Sinfônica de Piracicaba recebe jovem maestrina em 2 concertos no sábado

Em Piracicaba (SP) 26/11/2019 – Ingressos gratuitos podem ser retirados no site Mega Bilheteria ou na bilheteria do Teatro

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) apresenta obras de Edvard Grieg e Frédéric Chopin em dois concertos neste sábado (30), às 17h30 e 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Para a regência do programa, o conjunto convidou Natália Larangeira, jovem maestrina que possui uma promissora carreira como regente de ópera, coro e orquestra. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pela internet (antecipadamente) ou na bilheteria da Casa de Espetáculos (uma hora antes de cada sessão).

A OSP abre o programa com “Danças Sinfônicas, op. 64”, do norueguês Edvard Grieg, um dos mais célebres compositores do período romântico e um dos nomes mais importantes da música sinfônica. “As Danças Sinfônicas são o melhor exemplo da influência do nacionalismo norueguês em sua obra, compostas a partir de uma coletânea de canções populares de seu país”, explica o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP.

Na segunda parte, o público confere a música do balé “Les Sylphides”, que Roy Douglas orquestrou em 1909, baseada em oito músicas para piano do polonês Frédéric Chopin. A coreografia foi originalmente criada por Michel Fokine, em 1907, e estreada no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, sob o título de “Chopiniana”.

Natural de Indaiatuba, Natália atua como regente titular e diretora artística da Camerata Filarmônica Brasileira e regente assistente da Orquestra Sinfônica de Santo André. Recentemente, ela se classificou em segundo lugar no 3º Concurso para regentes da Opera de Baugè, na França. Em Piracicaba, ela participou do Feimep (Festival Internacional de Música Erudita), como professora de coral, em 2012, e como aluna de regência, em 2015.

“Conheci Natália no 1º Encontro de Jovens Regentes do Feimep, do qual fui professor. Desde então, ela tem se destacado pela qualidade do trabalho, o que é muito importante para o fortalecimento da música erudita no Brasil, já que hoje são poucos são os jovens instrumentistas que persistem no estudo de regência, especialmente mulheres”, diz o maestro Jamil Maluf. Na ocasião, Natália teve a oportunidade de reger a Orquestra Acadêmica do Festival, no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central.

No Brasil, a jovem maestrina tem em sua trajetória convites de regência da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e Orquestra do Theatro São Pedro. No exterior, Natália regeu orquestras na Argentina, Hungria, França, Portugal e República Tcheca. Além disso, ela integra o movimento Mulheres Regentes.

As ações da Temporada 2019 da OSP são realizadas com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e Secretaria de Educação. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, há o patrocínio da ArcelorMittal, Caterpillar, Comgás, Hyundai e Oji Papéis Especiais, o copatrocínio do Grupo Pizzinatto e o apoio da Candura. São parceiros Empem, Oscip Pira 21, Cultura Artística, Rádio Educativa FM, Maison Vivenda Buffet, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba.

DIDÁTICOS – O mês de novembro marca o encerramento de dois projetos didáticos da OSP, desenvolvidos com recursos da Secretaria Municipal de Educação, apoio da SemacTur e por meio do patrocínio das empresas, via Lei de Incentivo à Cultura. Somente este ano, a estimativa é que 8.630 crianças tenham assistido às apresentações do ABC do Dó, Ré, Mi e Música nas Escolas desde abril.

O ABC do Dó, Ré, Mi tem suas últimas sessões na sexta-feira (29), às 9h e 19h, no Teatro Dr. Losso Netto. São 7.300 crianças contempladas em 2019 com o “showcerto” descontraído e informativo, que mescla música, humor e teatro, por meio da atuação de 18 instrumentistas, o ator Romualdo Sarcedo e o instrumentista Luis Fernando Dutra, intérprete do maestro.

Já o Música nas Escolas totaliza 21 escolas e 1330 crianças. As últimas apresentações acontecem entre os dias 27 e 29 de novembro, quando quartetos de metais, madeiras e cordas percorrem escolas do Jardim São Francisco, Jardim Noiva da Colina e Santa Rosa. Os músicos fazem uma demonstração prática sobre os instrumentos eruditos e apresentam temas infantis e do cinema.

Há também projeto Pequena Grande Orquestra, oferecido nas escolas Professora Olivia Capranico, no Mário Dedini, e Francisco Corrêa, no Jardim São Paulo. São 72 alunos, entre 7 e 11 anos, que frequentam aulas semanais de violino, ministradas pelo professor e instrumentista da OSP, Dênis Usov.

SERVIÇO – Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado (30), às 17h30 e 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Entrada gratuita. Ingressos no www.megabilheteria.com ou na bilheteria do Teatro, uma hora antes de cada sessão. Informações: (19) 3433-3264 e 3434-2168 ou www.sinfonicadepiracicaba.org.br.

Web Site: