Sinepe/PR sugere mudanças na avaliação do Ensino Superior e encaminha documento à COFENEN

2/5/2013 –

Visando melhorar o método de avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) particulares e, consequentemente, a qualidade do ensino e o desempenho dos estudantes, o Sinepe/PR (Sindicato das Escolas Particulares) elaborou um documento com sugestões para o aperfeiçoamento dos procedimentos e instrumentos do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), encaminhado à CONFENEN (Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino).

O presidente da FEPEsul (Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sul) e diretor de Planejamento do Sinepe/PR, Ademar Batista Pereira, explica que o objetivo desta iniciativa é melhorar a qualidade da educação pensando no país como um todo. “Percebemos uma maior discussão do Ministério da Educação em alguns casos pontuais, com audiência pública e grupo de trabalho, para aprimoramento do processo de avaliação. Seria interessante ampliar e aproveitar esta oportunidade pra que o processo seja realmente para melhorar a qualidade da educação, e não maior intervenção na Escola Particular”, defende Pereira.

Algumas sugestões
– Qualquer instrumento de avaliação deve passar por um amplo debate com as IES particulares, pois os critérios devem ser discutidos e divulgados antes da sua implementação;
– A subjetividade dos instrumentos de avaliação deve ser reduzida ao máximo, com a elaboração de uma escala de valores para orientar os avaliadores;
– Realizar constante capacitação dos avaliadores para manter uma maior uniformização de condutas e critérios avaliativos;
– Os instrumentos devem ser revistos nos aspectos qualitativos e quantitativos, respeitando as diferentes espécies de instituições (universidades, faculdades e centros universitários);
– Um dos avaliadores deveria ser de uma instituição de mesma natureza jurídica (pública ou privada) e acadêmica (universidade, centro universitário ou faculdade), permitindo que tenha maior experiência e conhecimento de instituições similares.

Sobre o Sinepe/PR: O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná representa mais de 2 mil instituições de ensino no Estado, de Cursos Livres ao Ensino Superior, com cerca de 540 associados. O Sindicato oferece às instituições associadas apoio e orientação necessários ao bom desempenho de suas atividades, nas áreas pedagógica, administrativa e jurídica. O Sinepe/PR representa as escolas através de ações que possam conquistar ganhos para todo o grupo, seja junto ao poder público, aos meios de comunicação e na esfera jurídica.