Saiba a diferença entre o ciclismo indoor e outdoor

São Paulo, SP 20/6/2013 –

Pedalar é umas das atividades físicas mais divertidas! Além de auxiliar na prevenção da saúde, ajuda a melhorar à qualidade de vida e é um grande aliado para quem deseja adotar um estilo de vida mais saudável. Porém, é importante saber as diferenças entre as duas principais modalidades do ciclismo, o outdoor e o indoor.

De acordo com a educadora física Eliza Dantas, do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas, o ciclismo indoor é a prática em bicicletas ergométricas. “Elas são utilizadas na maioria das vezes em academias, com o objetivo de atingir um gasto calórico alto e eficiente para a perda de peso. O indoor foi introduzido nas academias em 1995, por Johnny G (Jonathan Goldberg), ex-ciclista profissional, que a princípio criou a modalidade para melhorar seu rendimento nas competições de rua”, explica a profissional.

As aulas em bike indoor trazem diversos benefícios para o condicionamento físico e são direcionadas para as pessoas que desejam pedalar com maior segurança e facilidade. “Elas são um sucesso por proporcionar um condicionamento cardiorrespiratório excelente e ser uma das maneiras mais eficientes para atingir bons resultados quando o assunto é emagrecimento. Além disso, as aulas são acompanhadas por músicas e muita energia, tornando-se animadas e motivantes”, afirma a educadora física.

Já o outdoor, é a prática do ciclismo nas ruas. Segundo a profissional, a modalidade enquadra-se em quatro categorias: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha (Mountain Bike) e bicicross. “Essa modalidade se transformou em esporte na Inglaterra, em meados do século XIX. Pode ser praticado com diversos tipos e modelos de bicicletas”, afirma Eliza.

No outdoor, um dos grandes pontos fortes é poder pedalar desfrutando de um bom passeio, além da bicicleta ser um meio de transporte ecologicamente correto. “A bicicleta tornou-se um meio de transporte saudável e favorável ao meio ambiente”, enfatiza a educadora. Entretanto, a profissional ressalta a importância de tomar alguns cuidados nesse tipo de ciclismo. “É aconselhável optar pelas ciclovias para praticar o outdoor. Utilize os equipamentos de proteção individual e não esqueça os acessórios obrigatórios por lei (espelhos retrovisores, campainha e sinalização através de refletores). Esses cuidados são imprescindíveis para tornar o pedalar seguro e agradável”, alerta.