Puro malte, puro milho, zero açúcar e zero carboidrato: quais as diferenças entre as cervejas?

Brasil 3/9/2019 –

Designer Fred Vieira ao provar as cervejas zero carbo:”Trata-se de cerveja de verdade e da mais alta qualidade! Quem provar irá se encantar com essa maravilha.”

Especialista em cerveja esclarece as principais diferenças entre algumas estrelas do mundo cervejeiro e se surpreende com a qualidade e os benefícios da mais recente inovação – as cervejas zero carboidrato da Cervejaria Don’t Worry.

A cerveja é sem dúvida uma das bebidas mais apreciadas pelo brasileiro e este mercado está em constante evolução, de acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal(Abracerva), em 10 anos o número de cervejarias pulou de 70 para 700 e somente em 2018, cerca de 185 novas fábricas foram registradas.

Novas tecnologias também estão chegando ao mercado, com cervejarias inovando em suas técnicas de produção, já temos a disposição dos fãs por exemplo, algumas cervejas “light”, outras sem glúten e recentemente até mesmo foi lançada uma cerveja totalmente zero açúcar e zero carboidrato.

As novidades são tantas que muita gente fica perdida, expressões como “puro malte”, “puro milho”, “zero açúcar”, dentre outras, são comuns entre os apreciadores, o resumo a seguir ajudará o leitor, a entender de fato a diferença entre os diferentes tipos da bebida: 

PURO MALTE – feita somente com cereais “maltados”, ou seja, grãos de cevada, trigo ou centeio que iniciam a fase de germinação e que por isso possuem mais nutrientes absorvíveis e sabores e aromas mais nobres. São exemplos de puro malte, muitas das cervejas artesanais e algumas comerciais, como a Heineken.

PURO MILHO – Na verdade nenhuma cerveja é puro milho, essa expressão é só uma piada pela adição excessiva deste cereal não maltado (muito mais barato) aos grãos maltados que sempre devem ser a base de uma boa cerveja. Aqui temos como exemplo as cervejas mais populares, chamadas também de comerciais.

ZERO AÇÚCAR – Cervejas que não contêm glicose e nem sacarose, duas formas muito simples de carboidrato em sua composição, normalmente as cervejas artesanais puro malte são assim, zero sacarose, que é mesma a estrutura do velho conhecido açúcar de mesa, mas nem por isso são zero açúcares, já que todo carboidrato é tecnicamente um açúcar! 

ZERO CARBOIDRATO – Estas não contêm nenhum tipo de açúcar, nem os simples, citados acima e nem os mais complexos, como as dextroses e portanto são menos calóricas e também não impactam negativamente no açúcar sanguíneo. Até o momento só existem registros de duas cervejas assim no mundo: uma na Austrália e outra no Brasil.

Pouca gente acreditava que se pudesse fazer uma cerveja com essas características (e que acima de tudo ela ainda tivesse gosto de cerveja!), isso até a Cervejaria Don’t Worry, lançar a primeira cerveja zero carboidrato do Brasil, para o delírio do público low carb, dos gordinhos, diabéticos, fãs de exercício físico e todos aqueles que evitam o excesso de açúcares em seu dia a dia.

Segundo Frederico Vieira, designer da Agência do Cervejeiro, apreciador e profundo conhecedor do mundo cervejeiro, trata-se de “cerveja de verdade e da mais alta qualidade”.

Seu comentário ao provar as novas cervejas zero carboidrato foi: “Eu estou muito surpreso, achava que a falta do açúcar fosse interferir em alguma coisa, sabe tipo Coca light? Mas ela é cerveja de verdade, fantástica essa inovação, tem tudo de bom da cerveja e ainda é zero açúcares e de baixa caloria!

Graças às novas tecnologias e players, temos hoje um mercado com cada vez mais opções de cerveja. Conhecer melhor os diferentes tipos e estilo, permite ao consumidor melhores escolhas, tanto em relação ao paladar, quanto aos seus objetivos ou necessidades nutricionais específicas. 

Website: https://cervejadontworry.com.br/

Web Site: