Restaurantes podem fazer período de Black Friday aquecer as vendas

São Paulo 31/10/2019 –

Com a proximidade da Black Friday, boa parte dos estabelecimentos usa o período para ofertar seus serviços ou produtos com custos reduzidos. A estratégia tem como principal objetivo estimular as vendas de final do ano e aumentar o faturamento.

Isso não é diferente no segmento de restaurantes. Os proprietários aproveitam a data para criar diversas promoções com o objetivo de estimular as vendas, aumentar os lucros e a sua cartela de clientes. Durante o período em que acontece o evento, é comum perceber uma mudança no comportamento do consumidor.

Essa transformação está relacionada às liquidações e queimas de estoque constantes que ocorrem por conta da Black Friday, que é um dos momentos mais esperados, tanto pelo cliente como pelos comércios em geral, que dispõem de diversas ofertas.

Pesquisa aponta o crescimento de adesão à Black Friday por parte dos estabelecimentos e consumidores

Um estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 35% dos comércios devem ter adotado a Black Friday em 2016.

De acordo com as informações levantadas, o setor de restaurantes também pretende aderir ao evento, uma vez que há a oportunidade de aumentar o faturamento. Além disso, o consumidor passa a consumir mais devido às inúmeras promoções.

As vendas, no ano de 2016, registraram um aumento de 60%, em relação ao mesmo período do ano anterior. A pesquisa revela que o setor de eletrônicos vendeu quase R$ 2 bilhões. Os dados informados são resultados de uma pesquisa realizada pelo SPC em parceria com a CNDL.

Outro levantamento aponta que desde 2010 o faturamento só tem aumentado. Neste mesmo ano, a Black Friday registrou 3 milhões de reais, já em 2011 o evento chegou próximo dos R$ 100 milhões, contando com um ticket médio de R$ 450,00 por compra.

A Ebit aponta que, no ano de 2016, no Brasil, os consumidores investiram, aproximadamente, R$ 653,00 em ticket médio. Enquanto duraram as promoções, descontos e ofertas, a receita alcançada foi de R$ 1,9 bilhão. No entanto, em 2017 houve um recuo de R$ 91,00 no ticket médio, mas, por outro lado, a Black Friday fechou com faturamento de R$ 2,1 bilhões.

Já em 2018, o setor de e-commerce cresceu 23%, o que permitiu um faturamento de R$ 2,6 bilhões. Outro aumento se deu no ticket médio, que alcançou R$ 608,00 por compra.

De acordo com os dados apresentados, a Black Friday de 2019, no Brasil, deve superar as expectativas do mercado, permitindo melhores resultados nas vendas de final de ano.

Vale lembrar que essa data permite várias oportunidades tanto para aqueles que já atuam e pretendem alcançar melhores resultados com o crescimento das vendas quanto para quem pensa em iniciar seu próprio negócio, mas, para isso, é preciso que os gestores se planejem estrategicamente, implantando medidas como:

• Investir na divulgação;
  • Decorar o estabelecimento a rigor;
  • Criar promoções de combos para a Black Friday;
  • Ofertar atendimento, serviços e produtos de boa qualidade;
  • Implantar sistemas de vendas online, entre outras mais.

No caso dos restaurantes, bares, lanchonetes e outros estabelecimentos do segmento de alimentação, além dessas medidas, todos necessitam de cardápios e formas de ofertar seus pratos.

Por esse motivo, os proprietários de restaurantes devem buscar elaborar e personalizar o cardápio, já que o crescimento e o sucesso do negócio dependem de pontos essenciais para proporcionar ótimos resultados.

A Menuart é uma empresa que tem como prioridade oferecer a todos os seus clientes o melhor atendimento. Por esse motivo, faz questão de ofertar soluções que aliam a criatividade e eficácia, fazendo uso da mais alta tecnologia, que torna os cardápios dos clientes exclusivos e totalmente adaptados às suas necessidades.

Website: https://www.menuart.com.br/empresa-de-comunicacao-visual-para-restaurantes/