Recomendações para unidades de endoscopia na era COVID-19

Downers Grove, IL 17/3/2020 –

A endoscopia é um local em que pacientes e médicos estão muito próximos e os médicos são expostos a salpicos, muco ou saliva durante os procedimentos, especialmente na endoscopia gastrointestinal (GI) superior. Além disso, a transmissão oral-fecal foi postulada como uma rota potencial para a transmissão do COVID-19. A endoscopia também é um local com uma concentração significativa de pessoas (funcionários, pacientes, cuidadores, parentes etc.) Portanto, é de extrema importância estabelecer regras detalhadas e rigorosas para proteger a equipe e os pacientes.

Embora o pessoal de saúde que trabalha em unidades de endoscopia não esteja diretamente envolvido na avaliação diagnóstica e terapêutica de pacientes positivos para COVID-19, a endoscopia deve continuar sendo considerada um procedimento de risco. Esse risco de exposição e subsequente infeção pelo pessoal da endoscopia é, de fato, considerável em pacientes com doenças respiratórias que podem se espalhar pelo ar.

O risco de exposição pelo pessoal da endoscopia também não se limita aos procedimentos de endoscopia gastrointestinal superior, dada a recente detecção do vírus SARS-CoV em espécimes de biópsia e fezes, sugerindo possível transmissão fecal-oral. Isso pode ser ainda mais relevante, pois a transmissão do vírus pode ocorrer durante o período de incubação em pacientes assintomáticos.

O estabelecimento de medidas e diretrizes de prevenção de infeções em um departamento de endoscopia é essencial para criar um ambiente de alta qualidade e extremamente seguro para proteger pacientes e funcionários. Nesta nova era do surto de COVID-19, é imperativo que essas medidas sejam aplicadas e mantidas para evitar a propagação da doença.

“Reconhecemos que os membros da ASGE e seus pacientes em todo o mundo devem ser diligentes na manutenção da saúde individual e, ao mesmo tempo, minimizar as interrupções nas práticas endoscópicas diárias e nas economias regionais em geral”, afirmou. John Vargo, MD, FASGE, Presidente da ASGE. “É um momento difícil para todos, e endoscopistas e médicos têm uma responsabilidade adicional de proteger os pacientes e seu próprio bem-estar”.

Ler o artigo da GIE

A ASGE deseja agradecer aos autores por compartilharem sua experiência em primeira mão com outros profissionais médicos em todo o mundo. Atualmente, eles estão prestando cuidados críticos aos pacientes de sua instituição médica, mas consideram importante compartilhar seu conhecimento e minimizar o impacto global desse surto.

Sobre a Sociedade Americana de Endoscopia Gastrointestinal

Desde a sua fundação em 1941, a Sociedade Americana de Endoscopia Gastrointestinal (ASGE) tem se dedicado ao avanço do atendimento ao paciente e da saúde digestiva, promovendo a excelência e a inovação na endoscopia gastrointestinal. A ASGE, que tem mais de 15.000 membros em todo o mundo, promove os mais altos níveis de treinamento e prática endoscópica, incentiva a pesquisa a endoscópica, reconhece contribuições distintas à endoscopia e é o principal recurso para a educação endoscópica. Para obter mais informação se podem consultar os sites www.asge.org  e www.screen4coloncancer.org   e encontrar um médico qualificado nas diferentes regiões.

Informação de contacto:

Andrea Lee

Diretor de Marketing e Comunicação

Sociedade Americana de Endoscopia Gastrointestinal

3300 Woodcreek Dr.

Downers Grove, IL 60515

EUA

[email protected]

+1-630-5705603

Website: http://www.asge.org

Web Site: