Setor de seguros comemora crescimento de dois dígitos em 2019 e espera que também ocorra em 2020

Rio de Janeiro, RJ 23/12/2019 – Tivemos marcos importantes que criaram melhor ambiente de negócios para o mercado em 2019, como a votação da Reforma da Previdência”, avaliou Coriolano.

Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 2019 – O presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Marcio Coriolano, comemorou hoje a taxa de crescimento da arrecadação de 12,6% no setor, entre janeiro e outubro de 2019, muito superior à inflação do período e a maior dos últimos seis anos. O dado mostra que os desafios de 2018 foram superadas e abre espaço para uma previsão otimista para 2020. O discurso ocorreu no Rio de Janeiro durante o encontro anual que reúne as principais lideranças do mercado de seguros e os dirigentes da FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap. Também estiveram presentes Solange Paiva Vieira, superintendente da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e Leandro Fonseca, diretor-presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

 

– Tivemos marcos importantes que criaram melhor ambiente de negócios para o mercado em 2019, como a votação da Reforma da Previdência e os novos marcos regulatórios que vão desde a Lei da liberdade Econômica até a prioridade dada, no Congresso Nacional, aos temas reformistas e a desregulamentação da economia. São mudanças que vão elevar o grau de competição entre agentes econômicos, gerando maior eficiência na vida nacional, avaliou Coriolano.   

 

O presidente da CNseg lembrou ainda que o setor se destacou pela resiliência, com aumento de eficiência operacional, ganhos de produtividade e solvência, o que ajudou a ampliar a base de seguros. Coriolano não deixou de lembrar que as únicas medidas sobre o setor que não passaram por consulta pública – a extinção do DPVAT e a desregulamentação dos corretores – estão sendo questionadas pelo Parlamento e pelo Judiciário.

 

Sobre as condições de concorrência, apontou que o setor segurador observa inédita desconcentração de empresas líderes em vários ramos de seguros.

 

Durante a solenidade, Solange Vieira (SUSEP) lançou para as seguradoras o desafio de oferecerem produtos cada vez mais simples e específicos, com aumento da competição. O objetivo é estimular o crescimento do mercado com redução de preços nos serviços. 

 

– Estamos trabalhando com regulamentações para facilitar que o mercado de seguros opere de forma mais simples na palma da mão e que grande parte das operações possam ser feitas pelo celular. O setor ainda tem muito a se desenvolver, afirmou.

 

Já Leandro Fonseca (ANS) mostrou o amplo crescimento da adesão da população aos planos de saúde privados que hoje já asseguram 47 milhões de pessoas no país. “Temos ainda muito o que fazer para renovar o mercado e acredito que o crescimento econômico do país previsto para 2020 vai acelerar ainda mais a ampliação do número de segurados”, previu. 

 

O presidente da Federação Nacional dos Seguros Gerais (Fenseg), Antonio Trindade, mostrou também otimismo com o atual cenário de juros e inflação baixos e espera um crescimento da arrecadação do setor de seguros gerais em 2020, visto que, em 2019, seu maior motor, que é o seguro de automóveis, foi muito impactado pela redução das vendas de veículos e, principalmente, pela “concorrência desleal das empresas de proteção veicular”.

 

Para o presidente da Federação Nacional de Previdência Privada (Fenaprevi), Jorge Nasser, esse ano foi desafiador, com várias adversidades, mas é preciso celebrar o crescimento gerado no período. Para ele, o cenário econômico do próximo ano exigirá foco no cliente, transparência e inovação. Os planos de previdência somam R$ 1 trilhão em suas reservas, o que aumenta a reponsabilidade das empresas do setor. “Não somos gestores de fundos de investimentos. Somos gestores de planos que garantem a proteção das famílias e o planejamento da qualidade da qualidade de suas vidas”, avaliou. 

 

O presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar, João Alceu Amoroso Lima, mostrou que o grande propósito da Fenasaúde é suscitar um amplo debate sobre a regulamentação da cobertura de forma a permitir a inclusão de um número cada vez mais expressivo da população nos planos de saúde.

 

Por sua vez, Marcelo Farinha, da Federação Nacional de Capitalização (Fenacap), mostrou que o mercado mudou completamente e comemorou o retorno do crescimento no patamar de dois dígitos. Ele também salientou a importância do novo marco regulatório do segmento de capitalização. 

 

Prêmio à inovação

 

Durante a solenidade, foram anunciados os vencedores do 9º Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, promovido pela CNseg, que reconhece as soluções inovadoras para potencializar o mercado de seguros. Almeida Braga ficou conhecido por prestigiar a criatividade dos prestadores de serviço do setor segurador.

 

Nesta edição, 129 projetos foram inscritos nas categorias de Produtos e Serviços; Comunicação; e Processos e Tecnologia. Todos os participantes estão inseridos no mercado de seguros e buscam soluções práticas que podem ser implantadas no dia a dia das empresas e prestadoras de serviço.

 

“São projetos recentes e já implementados pelas empresas que geraram resultados significativos para os segurados”, afirmou Solange Beatriz Palheiro Mendes, diretora de relações de consumo e comunicação da CNseg.

 

PREMIADOS

 

Sobre a CNseg

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão primordial da CNseg é congregar as lideranças das Associadas, elaborar o planejamento estratégico do setor, colaborar para o aperfeiçoamento da regulação governamental, coordenar ações institucionais de debates, divulgação e educação securitária e representar as Associadas perante as autoridades públicas e entidades nacionais e internacionais do mercado de seguros.

 

Informações à Imprensa: CDN Comunicação

 

Diogo Moraes e Jaqueline Paiva

E-mail: [email protected]

 

Tel.: (21) 3626-3721 / 3731

 

Website: http://cnseg.org.br/

Web Site: