Qualificação é porta de entrada para desafios do agronegócio

Brasília 20/1/2020 – Em um cenário de amplo desenvolvimento, com adesão a novas tecnologias e crescimento nos negócios, o setor demandará cada vez mais mão de obra

Dados do último Censo Agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que o número de estabelecimentos no agronegócio já ultrapassou 5 milhões no país. Em um cenário de amplo desenvolvimento, com adesão a novas tecnologias e crescimento nos negócios, o setor demandará cada vez mais mão de obra, o que constitui um importante desafio para o setor.   

Embora as oportunidades sejam numerosas, a qualificação ainda é uma barreira na agropecuária. De acordo com o Censo Agropecuário, as faixas de escolaridade predominantes dos produtores rurais se concentram entre o antigo primário (em 23,77% das propriedades) e o ensino fundamental (19,13% das propriedades). O levantamento indica também que em 15,45% dos estabelecimentos rurais brasileiros os produtores nunca frequentaram a escola.

Frente ao cenário, profissionalizar a nova geração de trabalhadores que atuará no campo deve ser um fator decisivo para o desempenho do agronegócio brasileiro. Instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) buscam suprir o déficit de escolaridade e de trabalhadores qualificados mediante a oferta de formações técnicas.

Atualmente, o SENAR e-Tec está com inscrições abertas para a realização do Curso Técnico em Agronegócio, que forma profissionais gratuitamente para os desafios e oportunidades da agropecuária. O prazo está encerrando, e vai até 22 de janeiro. Interessados podem realizar a inscrição no processo seletivo pelo site http://bit.ly/35rfqDa

Website: http://etec.senar.org.br/processo-seletivo-20201/

Web Site: