Showroom online funciona como meio de fechar negócios

Rio de Janeiro 9/9/2019 –

O número de brasileiros que acessam a internet subiu para 70% da população. Sendo assim, é natural que venha aumentando o número de negócios pela web, seja no e-commerce ou outros meios de usar a rede a favor do empreendedor. Uma forma não tão comum, é um showroom virtual, onde o catálogo é exposto online facilitando o fechamento de um negócio. Um bom exemplo é o case de uma loja brasileira de móveis corporativos.

O número de brasileiros que acessam a internet nunca parou de crescer e agora subiu de 67% para 70% da população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas. As informações fazem parte da nova edição da pesquisa TIC Domicílios, que afere dados sobre conexão à internet nas residências do país.

Com esse cenário, é natural que venha aumentando o número de negócios pela web, seja no e-commerce ou outros meios de usar a rede a favor do empreendedor. Uma forma não tão comum, mas que dá bom resultado, é um showroom virtual, onde o catálogo é exposto online facilitando o fechamento de um negócio.

Para uma marca estar de forma eficaz na internet, é preciso ter boas ferramentas de publicação e que o website seja responsivo, isto é, completamente adequado à navegação em dispositivos mobile. O showroom da Center Móveis foi feito pela Hostnet Campinas – empresa que ajuda outras empresas a conseguir mais e melhores resultados no mundo digital.

Do papel para a web

Um catálogo virtual bem feito é essencial para muitas empresas, especialmente para aquelas que optam por não realizar transações comerciais (vendas) online. A maior diferença entre a loja e o showroom é que, no segundo caso, o consumidor faz um pedido de orçamento e a compra é realizada fora do website.

Quem precisa de um site para apresentar produtos acompanhados da opção de orçamento, encontra a solução completa no WooCommerce (plataforma para e-commerce no WordPress). Com ele, as buscas podem ser feitas de forma fácil e com navegação intuitiva, contando com a ajuda de filtros para visualizar e escolher itens que são diretamente encaminhados para o “carrinho” onde é feito o pedido da cotação.

A empresa de serviços web

A capital brasileira da ciência, tecnologia e inovação, Campinas, situada no coração de São Paulo, tem um ambiente favorável à realização de bons negócios. Foi lá que Gustavo Pardinho e Thiago Pinho arregaçaram as mangas e abriram, em agosto de 2017, a agência de marketing digital Hostnet Campinas

A marca do cliente

A Center Móveis foi fundada em 1988 por Edgar Carlos. Na época, ele trabalhava na área de vendas em uma empresa do ramo de máquinas (de escrever e calcular) e móveis para escritório, e resolveu montar o seu próprio negócio. Com o desenvolvimento e popularização da informática, as máquinas caíram em desuso e o empresário decidiu se dedicar totalmente ao mobiliário corporativo.

A empresa de móveis oferece produtos que superam as expectativas e necessidades da demanda, atendendo a todas as normas técnicas, funcionais e ergonômicas para proporcionar segurança, conforto e bem estar. A missão da marca é desenvolver soluções inteligentes para os ambientes corporativos, sempre com foco qualidade, credibilidade e transparência junto aos clientes e parceiros.

O desafio

A demanda da empresa de móveis corporativos chegou até a Hostnet Campinas – SP buscando alguém para realizar as mudanças no site. O primeiro website da Center Móveis foi criado no ano 2000, e precisava de várias atualizações, uma vez que era bem antigo. O objetivo do site da Center Móveis era colocar à disposição de seus consumidores finais, fossem pessoas físicas ou jurídicas, um sistema eficiente onde possam solicitar cotações de diversos tipos de mobiliários para escritórios.

Além disso, o novo showroom virtual facilitaria as transações para a empresa e para seus clientes a partir da divulgação dos móveis para a região de grande São Paulo e para todo o país. Resumindo, a ideia era fazer a empresa vender mais, obter maiores lucros e aumentar o ROI.

Para isso, a Center Móveis precisava de uma experiência melhor em relação à navegação do seu site e também em relação às cotações que podem ser solicitadas pelo catálogo virtual. Anteriormente, se o usuário desejasse uma cotação, era necessária a inserção de muitos dados pessoais, o que inibia as solicitações e causava considerável queda no faturamento. Como se não bastante a dose de modernização da qual carecia o site, a Center Móveis não tinha autonomia total sobre a página; não podia colocar quantos produtos desejasse e nem tinha a possibilidade de acessos ilimitados.

As soluções

A Hostnet Campinas aplicou um pacote de soluções para garantir o sucesso da Center Móveis transformando o site antigo em um site moderno (na verdade, fez outro site); criou um layout personalizado; passando a ser um ambiente seguro, responsivo e expansivo com produtos e acessos ilimitados; utilização de ferramentas e técnicas de SEO constantes; monitoramento de visitas pelo Analytics; inseriu tags de trakeamento do Google para publicidade; tecnologia CDN; reformulou e personalizou o formulário de solicitação de cotações (o que aumentou exponencialmente o número de pedidos); tem administração simplificada e total do cliente e gerenciamento intuitivo do site.

O retorno foi praticamente imediato. Com o showroom remodelado, no ar desde fevereiro de 2018, a Center Móveis percebeu as melhorias e colhe os frutos em vários aspectos, ganhando mercado e oferecendo a melhor experiência com segurança em todos os acessos. O objetivo foi alcançado e continua se desenvolvendo em termos de vender mais e ser referência (em um futuro próximo) do segmento de mobiliário para escritórios, na região.

Segundo Edgar Carlos, o desenvolvimento do novo site foi ótimo e está muito satisfeito. Os retornos já estão surgindo e sua principal perspectiva para o futuro é chegar em posições privilegiadas nos sites de busca para que possa triplicar o faturamento da empresa.

Website: https://www.hostnet.com.br/