltam na atmosfera

Segundo uma pesquisa feita pelo site Estudo Prático, os veículos movidos a gasolina liberam cerca de 120 gramas de gás carbônico (CO2) por quilômetro rodado. Além disso, o CO2 não é o único gás prejudicial que os veículos soltam. Outros gases liberados pelos carros, como, por exemplo, o dióxido de enxofre (SO2), aldeídos (CHO) e monóxido de carbono (CO), também causam danos ao meio ambiente. Esses gases geram problemas até mesmo para a saúde humana, e a redução da emissão trará diversos benefícios.

Como encontrar carros usados?

O Comprecar é um classificado especializado na venda de carros usados, com forte atuação no interior de São Paulo, atendendo cidades como Sorocaba, Campinas, Jundiaí, Indaiatuba, Americana, Piracicaba, Itu, Limeira, Salto, entre outras. O Comprecar possui variedade de veículos, motos e caminhões usados. Escolher um carro por meio de classificados garante mais segurança e conforto.

Website: https://www.comprecar.com.br/

Web Site: