22/10/2020 –
Novidade ganha força no varejo na esteira do “novo normal”, que acelerou processos de inovação e digitalização no setor
Entrar em um mercado, escolher os produtos necessários e ir embora sem ter de esperar em uma fila para passar pelo caixa já seria o sonho de muita gente, antes mesmo da pandemia. Agora, em meio ao contexto do “novo normal”, a possibilidade de fazer compras sem contato, em qualquer hora do dia, e de forma segura tornou-se uma opção ainda mais oportuna. E é exatamente isso que oferece a Omnibox, startup concebida pela Gouvêa Ecosystem e pelo Grupo Bittencourt, que escolheu a Sensormatic Solutions e a ADT como parceiras de segurança e monitoramento da Dolce Frutti, loja autônoma recém-inaugurada em um condomínio residencial em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo. Funcionando 24 horas por dia, o estabelecimento conta com liberação de acesso e pagamento via aplicativo.
“Graças a essa parceria, conseguimos viabilizar um projeto de loja autônoma no Brasil junto com grandes redes varejistas, utilizando tecnologia de ponta e com toda a expertise mundial de empresas consagradas como a Sensormatic e a ADT. Teremos escalabilidade, confiança e apoio para levarmos lojas autônomas, funcionando 24 horas por dia, mesmo sem a presença de atendentes, em todas as principais cidades brasileiras”, afirma Marcos Hirai, head da Omnibox.
Com mais de 30 anos de experiência no varejo, a Sensormatic Solutions provê toda a tecnologia de monitoramento de imagens, alarmes de intrusão e controle de acesso do estabelecimento, além de promover a integração que permite a interação entre todas as soluções envolvidas. Por meio de sensores, a empresa é capaz de detectar quebra de vidros, fumaça, falta de energia e presença na loja.
Os sinais coletados são enviados à especialista em monitoramento de alarmes ADT, responsável pela monitoração por vídeo e também pelo sistema de comunicação instalado dentro da Dolce Frutti, que possibilita ao cliente, em uma situação de emergência, contatar a empresa. Os gestores da Omnibox e da loja acessam as informações referentes ao monitoramento via aplicativo. E, em caso de uma ocorrência, a central da ADT interage rapidamente com o cliente para uma pronta solução.
A Sensormatic Solutions também atua na manutenção preventiva e reativa da loja. Graças à sua capilaridade de serviços, é capaz de trocar, substituir e corrigir tudo o que for relacionado à tecnologia de segurança do projeto.
“O processo de inovação e digitalização no varejo já era uma tendência global antes mesmo da pandemia, que acabou acelerando o movimento por causa das consequentes novas necessidades do mercado. As lojas autônomas, como as da Omnibox, atendem a dois cenários que ganham cada vez mais força: o da indústria que busca atender diretamente seu consumidor e o do varejista, que deseja expandir seu negócio de forma mais simples e inteligente”, aponta Augusto Alvarez Pereira, diretor de operações da Sensormatic Solutions. De acordo com o executivo, a empresa prevê um aumento de até 30% na demanda por soluções focadas em atendimento autônomo nos próximos 12 meses.
“Seja qual for o contexto, a operação de um estabelecimento autônomo demanda um parceiro que mantenha toda a tecnologia em pleno funcionamento, fornecendo uma manutenção acurada, além de segurança e monitoramento ininterrupto para garantir uma experiência de compra agradável e para os clientes”, afirma Gustavo Ushimaru, diretor de operações da ADT.
“Isso porque a loja autônoma impõe alguns desafios diferentes de um estabelecimento tradicional, uma vez que apenas o consumidor estará no ambiente. Nesse contexto, o monitoramento se torna ainda mais importante, porque será por meio dele que qualquer ocorrência ou emergência na loja poderá ser detectada e solucionada”, completa Ushimaru.