Semelhanças e diferenças entre turismo e ecoturismo

Curitiba, PR 4/8/2020 –

Em época de pandemia, uma boa opção para fugir do isolamento é o ecoturismo.

Viajar, conhecer lugares, e tirar férias. Normalmente as pessoas vão a uma agência de turismo para ver as opções, mas geralmente desconhecem os destinos de ecoturismo, ou nem sabem o que significa.

No dicionário, a palavra “turismo” significa “ação ou efeito de viajar”. Já a palavra “ecoturismo” está ligada ao respeito, ao equilíbrio e à preservação do meio ambiente. A prática do ecoturismo leva ao apoio da educação ambiental. Trata-se do turismo ecológico.

Não que eles sejam diferentes. Na verdade, eles têm as suas semelhanças. Ambos são para fins de viagens, conhecer lugares, seja na praia, na serra ou no campo, ficar em algum lugar e se hospedar, tirar fotos, conhecer pessoas e até comprar aquelas lembrancinhas para deixar os amigos com inveja. Mas, não passa disso. O ecoturismo tem as suas diferenças para o “turismo” tradicional.

No turismo tradicional, as pessoas ficam em hotéis normais. Não são todos que têm, no mínimo, uma reciclagem dos seus detritos, o que dirá da preservação ambiental.

No ecoturismo, o viajante irá, na maioria das vezes, para o meio da natureza, como trilhas ecológicas, mergulhos, postos de observação da fauna e flora, formações geológicas, cachoeiras, cavernas, e muito mais.

No tradicional, os viajantes conhecem os pontos turísticos de um determinado lugar e aprendem sobre aquele lugar. Por outro lado, no ecoturismo, a pessoa irá aprender isso e toda a parte ambiental por trás daquele lugar. Irá conhecer e explorar a natureza, mas de uma maneira que ela não seja agredida, pelo contrário, o ecoturista ajuda na preservação daquele lugar.

Outra diferença é que no ecoturismo as famílias locais se beneficiam de várias formas dessa prática de descanso das pessoas. Além de não sujar e preservar o local, vários locais comercializam produtos, ajudando na renda daquele povo.

Outra diferença, e talvez a mais importante, é a questão do impacto ambiental que ambos podem causar.

No turismo convencional, visita-se lugares comuns e não se passa muito disso. Em muitos lugares, a agressão ao meio ambiente é nítida, com a sujeira daquele local. No ecoturismo, além da limpeza e da conscientização, a pessoa estará no meio da natureza, podendo se desligar do mundo.

O ecoturismo surgiu como um turismo alternativo, onde amantes da natureza, que querem ficar mais afastados das civilizações, procuram lugares naturais e ricos em biodiversidade.

É claro que nem todo lugar na natureza pode ser considerado um “ecoturismo”.

Um exemplo está no litoral norte paulista, a Ilhabela. Lá, o turista pode ficar hospedado na “praia convencional”, ou fazer trilhas e chegar a praias quase desertas.

Um local muito procurado para o ecoturismo é Fernando de Noronha, que pertence a Pernambuco. Para entrar na ilha, o visitante paga por uma taxa de preservação e pode conhecer muitas coisas, por exemplo, o projeto “Tamar” e o Parque Nacional Marinho.

No Brasil, diversos estados possuem atrativos para os amantes da natureza. Em São Paulo, além da Ilhabela, já mencionada, Itararé oferece cânions, paredões rochosos, cachoeiras e cavernas. Fica a aproximadamente 300 quilômetros da capital.

No estado do Rio de Janeiro se encontra o Parque Nacional de Itatiaia. Ele é o primeiro e o mais antigo parque brasileiro. Com aproximadamente trezentos mil metros quadrados, ele chega até os estados de Minas Gerais e São Paulo e faz parte da região da Serra da Mantiqueira.

Muitos outros destinos brasileiros estão disponíveis, como a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, Lençóis Maranhenses, no Maranhão, Itacaré, na Bahia, etc.

Mais informações em https://www.pacotesdeferias.net/2020/07/31/semelhancas-e-diferencas-entre-turismo-e-ecoturismo/

Website: https://www.pacotesdeferias.net/

Web Site: