Projeto “Parto sem Medo” implementa as boas práticas obstétricas humanizadas para a rede privada

18/12/2019 – A rede privada também está priorizando este modelo de parto humanizado

O ginecologista e obstetra Dr. Alberto Guimarães, implementa o projeto “Parto Sem Medo”, para a rede particular de saúde.

O ginecologista e obstetra Dr. Alberto Guimarães, implementa o projeto “Parto Sem Medo”, para a rede particular de saúde. “O objetivo é priorizar o cuidado centrado na parturiente, respeitando a natureza e as escolhas das mulheres no momento da concepção, ” explica Guimarães.

“Com a prática da obstetrícia houve a percepção de que muitas coisas precisavam ser trabalhadas para que a mulher tivesse uma experiência completa antes, durante e depois do parto. As pesquisas e os estudos demonstraram que o medo sempre foi o maior vilão nesse contexto, tanto aos profissionais quanto às gestantes, ” informa o ginecologista.

” A rede privada também está priorizando este modelo de parto humanizado. Por isso, o ideal é sempre criar condições para que a experiência da parturiente seja extraordinária, desde a sua admissão na maternidade até a alta”, finaliza Alberto Guimarães.

O Projeto é dividido em três módulos: Chegada, Parto e Puerpério.

Chegada: instrumentaliza os plantonistas para a recepção, para a realização de diagnósticos e encaminhar a gestante ao entendimento do contexto humanizado.

Parto: faz uma avaliação da prática da obstetrícia, promover uma reflexão de valores e crenças e fazer com que a equipe médica receba as orientações básicas e detalhadas para proporcionar um ambiente seguro, desde a recepção da gestante no centro obstétrico até o momento da saída do hospital.

Puerpério: também chamado resguardo ou quarentena, é o nome dado à fase pós-parto em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas. O Dr. Alberto e sua equipe tem todo o cuidado durante este período de tempo até que os órgãos reprodutores da mãe retornem ao seu estado da mulher volte às condições anteriores à gestação.

Dr. Alberto Guimarães: ginecologista, obstetra e precursor do Parto sem Medo
Formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ) e mestre pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), o médico atualmente encabeça a difusão do “Parto Sem Medo”, novo modelo de assistência à parturiente que realça o parto natural como um evento de máxima feminilidade, onde a mulher e o bebê devem ser os protagonistas. Atuou no cargo de gerente médico para humanização do parto e nascimento do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, CEJAM, em maternidades municipais de São Paulo e na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Website: https://www.partosemmedo.com.br/

Web Site: