Rede de cinema ganha prêmio e dita tendência com unidade 100% autossustentável

São Paulo 19/12/2019 – O Cine A busca diminuir os impactos negativos no meio ambiente utilizando soluções autossustentáveis, apoiando a filantropia, a cultura e o esporte.

Uma rede de cinema nascida em Minas Gerais iniciou em 2019 a um projeto que promete ser um marco para o mercado audiovisual na busca por um mundo mais sustentável a partir da economia de baixo carbono. O Cine A inaugurou em Itajubá, no Sul de Minas Gerais, uma unidade 100% autossustentável. O lançamento foi em janeiro e, em outubro, a iniciativa foi premiada no maior evento de audiovisual da América Latina, a Expocine 2019.

A unidade modelo é abastecida por uma usina solar, que produz energia para todo o espaço de 4 mil metros quadrados, um sistema de captação da água da chuva, pontos de coleta seletiva e de lixo eletrônico, carregador para carros elétricos e estacionamento de bicicletas.

“Ficamos muito felizes em poder apresentar na Expocine um case como este do Cine A e prestar a devida homenagem. A rede é um exemplo do quanto é possível ter um mercado mais sustentável, que se reinventa dentro do conceito da economia criativa”, destaca Marcelo J. L. Lima, idealizador da Expocine e CEO da Tonks.

Proposta autossustentável será aplicada a todos os cinemas da rede
A iniciativa de Itajubá é só o início de um projeto ambicioso. Nos próximos cinco anos, a sustentabilidade total será levada aos outros 16 cinemas da rede Cine A. Eles estão distribuídos pelas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste.

A projeção é do CEO Silvio Britts, que aponta outras ações da rede que visam contribuir para um mundo melhor. “O Cine A busca diminuir os impactos negativos no meio ambiente utilizando na ampliação das unidades soluções autossustentáveis, além de realizar ações filantrópicas, incentivar a cultura e o esporte”, elenca.

A ideia de contribuir para a sustentabilidade se soma a iniciativas como a parceria com uma ONG que se dedica a aulas de reforço, música e inglês para crianças carentes. O Cine A reverte para o grupo os valores arrecadados com a reciclagem obtida através de seus pontos de coleta na unidade de Itajubá.

Ações como as da unidade modelo vão, aos poucos, chegando aos demais complexos da rede. A utilização de embalagens biodegradáveis e pontos de coleta de lixo eletrônico, por exemplo. E novos projetos sustentáveis estão a caminho. Um deles prevê a criação e manutenção de um circuito verde, com pontos de carregadores para carros elétricos.

Sobre o Cine A
O Cine A é uma rede de complexos de cinema presente em 17 cidades das regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil. Foi fundado em 2004 pelo empresário Silvio Gutierris Brittis, na cidade de Machado, no Sul de Minas Gerais. A primeira unidade nasceu com o nome de Cine Art Café. Em 2008, a segunda unidade era inaugurada em Alfenas-MG.

Junto da expansão acelerada da rede ocorreu a mudança para o nome atual, Cine A. A rede preza por valores como excelência no atendimento, criatividade e inovação, atributos que têm garantido um crescimento exponencial nos últimos anos.

Website: http://www.cinea.com.br/