Próteses Robóticas: O Futuro na cirurgia da mão

13/3/2020 – “Estou sempre acompanhando as novidades e o que tem de mais moderno para o tratamento de pacientes da cirurgia da mão.”

Imagine poder recuperar seus movimentos de forma muito próxima do que era acostumado. Ou então, conhecer sensações que desde o nascimento você não conhecia. A tecnologia pode ser usada como uma grande aliada para a saúde e na ortopedia não é diferente: esses são alguns dos avanços que as próteses robóticas trazem para pacientes amputados ou que nasceram com alguma alteração congênita.

Nossa equipe conversou com Dr. Guilherme Ogawa, ortopedista, cirurgião da mão e microcirurgião, que explicou mais sobre o assunto.

“Estou sempre acompanhando as novidades e o que tem de mais moderno para o tratamento de pacientes da cirurgia da mão. Sei que essas próteses robóticas ainda são raras no Brasil, mas que creio que em um futuro não muito distante será uma possibilidade real para os pacientes”, acredita Dr. Guilherme.

A prótese robótica de mão, também chamada de “mão biônica”, é um super avanço quando falamos de amputações, ou pacientes que nasceram sem o membro.

“A grande diferença da prótese que já conhecemos, é que a robótica tem sensores na pele que recebe os comandos enviados pelo cérebro para os músculos, tornando possível não só movimentos de abrir e fechar a mão, mas também ações como levantar pesos, o que devolve confiança, autoestima e inúmeras possibilidades para o paciente”, conta o médico.

A agilidade dos movimentos impressiona e traz mudanças significativas tanto para médico que atua no caso, terapeutas da mão e pacientes.

“Hoje as próteses robóticas são desenvolvidas tanto para membros inferiores, quanto para membros superiores. No entanto, o uso das próteses ainda está restrito às universidades que as pesquisam e desenvolvem com o uso de impressoras 3D e alguns pacientes são selecionados para teste. Mas, é preciso ficar atento, porque o mercado médico tecnológico avança rapidamente”, comenta Ogawa.

Trabalhando com pacientes vítimas de acidentes que causam amputações, Dr. Guilherme Ogawa atua em Londrina/PR em cirurgia da mão e microcirurgia. Conheça mais do trabalho do médico em:

www.guilhermeogawa.com.br
www.facebook.com/drguilhermeogawa