Série superalimentos: azeite de oliva extravirgem

6/3/2020 –

Alimentação saudável se faz por escolhas de alimentos e ingredientes. O azeite de oliva é um tipo de óleo extraído da azeitona, o fruto da oliveira. Como existem vários tipos de azeite no supermercado, saber qual é a diferença entre eles e qual é a melhor opção para a saúde pode não ser tarefa fácil.

Soraia Batista, a nutricionista da Sodexo, explica: “o consumidor deve dar preferência ao azeite extravirgem. Ele não sofre qualquer refinamento na indústria e, por isso, conserva todos os nutrientes”.

Quais são os benefícios do azeite para a saúde?

O azeite de oliva extravirgem contém grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados, o que favorece o controle de colesterol. Ele atua na redução do colesterol ruim (LDL) e ajuda na melhoria dos níveis do colesterol bom (HDL). E ainda tem mais benefícios no azeite de oliva:

• Possui ação antioxidante;
• Azeite extravirgem protege o coração;
• Ajuda a evitar osteoporose;
• Auxilia no controle da diabetes;
• Colabora na prevenção contra alguns tipos de câncer;
• Possui efeito analgésico;
• É rico em vitaminas (A, D, E e K);
• Protege o cérebro.

O azeite extravirgem ainda ajuda a emagrecer, mas é preciso ter atenção à quantidade porque ele é muito calórico (são em média 256kcal em 30g). Seu consumo diário não deve ultrapassar duas colheres de sopa.

Como usar azeite na cozinha?

Para conservar os nutrientes do azeite de oliva extravirgem, sobretudo os antioxidantes, Soraia recomenda seu uso em pratos frios ou preparações de aquecimento brando, como refogados e ensopados.

Vale ainda trocar a margarina ou a manteiga pelo azeite extravirgem. Dessa forma, aproveita-se as gorduras monoinsaturadas presentes no azeite, que são benéficas para a saúde. Mas é sempre importante ficar atento à quantidade.

Como comprar azeite?

É preciso confirmar no rótulo se ele é classificado como extravirgem (acidez de até 0,8%) e em que tipo de embalagem está armazenado. Os vidros mais escuros e as latas de aço tendem a preservar melhor o produto na presença de luz. O mesmo vale para o armazenamento em casa: é fundamental proteger o azeite de oliva da luz solar direta e do calor excessivo.

Mais uma dica da Soraia: ficar atento à idade do azeite extravirgem. Quanto mais novo, melhor. No rótulo, o consumidor pode olhar a data da safra (produção), que é mais importante do que a data da embalagem do azeite.

Para garantir a integridade do azeite extravirgem, o consumidor não deve comprar se o rótulo indicar que há outro óleo (como o de soja ou de girassol) misturado, porque isso indica um óleo composto. O azeite de oliva genuíno é produzido somente a partir de azeitonas.

Outros superalimentos:
O poderoso espinafre
Benefícios da beterraba
O ovo é um herói
O brócolis merece uma chance

Website: https://www.sodexobeneficios.com.br/