Publicitário pretende lançar livro de propagandas antigas

Brasília 24/1/2020 – “Para os mais jovens é uma oportunidade de rever o que um dia foi moderno e, para os mais ‘experientes’, uma oportunidade de viajar ao passado”

Um resgate da história publicitária e do Brasil dos anos 1960, com peças de propagandas veiculadas na antiga revista O Cruzeiro, entre os anos 1960 e 1963. Esse é o conteúdo do livro “Museu da Propaganda: Propagandas Antigas | Brasil anos 60”, que o publicitário paraense Arthur Tamer Vasques pretende lançar, em breve. Desde 1999, ele tem reunido no seu site Museu da Propaganda várias histórias e curiosidades sobre as marcas e produtos que foram veiculados nas décadas passadas, tanto no Brasil como no exterior. Daí surgiu a ideia de publicar um livro com algumas dessas propagandas e trazer de volta para o papel o que já havia virado “peça de museu”.

As propagandas reproduzidas no livro relembram marcas genuinamente brasileiras, como Walita, Varig ou SEMP, e produtos clássicos, como a sopa Maggi, a máquina de costura Singer ou o sabão em pó OMO.
O livro traz um belo trabalho gráfico da designer Glaura Santos e poderá ser adquirido por meio da plataforma de financiamento coletivo no site Catarse, com direito a vários brindes, como cartões postais, adesivos e réplicas impressas dos anúncios da época. O projeto já está online no site Catarse, e ficará disponível até o dia 02 de março.

Para participar, basta acessar o link: www.catarse.me/museu_da_propaganda e escolher um pacote de recompensas. Também haverá ofertas especiais aos primeiros apoiadores. Os preços variam entre 25 reais (livro em formato PDF) e 50 reais (livro impresso e vários brindes). “Para os mais jovens é uma oportunidade de rever o que um dia foi moderno e, para os mais ‘experientes’, uma oportunidade de viajar ao passado e relembrar momentos, produtos ou marcas inesquecíveis. Será um livro para todos e todas, apaixonados por publicidade ou não”, afirma o autor.

Arthur Tamer é formado em Publicidade pala Universidade da Amazônia (Unama) e é mestre em Comunicação pela Unversidad de Sevilla, na Espanha. Começou sua carreira no Brasil, trabalhou em agência de publicidade e com comunicação e marketing durante vários anos. Morou na Espanha por doze anos e, hoje, mora e trabalha na Alemanha. “Nunca perdi o contato com as raízes brasileiras e nem deixei de lado a paixão pelas propagandas antigas. No início, a ideia foi criar um pequeno museu virtual com anúncios antigos em um site e compartilhar com todos essa galeria. Agora, a proposta é colocar esse material em um livro”, acrescenta.

Segundo o autor, no site Museu da Propaganda, está exposta a memória de uma época e o retrato de uma sociedade que está mudando o comportamento e os hábitos ao longo de décadas. “Essa coleção vem sendo ampliada constantemente e, cada vez mais, tento mostrar as diferenças culturais entre vários países, sempre por meio do mundo da publicidade e suas distintas épocas”, ressalta.

Website: http://www.catarse.me/museu_da_propaganda

Web Site: