Revisão da Classificação de Mercado MSCI 2020

LONDRES 24/6/2020 –

Alerta sobre a potencial reclassificação do Índice MSCI da ArgentinaNotas quanto à deterioração da capacidade de investimentos do Índice MSCI da TurquiaReclassificação do Índice MSCI da Islândia a partir do status de Mercados Autônomos a LimítrofesAnúncio do monitoramento da acessibilidade aos mercados de ações da Nigéria, Líbano e Bangladesh

MSCI Inc. (NYSE: MSCI), líder no fornecimento de índices e análises baseados em pesquisas, anunciou hoje os resultados da Revisão da Classificação de Mercado MSCI 2020 e alertou que o Índice MSCI da Argentina pode ser removido do Índice de Mercados Emergentes da MSCI, se houver deterioração adicional da acessibilidade ao mercado.

“Embora a volatilidade tenha aumentado drasticamente devidoàpandemia do COVID19, os mercados globais de ações permaneceram acessíveis e continuaram funcionando bem, permitindo que os emissores levantem capital e investidores para gerenciar riscos durante a crise”, disse Dimitris Melas, Diretor Geral de Pesquisa de Patrimônios e Presidente da Comitê de Política do Índice MSCI. No entanto, o Dr. Melas acrescentou: “Nos últimos 12 meses, dois importantes mercados emergentes, Argentina e Turquia, sofreram uma deterioração substancial na acessibilidade ao mercado, o que poderia levaràsua exclusão do Índice MSCI de Mercados Emergentes.”

Exclusão potencial do Índice MSCI da Argentina do Índice MSCI de Mercados Emergentes

A MSCI anunciou hoje que continuará consultando os participantes do mercado sobre a classificação dos Índices MSCI da Argentina, uma vez que os investidores institucionais internacionais continuam sujeitos a rígidos controles de capital que foram implementados em setembro de 2019, impossibilitando o acesso dos investidores internacionais ao mercado acionário doméstico.

“Os índices MSCI da Argentina permanecem replicáveis, pois atualmente apenas listagens estrangeiras são elegíveis para inclusão no índice, mas a imposição dos atuais controles de capital não está alinhada aos critérios de acessibilidade ao mercado dos Índices MSCI de Mercados Emergentes”, disse Sebastien Lieblich, Diretor Geral da Index Solutions e Presidente do Comitê de Índices Acionários da MSCI. Lieblich acrescentou: “As autoridades argentinas devem perceber que a aplicação prolongada de controle de capital ou a introdução de outros controles de capital pode forçar a reclassificação dos Índices MSCI da Argentina, do status de Mercados Emergentes para status de Mercados Limítrofes ou Mercados Autônomos.”

A MSCI consultará a potencial reclassificação do Índice MSCI da Argentina como parte da Revisão da Classificação de Mercado MSCI 2021. No entanto, qualquer evento que resulte em maior deterioração da acessibilidade ao mercado levará a MSCI a remover os Índices MSCI da Argentina dos mercados emergentes o mais rápido possível.

Deterioração acentuada da capacidade de investimentos do Índice MSCI da Turquia

Além disto, a MSCI anunciou que poderá lançar uma consulta sobre uma proposta de reclassificação para o status do Índice MSCI da Turquia para Mercados Limítrofes ou Mercados Autônomos, se o nível de acessibilidade já deteriorado do mercado acionário turco piorar ainda mais. Conforme destacado na Revisão de Acessibilidade ao Mercado MSCI 2020, lançada em 17 de junho de 2020, o nível de acessibilidade ao mercado de ações turco foi impactado negativamente pela introdução de proibições de venda a descoberto e empréstimo de ações em outubro de 2019 e fevereiro de 2020, respectivamente. Estas proibições restringem severamente a capacidade dos investidores institucionais de expressar opiniões ativas sobre investimentos e proteger o risco do portfólio.

Reclassificação do Índice MSCI da Islândia ao status de Mercados Limítrofes

A MSCI também anunciou hoje que reclassificará o Índice MSCI da Islândia do status de Mercados Autônomos para Mercados Limítrofes. Os controles de capital, incluindo o Índice de Reserva Especial, foram removidos em 6 de março de 2019. Embora alguns requisitos do relatório para repatriação de fundos permaneçam, com base no retorno dos participantes do mercado, isto não afeta mais a acessibilidade ao mercado de ações islandês para investidores institucionais internacionais.

O MSCI incluirá o Índice MSCI da Islândia no Índice MSCI de Mercados Limítrofes em uma etapa coincidente com a Revisão Semestral de Índices em maio de 2021. Com base na simulação usando dados proforma em 18 de junho de 2020, isto levariaàinclusão de dois títulos no Índice MSCI de Mercados Limítrofes (excluindo o Kuwait) com um peso estimado de 5,24%. A lista simulada de constituintes para o Índice MSCI da Islândia no Índice MSCI de Mercados Limítrofes (excluindo o Kuwait) foi disponibilizada em https://www.msci.com/market-classification.

Problemas de acessibilidade aos Mercados Limítrofes selecionados

Alguns problemas de acessibilidade ao mercado foram observados recentemente em alguns Mercados Limítrofes. O mercado acionário da Nigéria foi impactado pela deterioração significativa da liquidez no mercado de câmbio nigeriano. O Líbano foi sujeito a controles de capital que foram introduzidos em outubro de 2019. A Comissão de Valores Mobiliários de Bangladesh (BSEC) introduziu um preço mínimo (fixado na média do preço de fechamento dos cinco dias de negociação imediatamente anteriores) aplicável a todos os valores mobiliários listados na Bolsa de Valores de Dhaka em março de 2020, resultando em uma queda substancial na liquidez da negociação.

Embora estas questões de acessibilidade possam ser vistas pelos participantes do mercado como parte das características inerentes aos Mercados Limítrofes, estes desenvolvimentos têm um impacto negativo na capacidade replicação dos índices. Portanto, a MSCI continuará classificando estes mercados como Mercados Limítrofes até novo aviso, aplicando um tratamento especial para reduzir potencialmente o número de alterações nos índices relacionados e mitigar as preocupações de replicação do índice.

A MSCI não implementará alterações selecionadas a nenhum título classificado na Nigéria, Líbano ou Bangladesh nos índices relevantes de países da MSCI ou em quaisquer índices derivados que contenham estes mercados. Este tratamento especial será aplicado a quaisquer alterações em potencial que façam parte das próximas revisões de índices, bem como a determinadas implementações de eventos corporativos. Este tratamento está em vigor para Índices MSCI da Nigéria desde 13 de maio de 2020 e será aplicável aos Índices MSCI do Líbano e Índices MSCI de Bangladesh, com efeito imediato.

A MSCI agradece o retorno sobre o nível de acessibilidade aos mercados acionários na Nigéria, Líbano e Bangladesh e continuará a monitorar a situação. No caso de deterioração adicional da acessibilidade ao mercado, a MSCI poderá reclassificar o status dos Índices MSCI da Nigéria, Índices MSCI do Líbano ou Índices MSCI de Bangladesh para Mercados Autônomos o mais rápido possível. A MSCI forneceria um prazo de entrega suficiente antes da implementação e consultaria os participantes do mercado sobre os detalhes e o momento da reclassificação.

Os relatórios de acessibilidade para Argentina, Islândia e Nigéria estão agora refletidos no relatório de Revisão de Acessibilidade ao Mercado MSCI 2020, disponível em https://www.msci.com/market-classification.

Reclassificação do Índice MSCI do Kuwait para status de Mercados Emergentes

Como lembrete, a MSCI implementará a reclassificação dos Índices MSCI do Kuwait do status de Mercados Limítrofes para Mercados Emergentes em uma etapa coincidente com a Revisão Semestral de Índices (SAIR) em novembro de 2020.

-Fim-

Sobre a MSCI

A MSCI é líder no fornecimento de ferramentas e serviços cruciais de suporte a decisões para a comunidade mundial de investimentos. Com mais de 45 anos de experiência em pesquisa, dados e tecnologia, potencializamos as melhores decisões de investimentos, permitindo que os clientes entendam e analisem os principais fatores de risco e retorno bem como criem portfólios mais eficazes com confiança. Criamos soluções avançadas de pesquisa com liderança no setor, que os clientes usam para obter informações e melhorar a transparência em todo o processo de investimentos. Para saber mais, acesse www.msci.com.

O processo para enviar uma reclamação formal sobre índices pode ser encontrado na página de regulamentação de índices no site da MSCI em: https://www.msci.com/index-regulation.

Este documento e todas as informações contidas nele, incluindo sem limitação todos os textos, dados, gráficos, diagramas (no geral, as “Informações”) são propriedade da MSCI Inc. ou suas subsidiárias (no geral, “MSCI”) ou licenciadores da MSCI, direta ou indiretamente fornecedores ou qualquer terceiro envolvido na elaboração ou compilação de quaisquer Informações (no geral com a MSCI, os “Fornecedores de Informações”), sendo fornecidas apenas para finalidades de informação. As Informações não podem ser modificadas, refeitas, reproduzidas ou disseminadas novamente no todo ou em parte sem permissão prévia por escrito da MSCI.

As Informações não podem ser utilizadas para criar trabalhos de derivativos ou verificar ou corrigir outros dados ou informações. Por exemplo (mas sem limitação), as Informações não podem ser utilizadas para criar índices, bancos de dados, modelos de risco, análises, software, ou em associação com o emissor, oferecer, patrocinar, gerenciar ou fazer marketing de quaisquer seguros, portfólios, produtos financeiros ou outros veículos de investimento utilizando ou baseados em, ligados a, rastreando ou, caso contrário, derivados da Informação ou quaisquer outros dados, informações, produtos ou serviços da MSCI.

O usuário das informações assume todo o risco relacionado ao uso que possa fazer, ou permitir que seja feito, das informações. NENHUM DOS FORNECEDORES DE INFORMAÇÕES OFERECE NENHUMA GARANTIA EXPLÍCITA OU IMPLÍCITA, NEM REPRESENTAÇÕES COM RELAÇÃO ÀS INFORMAÇÕES (OU RESULTADOS A SEREM OBTIDOS COM O USO DESTAS) E, DE ACORDO COM O MÁXIMO PERMITIDO PELA LEI, TODOS OS FORNECEDORES DE INFORMAÇÕES RENUNCIAM EXPRESSAMENTE A TODAS AS GARANTIAS IMPLÍCITAS (INCLUINDO, DENTRE OUTROS, QUALQUER GARANTIA IMPLÍCITA DE ORIGINALIDADE, PRECISÃO, OPORTUNIDADE, NÃO VIOLAÇÃO, PLENITUDE, COMERCIALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO PARA DETERMINADO PROPÓSITO) COM RELAÇÃO A QUALQUER INFORMAÇÃO.

Sem limitar qualquer coisa já dita aqui e até o limite máximo permitido pela lei, em nenhum caso os fornecedores de informações terão responsabilidade com relação a qualquer informação de qualquer dano direto, indireto, especial, punitivo, consequencial (incluindo lucros cessantes), bem como outros danos, mesmo que notificados da possibilidade de tais danos. O que foi mencionado anteriormente não deve excluir ou limitar qualquer responsabilidade que não possa ser excluída ou limitada pela lei aplicável, incluindo, dentre outros (conforme aplicável), qualquer responsabilidade por lesão pessoal ou morte, considerando que tal lesão tenha resultado da negligência ou omissão intencional de si mesmo, funcionários, agentes ou subcontratados.

As informações contidas em qualquer informação histórica, dados ou análises não devem ser consideradas como indicação ou garantia de qualquer desempenho futuro, análise, antecipação ou previsão. O desempenho anterior não garante resultados futuros.

As Informações não devem ser confiadas em nem substitutasàhabilidade, julgamento e experiência do usuário, seu gerenciamento, empregados, consultores e/ou clientes ao fazer investimentos ou tomar outras decisões de negócios. Todas as Informações são impessoais e não adaptadas às necessidades de qualquer pessoa, entidade ou grupo de pessoas.

Nenhuma informação constitui uma oferta de venda (ou pedido de oferta de compra), título, produto financeiro ou outro produto de investimento, nem estratégia de comercialização.

Não é possível investir diretamente em um índice. Exporàuma classe de ativos ou negociar estratégia ou outra categoria representada por um índice apenas está disponível por instrumentos de investimento de terceiros (se houver) baseados naquele índice. A MSCI não emite, patrocina, endossa, comercializa, oferece, revisa ou, caso contrário, expressa qualquer opinião referente a qualquer fundo, ETF, derivativo ou outro seguro, investimento, produto financeiro ou estratégia de negociação que esteja baseado, associado a ou busca fornecer um retorno de investimento relacionado ao desempenho de qualquer índice da MSCI (no geral, “Índice Associado a Investimentos”). A MSCI não dá nenhuma garantia que qualquer Índice Associado a Investimentos irá rastrear precisamente o desempenho do índice ou fornecer retornos de investimento positivos. A MSCI Inc. não é uma consultoria de investimento ou fiduciária e também não dá representação referenteàconveniência de investimentos em qualquer Índice Associado a Investimentos.

Os retornos dos índices não representam os resultados da comercialização real de ativos/títulos para investimento. A MSCI mantém e calcula os índices, mas não administra os ativos reais. Os retornos dos índices não refletem o pagamento de quaisquer encargos ou taxas sobre vendas que um investidor pode pagar para adquirir títulos subjacentes no índice ou investimentos vinculados aos índices. A imposição dessas taxas e encargos poderá fazer com que o desempenho de um investimento vinculado ao índice seja diferente do desempenho do índice da MSCI.

As Informações podem conter dados em novo teste. O rendimento em novo teste não é um rendimento real, mas hipotético. Com frequência, há diferenças de material entre os resultados de rendimento em novo teste e os resultados reais obtidos posteriormente por qualquer estratégia de investimento.

Constituintes dos índices de renda variável da MSCI são empresas listadas, que estão incluídas em ou excluídas de índices conforme a aplicação de metodologias relevantes de aplicação. Em consequência, constituintes dos índices de renda variável da MSCI podem incluir a MSCI Inc., clientes da MSCI ou seus fornecedores. A inclusão de um seguro dentro do índice da MSCI não é uma recomendação pela MSCI de comprar, vender ou manter tal seguro, nem é considerada como conselho de investimento.

Dados e informações produzidos por várias afiliadas da MSCI Inc., incluindo MSCI ESG Research LLC e Barra LLC, podem ser utilizados no cálculo de certos índices MSCI. Mais informações podem ser encontradas nas metodologias de índice relevantes em www.msci.com.

A MSCI recebe compensação por licenciar seus índices a terceiros. A receita da MSCI Inc. inclui taxas com base em ativos em Investimentos Associados a Índices. Informações podem ser encontradas nos arquivos da empresa MSCI Inc. na seção Relações com Investidores em www.msci.com.

A MSCI ESG Research LLC é uma Consultoria Registrada de Investimentos sob a Lei de Consultorias de Investimentos de 1940 e uma subsidiária da MSCI Inc. Exceto em relação a quaisquer produtos ou serviços aplicáveis da MSCI ESG Research, nem a MSCI nem quaisquer de seus produtos ou serviços recomenda, endossa, aprova ou, do contrário, expressa qualquer opinião referente a qualquer emissor, títulos, produtos ou instrumentos financeiros ou estratégias de comercialização, sendo que os produtos ou serviços da MSCI não são pretendidos para constituir consultoria de investimentos ou uma recomendação para tomar (ou abster de tomar) qualquer decisão de investimentos nem pode ser confiada como tal. Os emissores citados ou incluídos em quaisquer materiais da MSCI ESG Research podem incluir a MSCI Inc., clientes da MSCI ou fornecedores da MSCI, podendo também adquirir pesquisa ou outros produtos ou serviços da MSCI ESG Research. Os materiais da MSCI ESG Research, incluindo materiais utilizados em alguns índices da MSCI ESG ou outros produtos, não foram submetidos a, nem receberam a aprovação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA ou qualquer outra corporação regulatória.

Qualquer uso ou acesso a produtos, serviços ou informações da MSCI exige uma licença da MSCI. MSCI, Barra, RiskMetrics, IPD e outras marcas e nomes de produtos da MSCI são marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas da MSCI ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outras jurisdições. O Global Industry Classification Standard (GICS) foi desenvolvido e é propriedade exclusiva da MSCI e da Standard & Poor’s. O “Global Industry Classification Standard (GICS)” é uma marca de serviço da MSCI e da Standard & Poor’s.

Aviso MIFID2/MIFIR: a MSCI ESG Research LLC não distribui nem atua como intermediária para instrumentos financeiros ou depósitos estruturados, nem opera por conta própria, fornece serviços de execução para terceiros ou gerencia contas de clientes. Nenhum produto ou serviço da MSCI ESG Research apoia, promove ou se destina a apoiar ou promover qualquer atividade desse tipo. A MSCI ESG Research é uma provedora independente de dados, relatórios e classificações de ESG, com base em metodologias publicadas e disponíveis para clientes mediante assinatura. Não fornecemos classificações ou recomendações personalizadas ou pontuais de valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros mediante solicitação.

Aviso de privacidade: Para obter informações sobre como a MSCI coleta e usa dados pessoais, consulte nosso Aviso de Privacidade em https://www.msci.com/privacy-pledge.

Contato:

Consultas da Mídia

Sam Wang +1 212 804 5244

Melanie Blanco +1 212 981 1049

Rachel Lai +852 2844 9315

Serviço ao Cliente Global da MSCI

Serviço ao Cliente no EMEA +44 20 7618 2222

Serviço ao Cliente na Américas +1 888 588 4567 (ligação gratuita)

Serviço ao Cliente na Ásia Pacífico +852 2844 9333

Fonte: BUSINESS WIRE