S.O.S. Vida é a primeira Home Care da América Latina a ter um programa de Cuidados Paliativos certificada pela JCI

Salvador 29/10/2019 – “O protocolo de cuidados paliativos define uma prática para garantir a sua aplicação dentro da melhor evidência científica”.

O Programa de Cuidados Paliativos da S.O.S. Vida garante o certificado de distinção da Joint Commission Internacional (JCI).

A S.O.S. Vida é uma das principais empresas de Home Care do Brasil, com mais de 30 anos de atuação no mercado.  Está presente atualmente em mais de 50 cidades na Bahia, Sergipe e no Distrito Federal, com uma equipe multiprofissional qualificada, formada por mais de 1200 profissionais.

Com a nova certificação, efetivada em outubro desse ano, a S.O.S. Vida torna-se a primeira empresa de Home Care da América Latina a ter um programa de Cuidados Paliativos certificada pela Joint Commission International (JCI).

A JCI é considerada uma das mais rigorosas instituições certificadoras na área da saúde em todo mundo – atestando que o programa oferece um nível de excelência de atendimento seguindo padrões internacionais.

No Brasil, o Hospital Paulistano também possui um programa de cuidados paliativos certificado pela JCI, porém a instituição realiza seu programa no ambiente hospitalar.

CULTURA DA QUALIDADE

Segundo a coordenadora da Qualidade da S.O.S. Vida, Simara de Jesus, essa nova certificação reforça a cultura da empresa de segurança do paciente, contagiando os colaboradores na busca constante pelo aperfeiçoamento.

“O protocolo de cuidados paliativos define uma prática para garantir a sua aplicação dentro da melhor evidência científica.  Essa certificação coloca a S.O.S. Vida em um novo patamar de qualidade, garantindo um atendimento ainda melhor, beneficiando não só os pacientes em cuidados paliativos, mas também todos os familiares envolvidos”, destaca Simara.

A ABORDAGEM DE CUIDADOS PALIATIVOS

Cuidados Paliativos é uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento.

“O foco do tratamento passa a ser o doente e não mais sua doença.  A preocupação é controlar os sintomas que possam causar desconforto no paciente como náusea, vômito, dor, fadiga, cansaço, depressão, ansiedade, sonolência, dispneia e mal-estar, proporcionando a ele melhora na qualidade de vida e um processo de terminalidade digno, do ponto de vista físico, emocional, social e espiritual, estendendo ainda o olhar sobre a família e cuidadores”, conforme explica a Dra. Ana Rosa Humia, coordenadora do programa de Cuidados Paliativos da S.O.S. Vida.

“Cuidados Paliativos é uma linha de assistência que proporciona conforto e dignidade em todas as dimensões do sofrimento humano ao indivíduo portador de doença crônica progressiva ou debilitante em fase final de vida”, acrescenta Simara de Jesus.

Dra. Ana Rosa lembra que existem pesquisas que mostram que cerca de 70% dos pacientes preferem morrer no seu domicílio.

“Para isso acontecer, muitas vezes é preciso uma estrutura de Home Care, porque são pacientes com doenças graves, que precisam de controle de sintomas”.

PROGRAMA DE CUIDADOS PALIATIVOS DA S.O.S. VIDA

Iniciado em 2019, o programa de Cuidados Paliativos da S.O.S. Vida tem entre os diferenciais do serviço a assistência personalizada, baseada em protocolos de segurança; o acompanhamento multiprofissional; a participação efetiva da família e cuidadores na assistência ao paciente; um controle rigoroso da dor e demais sintomas e um foco no paciente e não na doença.

“A nossa preocupação é com a qualidade de vida”, ressalta a Dra. Ana Rosa Humia, que cita uma frase de Lilian Hennemann-Krause: “Ainda que não se possa curar, sempre é possível cuidar”.

O núcleo multiprofissional do programa inclui médicos, enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais com formação na área.  Além disso, os serviços de terapias terceirizados e técnicos em enfermagem que acompanham pacientes em cuidados paliativos são treinados pela equipe para que possam prestar um atendimento especializado e personalizado, baseado na humanização e segurança, pilares da S.O.S. Vida.

CUIDADOS PALIATIVOS NA BAHIA

O crescente envelhecimento da população brasileira deve acelerar a demanda por serviços como home care e cuidados paliativo, o que contribui para o aumento do interesse dos profissionais da área da saúde.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), órgão do IBGE, a Bahia é o sétimo estado com maior aumento da população.  Nesse cenário, diversas iniciativas ganham espaços como a implantação da Câmara Técnica em Cuidados Paliativos no Cremeb, os cursos realizados pelo Instituto Paliar e o Café Paliativo Integrativo.

O Café Paliativo acontece mensalmente, sempre com um debate interessante sobre o tema. A S.O.S. Vida participa dessa ação, promovendo a vinda de palestrantes de outros estados para falar sobre esse conteúdo.

SAIBA MAIS SOBRE A S.O.S. VIDA: https://sosvida.com.br/

Website: http://www.sosvida.com.br