Qual aço inox escolher: polido ou escovado?

Guarulhos, SP 16/4/2020 – Antes de tudo, é importante saber que as diferenças, apesar de poucas, devem ser levadas em consideração para além da aparência.

Será que essa dúvida na hora da escolha é mesmo relevante?

Uma das dúvidas mais frequentes dos consumidores de aço inoxidável é sobre o acabamento da peça: polido ou escovado. Antes de tudo, é importante saber que as diferenças, apesar de poucas, devem ser levadas em consideração para além da aparência. Afinal, é possível notar apenas uma peça lisa e extremamente brilhante (polida) ou com delicados riscos percebidos a olho nu que deixam certa elegância (escovado). Mas não é bem assim e, neste texto, a Projinox, fabricante especializada em produtos de aço inoxidável, explica os porquês.

A praticidade na hora de higienizar, a resistência à oxidação, às intempéries do tempo e ao impacto são características intrínsecas ao inox, assim como a modernidade e suntuosidade que deixa no local. Sua cor neutra permite adaptar-se a diferentes ambientes e estilos. Além do mais, é um material 100% reciclável. E nada dessas características mudam se o acabamento for polido ou escovado.

Acabamento Polido

Em resumo, o aço inox polido tem uma superfície lisa, uniforme, e com um brilho notável. Os riscos podem aparecer com o tempo caso haja má manutenção do material. Para chegar a esse acabamento, é necessário que o tratamento com a ferramenta seja feito por mais vezes. É indicado para ambientes hospitalares, pois por ter baixa rugosidade evita que microrganismos se instalem em suas fissuras.

Acabamento Escovado

Tem por característica ranhuras naturais delicadas, além de aparência mais opaca e com pouco reflexo. Possui nível de rugosidade um pouco maior. No caso, o aço polido tem uma rugosidade de aproximadamente 0,05umRa, enquanto que do aço inox escovado, tem cerca de 2,0umRa. É indicado para residências ou ambientes livres do risco de proliferação bacteriana.

Características do inox polido e escovado

Douglas Brito, diretor comercial da Projinox, referência no mercado de aço inoxidável para peças sob medida, explica que o processo de limpeza em ambos os acabamentos é o mesmo: pano macio e detergente neutro. “É importante não usar produtos abrasivos ou esponja de aço, pois podem danificar o inox, seja polido, seja escovado”, pontua.

“A diferença está na aplicação da peça. O inox escovado tem maiores chances, mesmo que poucas se comparadas a outros materiais do mercado, de acumular bactérias devido as suas microfissuras da peça”.

Se a escolha está somente no âmbito da decoração, a diferença entre o inox polido e o escovado está no gosto.

Sobre a Projinox

A Projinox, com 20 anos de experiência, é fabricante especializado em produtos em aço inoxidável, contando com maquinário de ponta que permitem cortes refinados e dobras precisas, resultando em um acabamento final primoroso.

A empresa ainda dispõe de engenheiros para auxiliar na criação do projeto e equipe técnica para instalação que respeita as normas ABNT.

Website: http://www.projinoxindustria.com.br