Retrospectiva: o marketing programático em 2019

18/12/2019 –

De acordo com a 20ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia Brasil, realizada pelo IAB, a publicidade digital já é o maior segmento, respondendo por cerca de 40% de toda a receita publicitária do ano passado, subindo para 50% e equivalendo a cerca de US$100 bi até 2023.

Com relação às regiões mais influentes, os EUA permanecem como o principal indicador da evolução da programática. Segundo o estudo “QUARTERLY MOBILE INDEX”, da PubMatic, o volume de anúncios para celular, por exemplo, cresceu 36% no país em relação ao último trimestre.

Para tal evolução, alguns pontos ganharam destaque em 2019 – como a importância da segurança de dados, e a TV Conectada – e devem seguir como pontos determinantes no ano que vem para as empresas que estão atentas e querem acompanhar o novo cenário, que agora foca em atender as agências, publishers e consumidores com mais transparência, comunicação eficaz e foco mais estratégico e menos operacional. 

Veja abaixo o que foi destaque durante o ano e o que pode ser tendência para os próximos:

 

Transparência
A privacidade ainda é muito discutida e vai além das legislações que já regulamentam a utilização de dados e transmitem maior confiança para os usuários. De acordo com o estudo “Questões que contribuem para a quebra de confiança no ecossistema publicitário”, da ANA, 65% dos entrevistados apontaram a confidencialidade como o ponto de atenção mais importante: eles querem saber como e onde seus dados e informações pessoais são utilizados.

Os provedores de tecnologia devem adotar medidas para unir as informações e privacidade do usuário com a oferta de soluções integradas evitando qualquer problema relacionado à violação de privacidade. Em outubro, a MediaMath lançou o SOURCE by MediaMath, um ecossistema que quer mitigar os erros e desafios presentes na indústria da publicidade digital. O objetivo é criar um ambiente onde todos possam colaborar e sejam beneficiados com visibilidade completa e infraestrutura inovadora com entrega direta e transparente. 

 

IA

Para Marcelo Gonçalves, Solution Engineer da MediaMath, 2019 foi importantíssimo para a Inteligência Artificial. 

À medida que mais dados dos consumidores se tornarem disponíveis e as inovações em IA, de ferramentas a frameworks, surgirem para tornar essa tecnologia mais escalável, os profissionais de marketing poderão cumprir a promessa de ‘usuário certo, mensagem certa, hora certa, lugar certo’. Além de conseguir antecipar quem pode interagir com um anúncio, eles também poderão repassar rapidamente uma oportunidade de lance em seu sistema de compra de mídia para melhorar a eficiência.

 

Vídeo programático e TV conectada

Outro tema com crescimento significativo e promissor é a TV Conectada. Esse tipo de mídia está ganhando destaque por permitir que os anunciantes selecionem o público de forma mais precisa e eficiente, segmentando e medindo anúncios em todos os tipos de tela de forma menos invasiva. Nos EUA, os investimentos em anúncios de TV programáticos em 2019 devem chegar a U$ 3,8 bilhões – um aumento de 236% em relação a 2018, de acordo com o eMarketer.

Assim como em outras plataformas, o formato de publicidade na TV está se transformando. Afinal, o consumidor da mídia de TV (também mais jovem) busca liberdade e flexibilidade para assistir o que quiser, na hora que quiser. Segundo John DeFilippis, Senior Director, Channel Solutions, Video da MediaMath, na TV Conectada a publicidade pode vir de várias formas: “Seja produzido por um grande estúdio ou gerado por usuários — e pode estar disponível por meio de assinatura, conteúdo suportado por anúncios ou um híbrido de tipos de acesso”.

 

Digital Out Of Home (DOOH)
As campanhas DOOH já tomaram conta das cidades inteligentes. De acordo com o MarketWatch, o mercado global de DOOH deve valer mais de U$ 5 bilhões até 2022 e se tornará cada vez mais programático. 

Dentro do cenário atual, esse tipo de anúncio ganha destaque por oferecer uma maior experiência do cliente e criatividade na criação de campanhas – que podem ser feitas de maneira integrada e multitela. 

Segundo o IAB, a previsão é que o DOOH programático tenha, até 2020, uma curva de crescimento em 25% no continente europeu. A empresa afirma ainda que, de 2021 em diante, deverá haver uma aceleração maior, que é o representante de toda a indústria digital.

 

Marketing baseado em dados

“O marketing baseado em dados contribui para melhorar a experiência de marca do consumidor”, explica Catherine Archer, Diretora de Marketing da MediaMath na América Latina. Portanto, mais do que pensar apenas se a mensagem da empresa chegou ao público certo, o marketing baseado em dados aliado à programática tem o intuito de garantir que o consumidor tenha uma experiência personalizada, positiva e mais relevante com essa mensagem.

 

Expansão do In-housing

De acordo com um estudo da ANA, apenas 14% das marcas globais estão reduzindo o papel de suas agências por causa da expansão do in-house.

A transparência, melhor controle e segurança são questões que têm sido associadas com a transição da compra de mídia para o in-house (parcial ou total).

Website: https://www.mediamath.com/

Web Site: