Segundo pesquisa, setor de perfumes será um dos maiores na intenção de compra na Black Friday 2019

São Paulo 3/12/2019 –

A Black Friday é muito conhecida no Brasil devido as suas muitas promoções feitas virtualmente, o que passou a gerar cada vez mais adesão dos comércios de rua e shoppings. E, neste ano, pela primeira vez, o número de consumidores nas lojas físicas deverá ser igual ao do número de consumidores das lojas virtuais. 

Essa afirmação foi obtida por meio de uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a consultoria Provokers.

O levantamento mostrou uma queda de 52% na intenção de compra dos consumidores virtuais, durante o período da Black Friday (2018), passando para 38% em 2019. Enquanto isso, o número de consumidores que vão comprar nas lojas físicas passou de 41% para 37%.  

Categorias em alta na Black Friday 2019

Estão entre as categorias com maior intenção de compra para a Black Friday deste ano os celulares (48%), computadores (38%), eletrodomésticos (36%), roupas (34%), calçados esportivos (32%) e os perfumes, com 33% de intenção. 

A pesquisa também afirmou que a intenção de compra aumentou para quase todas as categorias em 2019, até mesmo os produtos que apresentam normalmente baixa penetração no comércio eletrônico, como o setor de alimentos, móveis, veículos, bebidas e cursos. 

O evento Black Friday

A data, que oferece diversos descontos, foi desenvolvida nos Estados Unidos e implementada em diversos países desde então. O evento acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro. 

O evento começou a acontecer no Brasil no ano de 2010 e iniciou com foco na internet. A Black Friday é vista pelo varejo como o principal evento do ano no e-commerce e tem contribuído fortemente para o impulso das vendas do comércio em geral no mês de novembro.

De acordo com o gerente de insights para varejo do Google Brasil, boa parte dos consumidores brasileiros considera o evento Black Friday como algo que acontece durante uma semana, de segunda a segunda.

Opção de comprar online e retirar na loja

A pesquisa revelou que além da maior adesão por parte das lojas físicas no evento, outro ponto que explica a igualdade das compras nos dois meios de consumo é o aumento do interesse do consumidor pela opção de comprar pela internet e retirar o produto na loja.

As melhores vantagens apresentadas por essa opção são com relação à economia de não ter que pagar o frete e saber quando o produto irá estar em mãos. Normalmente, o cliente prefere ir até a loja física para ter a garantia de que terá o produto o quanto antes. 

Por saber disso, os varejistas estão acelerando o processo de expansão dessa nova opção para todas as lojas que possuem. A pesquisa mostrou que, de cada três brasileiros, dois consultam o produto pela internet antes de realizar a compra em uma loja física. O que leva ao número de 74% dos consumidores que já vão comprar os produtos com certeza do que querem. 

A pesquisa foi realizada com mais de 1.500 brasileiros, entre os dias 25 a 29 de julho (2019), além das pesquisas online (com mais de 1.000 pessoas) de todo o país, entre os dias 15 a 20 de agosto. 

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