Segurança física preventiva é destaque no V Congresso Data Centers

9/5/2013 –

Estudo recente realizado pela empresa de pesquisa International Data Corporation (IDC) indica que as empresas brasileiras investem 1,9% do orçamento de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) em segurança, o que significa a metade (3,7%) do que os países de primeiro mundo despendem. Isso acontece devido ao comportamento reativo das corporações nacionais em relação à prevenção, conclui o estudo da IDC Brasil. Mundialmente, segundo a empresa, os serviços de segurança movimentaram quase US$ 40 bilhões.
No universo de data centers, muito se discute sobre a segurança com dados e aplicações, mas os assuntos ligados aos fundamentos da segurança física, como sistemas de resfriamento e energia, redundância, extinção de incêndios, restrição de acesso e infraestrutura não são explorados em sua totalidade.

Para fomentar uma discussão mais atenta a este tema, o V Congresso Data Centers, que será realizado no dia 21 de maio, em São Paulo, terá duas palestras focadas em segurança. A primeira, às 9h45, sob o tema “Garantindo a disponibilidade do data center pela prevenção de incêndio”, será ministrada por Felipe Decourt, diretor executivo da Selta, e visa demonstrar uma inovação no campo da precaução de incêndios em data centers, o sistema de prevenção por redução de oxigênio e os benefícios de um sistema hipóxico.

“De forma geral os data centers são lugares propícios a incêndios por conta de fatores como temperaturas elevadas e materiais altamente inflamáveis, como o plástico. Nesse contexto, o gestor deve analisar qual a necessidade que o seu data center demanda e avaliar os riscos sobre investir ou não na segurança física do local. Como por exemplo o sistema hipóxico, atualmente o mais moderno do mercado que pode garantir 100% de disponibilidade do data center”, afirma Decourt.

A segunda apresentação focada em segurança acontecerá às 14h com o tema “Tipos de construção de um data center seguro”, ministrada por Márcio Abreu, gerente para projetos data center da Digicomp. Nela, serão discutidas formas de implementação de segurança física em ambientes de missão crítica, considerando os tipos de infraestrutura e instalação.

“A principal orientação que passo a um gestor para a construção de um data center seguro é buscar um local adequado, ou seja, é necessário realizar uma análise de riscos do local, entender a criticidade e a taxa de crescimento de seus serviços, além de verificar quais as precauções sobre os riscos que o local oferece para assim definir qual será tipo adequado para a construção, dessa forma é possível minimizar custos e maximizar a segurança e a confiabilidade do espaço”, garante o gerente.

O V Congresso Data Centers é dirigido exclusivamente a profissionais do setor, como analistas, gerentes e diretores de TI, engenheiros ou consultores, além dos usuários corporativos. Paralelo ao congresso ocorrerá a mostra onde fornecedores de produtos e serviços apresentarão suas tecnologias para infraestrutura, operação e manutenção de data centers. Uma oportunidade para reencontros, novos contatos e geração de negócios.

O credenciamento e a inscrição podem ser feitos antecipadamente pelo web site http://congressortidatacenters.com.br. A organizadora oferece ainda descontos progressivos para inscrições a partir de dois participantes da mesma empresa.

Serviço:
V Congresso Data Centers 2013
Data: 21 de Maio
Local: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – São Paulo, Capital
Horário: 8h às 18h30
Promoção: Revista RTI
Organização: Aranda Eventos
Telefone: + 55 11 3824-5300
E-mail: [email protected]
Web site: http://congressortidatacenters.com.br/

Web Site: