Segundo IBGE, indústria brasileira tem alta em novembro

São Paulo 9/2/2021 –

Crescimento de 1,2% representa otimismo para produção no centro de usinagem, e fábricas poderão investir mais em tecnologia

Em janeiro de 2021, pelo sétimo mês consecutivo, a produção da indústria brasileira seguiu aumentando (em relação ao mês anterior), com alta de mais de 1% em novembro de 2020.

O levantamento foi realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) por meio da Pesquisa Industrial Mensal, publicada em 8 de janeiro deste ano, no Rio de Janeiro. Os dados mostram que, em relação a novembro de 2019, o setor industrial prosperou 2,8%.

Bens de capital e bens de consumo duráveis são categorias de maior destaque

De acordo com o IBGE, algumas categorias tiveram destaque em novembro de 2020 (na comparação com outubro), em especial, bens de consumo duráveis – com 6,2% – e bens de capital – com 7,4%. Trata-se do sétimo mês seguido de cenário positivo, com expansão da produção e acúmulo de quase 130% em bens de capital e mais de 550% em bens de consumo duráveis.

Análise do avanço

De acordo com o gerente da Pesquisa Industrial Mensal, André Macedo, “o avanço é quase o mesmo do mês anterior e faz com que o setor siga ampliando o aumento com relação ao patamar pré-pandemia. E houve um predomínio no crescimento, ou seja, todas as categorias e a maior parte das atividades tiveram aumento”.

CNI projeta aumento de mais de 4% para a indústria brasileira em 2021

A CNI (Confederação Nacional da Indústria), em dezembro do ano passado, estimou aumento de 4,4% para a indústria brasileira e de 4% para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2021. Em nota, no Informe Conjuntural, a entidade afirmou que “essa projeção é otimista, mas bastante realista. Vamos continuar a crescer no ano que vem”. O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, também afirmou que tal cenário depende intrinsecamente de reformas e medidas (econômicas e sanitárias).

O otimismo está de volta à indústria do aço

Dentro do setor industrial, a indústria do aço está bastante otimista com o ano de 2021. De acordo com Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil, a expectativa do segmento é de crescimento de 5,3% nas vendas ao longo deste ano e de 5,8% no consumo aparente de produtos siderúrgicos (em comparação com 2020). Para ele, “o cenário positivo baseia-se na expectativa de um maior consumo de aço na construção civil e nas obras de infraestrutura e de maior participação da indústria nacional no setor de óleo e gás e de energia renovável”.

Setor industrial prevê avanço e demanda por centro de usinagem altamente tecnológico

De acordo com Ana Cláudia Ferretti, gestora de Marketing do Grupo Alltech, “o setor industrial teve um grande avanço mesmo em meio à pandemia, e as expectativas são positivas para o início de 2021. Tudo nos leva a crer que o mercado continuará avançando”.

Com o otimismo da indústria brasileira em 2021, surgem demandas por equipamentos e maquinários que otimizem a linha de produção no centro de usinagem e garantam o melhor desempenho.

Website: https://www.grupoalltech.com.br/

Web Site: