Segmento supermercadista puxa a recuperação do setor

São Paulo, SP 23/1/2020 – O processo de melhoria de desempenho é contínuo e exige o engajamento de todos para obtenção de resultados.”, diz Rogério, consultor da FK.

Uma pesquisa realizada pela Abras, Associação Brasileira de Supermercados, indica que este verão deverá ser aquecido para o setor supermercadista. De acordo com este levantamento, 57% dos empresários entrevistados apostam no aumento das vendas durante o verão 2020, o que demonstra um salto de 12 pontos percentuais em relação ao entusiasmo do empresariado no ano passado. Segundo o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, o ânimo está relacionado ao desempenho do varejo em 2019, que foi o melhor para o setor nos últimos cinco anos.

O setor supermercadista está mais animado e puxa a recuperação da cadeia de fornecimento. Quem comemora são as varejistas que têm como clientes as grandes redes de hipermercados e os pequenos supermercados. É o caso da Nedo, uma das maiores empresas de utilidades domésticas Brasil. “Com otimismo, prevemos um crescimento acima de dois dígitos % neste ano, mas esse dado não reflete apenas a melhora do setor, e sim as melhorias feitas na gestão da empresa. Foi muito inteligente a Nedo aproveitar o período de recessão da economia para buscar consultoria externa para reestruturar e reorganizar a gestão como um todo”, comenta Rogério Giacometti, consultor executivo da FKConsulting.PRO na Nedo.

“Ter uma visão externa como a da consultoria complementando a nossa e estando no dia a dia conosco, nos ajuda na transformação continua e necessária do negócio. Temos que buscar não somente a melhoria de eficiência, como tomadas de decisão devem ser rápidas para uma recuperação dos resultados e avaliarmos próximos passos para investimentos, novos produtos e mercados. Temos várias famílias que dependem muito da alta direção na condução do negócio.”, diz Paula Berlato, diretora de operações.

“Um dos primeiros passos, após realizarmos o diagnóstico da Nedo, foi otimizar a estrutura organizacional e processos críticos para iniciar mudança de cultura que sustentará as várias ondas de melhoria e mudanças. Revisamos a estrutura de preços e custos, o que culminou no reposicionamento de produtos, lançamentos e aumento de faturamento. O processo de melhoria de desempenho é contínuo e exige o engajamento de todos para obtenção de resultados.”, diz Rogério, consultor da FK.

Em Outubro 2019, as vendas do setor supermercadista apresentaram alta de 4,30% na comparação com o mês imediatamente anterior e alta de 5,78% em relação ao mesmo mês do ano de 2018. No acumulado do ano, as vendas apresentaram crescimento de 3,48%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo relatório da Abras (Associação Brasileiras de Supermercados). O bom desempenho é identificado na cadeia varejista que assinala crescimento e novas contratações.

Na visão de Frank Koji Migiyama, sócio da FKConsulting.PRO e especialista em reestruturação de empresas, o impacto dos dados é ainda melhor em empresas que conseguiram no ano passado reestruturar seus negócios e aproveitaram o final do ano para sedimentar a operação. Outro fator para melhorar a perenidade do negócio, na visão do especialista, é estruturar a presença nas plataformas digitais, quer seja B2B (“Business to Business”) ou B2C (“Business to Consumer“). “As empresas que trabalham fortemente com o B2B também devem se preparar para o atendimento comercial digital, ou seja, buscar presença online para gerar também resultados nas plataformas online. Ao mesmo tempo, temos que acompanhar a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei n.º 13.709/2018), uma legislação específica para proteção de dados e da privacidade dos seus cidadãos, que impactará em todos os negócios com plataformas digitais. O processo de reestruturação e transformação é contínuo, práticas antigas vão mudando e se aperfeiçoando”, explica Frank.  A perspectiva de melhoria econômica na visão dos executivos da Nedo é positiva.  “Aproveitamos com a consultoria para olhar a fundo nossa gestão. Identificamos pontos fortes no mercado e injetamos produtos novos, o que agregará nas vendas. Alinhar preços e produtos com inovação foi fundamental. Aproveitamos a boa expectativa do setor supermercadista para crescer e abrir novas contratações”, finaliza Grazielle Berlato, diretora comercial da Nedo.

Website: https://fkconsulting.pro

Web Site:

Segmento supermercadista puxa a recuperação do setor

São Paulo, SP 23/1/2020 – O processo de melhoria de desempenho é contínuo e exige o engajamento de todos para obtenção de resultados.”, diz Rogério, consultor da FK.

Uma pesquisa realizada pela Abras, Associação Brasileira de Supermercados, indica que este verão deverá ser aquecido para o setor supermercadista. De acordo com este levantamento, 57% dos empresários entrevistados apostam no aumento das vendas durante o verão 2020, o que demonstra um salto de 12 pontos percentuais em relação ao entusiasmo do empresariado no ano passado. Segundo o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, o ânimo está relacionado ao desempenho do varejo em 2019, que foi o melhor para o setor nos últimos cinco anos.

O setor supermercadista está mais animado e puxa a recuperação da cadeia de fornecimento. Quem comemora são as varejistas que têm como clientes as grandes redes de hipermercados e os pequenos supermercados. É o caso da Nedo, uma das maiores empresas de utilidades domésticas Brasil. “Com otimismo, prevemos um crescimento acima de dois dígitos % neste ano, mas esse dado não reflete apenas a melhora do setor, e sim as melhorias feitas na gestão da empresa. Foi muito inteligente a Nedo aproveitar o período de recessão da economia para buscar consultoria externa para reestruturar e reorganizar a gestão como um todo”, comenta Rogério Giacometti, consultor executivo da FKConsulting.PRO na Nedo.

“Ter uma visão externa como a da consultoria complementando a nossa e estando no dia a dia conosco, nos ajuda na transformação continua e necessária do negócio. Temos que buscar não somente a melhoria de eficiência, como tomadas de decisão devem ser rápidas para uma recuperação dos resultados e avaliarmos próximos passos para investimentos, novos produtos e mercados. Temos várias famílias que dependem muito da alta direção na condução do negócio.”, diz Paula Berlato, diretora de operações.

“Um dos primeiros passos, após realizarmos o diagnóstico da Nedo, foi otimizar a estrutura organizacional e processos críticos para iniciar mudança de cultura que sustentará as várias ondas de melhoria e mudanças. Revisamos a estrutura de preços e custos, o que culminou no reposicionamento de produtos, lançamentos e aumento de faturamento. O processo de melhoria de desempenho é contínuo e exige o engajamento de todos para obtenção de resultados.”, diz Rogério, consultor da FK.

Em Outubro 2019, as vendas do setor supermercadista apresentaram alta de 4,30% na comparação com o mês imediatamente anterior e alta de 5,78% em relação ao mesmo mês do ano de 2018. No acumulado do ano, as vendas apresentaram crescimento de 3,48%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo relatório da Abras (Associação Brasileiras de Supermercados). O bom desempenho é identificado na cadeia varejista que assinala crescimento e novas contratações.

Na visão de Frank Koji Migiyama, sócio da FKConsulting.PRO e especialista em reestruturação de empresas, o impacto dos dados é ainda melhor em empresas que conseguiram no ano passado reestruturar seus negócios e aproveitaram o final do ano para sedimentar a operação. Outro fator para melhorar a perenidade do negócio, na visão do especialista, é estruturar a presença nas plataformas digitais, quer seja B2B (“Business to Business”) ou B2C (“Business to Consumer“). “As empresas que trabalham fortemente com o B2B também devem se preparar para o atendimento comercial digital, ou seja, buscar presença online para gerar também resultados nas plataformas online. Ao mesmo tempo, temos que acompanhar a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei n.º 13.709/2018), uma legislação específica para proteção de dados e da privacidade dos seus cidadãos, que impactará em todos os negócios com plataformas digitais. O processo de reestruturação e transformação é contínuo, práticas antigas vão mudando e se aperfeiçoando”, explica Frank.  A perspectiva de melhoria econômica na visão dos executivos da Nedo é positiva.  “Aproveitamos com a consultoria para olhar a fundo nossa gestão. Identificamos pontos fortes no mercado e injetamos produtos novos, o que agregará nas vendas. Alinhar preços e produtos com inovação foi fundamental. Aproveitamos a boa expectativa do setor supermercadista para crescer e abrir novas contratações”, finaliza Grazielle Berlato, diretora comercial da Nedo.

Website: https://fkconsulting.pro

Web Site: