Projetos incentivados de impacto social contribuem para manutenção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

23/10/2020 –

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão diretamente ligados aos projetos incentivados de impacto social, uma vez que esses buscam melhorar de alguma maneira uma comunidade a sua volta a partir de uma causa em comum. Assim também são os ODS que, desde que foram aprovados pela ONU em setembro de 2015, visam erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta, a partir de diferentes causas.

Em 24 de outubro, é comemorado o dia da ONU – que completa seus 75 anos de existência justamente em um ano de tantos desafios e mudanças. Durante a Assembleia Geral, ocorrida em setembro, o secretário geral da Organização ressaltou que “a pandemia deixou descoberto as fragilidades do mundo”.

A crise socioeconômica e sanitária deflagrada pela pandemia da Covid-19, colocou em evidência a importância de iniciativas que fazem a diferença tanto a nível micro — que atingem um local específico, quanto a nível macro. Entre eles, os projetos de impacto realizados por meio de leis de incentivo fiscal.

É justamente através dessas ações que os projetos incentivados abraçam que muitas medidas emergenciais puderam ser realizadas e que o cumprimento dos 17 ODS vem sendo realizado. Melhorando, em seus locais de atuação, a vida de inúmeras pessoas. Na plataforma da startup de inovação tributária social, Incentiv.me, esses projetos podem buscar incentivos e realizar um trabalho em conjunto para que tais iniciativas saiam do papel.

“Devido à importância dos ODS para a humanidade, temos um campo dedicado a isso na plataforma da Incentiv.me. Ao inscrever um projeto na plataforma, é possível identificar com quais dos ODS aquela iniciativa está contribuindo. Apenas nos objetivos 3 (saúde e bem-estar) e 4 (educação de qualidade) já tivemos 90 projetos incentivados”, conta o CEO da Incentiv.me, Douglas Nicolau.

PROJETOS QUE SE DESTACAM

O projeto Futuro da Alimentação apresenta, por meio de recursos audiovisuais, profissionais e iniciativas que potencializam o desenvolvimento da indústria criativa na alimentação e na gastronomia. Visando a interação entre a gastronomia e as expressões culturais alimentares, o projeto promove a educação de qualidade, o trabalho decente, o crescimento econômico e a redução das desigualdades.

Ao implementar uma websérie, na plataforma online do YouTube, o Futuro da Alimentação garante acessibilidade e ampliação das perspectivas acerca das profissões na economia criativa. Assim, permite que novas oportunidades surjam neste mercado de trabalho, incentivando cada vez mais as potencialidades dos novos profissionais.
Além disso, colaborando com três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o projeto também destaca o país na rede de Cidades Criativas da UNESCO, que visa identificar os lugares que investem na cultura e na criatividade como fatores de estímulo ao desenvolvimento sustentável.

Contemplando três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o projeto Pipo e Fifi conta com a elaboração de um premiado livro infantil desenvolvido como ferramenta de proteção ao abuso. A iniciativa prevê a realização de 80 apresentações em 4 estados brasileiros, sendo eles Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia.

Entre as viagens aos diferentes estados do país, Pipo e Fifi levam às crianças a partir de 3 anos, o conhecimento de conceitos básicos e fundamentais sobre o corpo, os sentimentos, a convivência e, sobretudo, sobre as relações afetivas. De maneira lúdica e descomplicada, a criançada aprende a diferenciar toques de amor a toques abusivos, sendo ensinadas pelos caminhos do diálogo e da proteção.

Mais do que apenas ser relevante e prevenir problemas reais do nosso país, o projeto ainda colabora para a promoção da saúde e bem-estar, da educação de qualidade e da igualdade de gênero, assumindo compromisso e responsabilidade com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

LEIS DE INCENTIVO FISCAL

As leis de incentivo fiscal são um instrumento que permite o direcionamento de parte dos impostos para causas relevantes como educação, atendimento à crianças e adolescentes em vulnerabilidade, idosos, pessoas com deficiência, causas ligadas à saúde, cultura e esporte. Empresas e pessoas podem fomentar essas causas sociais, decidir onde investir seus impostos e acompanhar de forma transparente e eficiente o uso de recursos públicos.
A Incentiv.me é uma taxtech de inovação tributária que oferece produtos e serviços para o ecossistema das leis de incentivo. Para empresas, a Incentiv.me oferece um serviço de diagnóstico e mapeamento de potencial em leis de incentivo, curadoria e seleção de projetos, suporte operacional, acompanhamento de projetos apoiados em tempo real e mensuração de impacto gerado.

Website: https://app.incentiv.me/

Web Site: