Sistema de franquias: franqueados relatam como estão atravessando a crise

Campinas/SP 30/11/2020 – O sistema de franquia dá suporte e auxilia o franqueado para que ele tenha o melhor desempenho na sua unidade

Números mostram que apenas 2% das franquias fecharam as portas, até julho deste ano, isso representa cerca de 3.200 unidades e em comparação a um negócio independente no qual foram fechadas 522,60 mil empresas até a primeira quinzena de junho.

Uma pesquisa feita pela ABF – Associação Brasileira de franchising em parceria com AGP, mostra os dados de como o setor está passando e enfrentando a crise, ajudando seus franqueados neste momento tão desafiador para superar as adversidades. Pelo estudo no mês de julho ficaram fechados temporariamente 5,1%, e 0,3% repassaram suas lojas, isso significa que houve uma troca de proprietário, e 2% é a porcentagem de lojas que encerraram suas atividades até julho de 2020.

Já os dados coletados pela Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aponta que 522,6 mil empresas fecharam as portas pela pandemia até a primeira quinzena de junho deste ano, e destas, 518,4 mil (99,2%) eram de pequeno porte (até 49 empregados).

Para entender melhor estes números, Tarso Cruz, Diretor Operacional da Inova Franquias, e Fundador do Aprenda Franquias, Educação em Franchising, explicou um pouco sobre as vantagens de se ter uma franquia e como isso impacta no dia a dia do negócio:

“O sistema de franquia dá suporte e auxilia o franqueado para que ele tenha o melhor desempenho na sua unidade — como capacitação e treinamentos, consultoria de Campo e Negócios, manuais etc. —, afinal de contas, esse é o grande diferencial do franchising, passar o conhecimento adquirido pela franqueadora ao franqueado, o seu Know-How…mas este momento que estamos vivendo é único, e muitas franquias estão se reinventando e criando estratégias inovadoras para a crise.”

E completou:

“Cada franquia sabe onde neste momento está seu ponto mais fraco: pode ser preço, canais de vendas, marketing, dia a dia da operação, o importante é que ela forneça todo suporte necessário para que a unidade consiga superar estes desafios e é ai que fazer parte de um sistema onde diversas pessoas estão focadas na solução das questões, como equipe da franqueadora e franqueados, faz a diferença, em um negócio independente, o proprietário na maioria das vezes tem que pensar nas soluções sozinho enquanto no sistema de franquia ele tem uma rede para ajudá-lo”, ressalta Tarso.

Para entender um pouco mais como são os benefícios deste sistema e como isso está funcionando no novo cotidiano de cada unidade, vale conferir uma lista com seis vantagens citadas por diversos franqueados de locais e segmentos distintos.

Para a franqueada A. M de uma grande rede de restaurantes, com unidades no Campinas Shopping e no Shopping Unimart, três grandes vantagens para ela foram o suporte do dia a dia da operação, com as orientações adequadas para o momento, uma ajuda na área financeira e troca de experiências com outros franqueados:

1- Suporte contínuo da operação:

“Eles fizeram muitos Webinarios sobre os assuntos recorrentes da pandemia, inclusive, com médicos, advogados passando orientações trabalhistas, para sabermos como agir com os funcionários, suspensões de contrato, etc.”

2- Corte de custos e ajuda financeira:

“Nesse período de pandemia a franqueadora isentou os Royalties por 3 meses, depois concedeu 50%, 30% e agora 20% de desconto e isentou do Fundo de Propaganda desde março…Tiraram dúvidas de como prosseguir, sem falir… Me senti amparada, tivemos um suporte bem legal, inclusive, ajuda para conseguir Pronampe.”

3- Comunicação entre toda rede/ troca de experiências:

“Teve também um encontro de franqueados on-line para dividir ações que cada franqueado estava realizando, como troca de experiências.”

Já a franqueada C. G, com um restaurante em Moema, disse que as ações de Marketing, criação de novos canais de venda e ajuda nos custos foram fundamentais.

4- Auxílio nas estratégias de marketing:

“A franquia enviou vários comunicados sobre o novo Coronavírus e formas de cuidados, várias ações de marketing para incentivar o delivery como: Dicas de como implantar WhatsApp Bussines e alavancar as vendas, orientação de como implantar botão de pedido de refeição no stories do Instagram.”

5- Criação de novos canais de vendas:

“Webinar exclusivo com o iFood para entender a ferramenta e tirar dúvidas” e complementou:

“Bate-papo virtual com franqueados para esclarecimento de dúvidas, vídeos, webinar sobre linha de crédito para microempresas e Isenção de royalties por 3 meses e, após este período desconto no valor.”

Para o Franqueado F. P proprietário de uma loja de EPI – Equipamentos de proteção Individual, localizado em Indaiatuba interior de São Paulo, o diferencial foi no momento das compras coletivas:

6- Compras coletivas

“Inaugurei a loja no fim do ano passado e, após 4 meses, veio a pandemia, me pegando em cheio, com tão pouco tempo de operação, mas mesmo a minha franquia, fazendo parte de uma rede pequena com apenas 14 unidades, o suporte mais significativo foi com relação ao poder de compra coletivo…no meu seguimento, muitos fornecedores só queriam vender à vista, dificultando ainda mais o caixa da unidade, mas, fazendo parte da franquia, consegui negociar ótimos equipamentos, podendo pagar a prazo, isso foi um grande diferencial, para conseguir manter minha operação até hoje”  afirmou.

A pesquisa da ABF – Associação Brasileira de Franchising, em parceria com a empresa AGP, também constatou que houve um fortalecimento do desempenho do setor de franquias, acelerando sua trajetória de recuperação em julho, registrando uma redução média de faturamento de 7,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. É o terceiro mês consecutivo de redução de perdas, sendo que a taxa de julho é significativamente menor do que os 48,2% em abril, os 41% em maio e os 30,1% em junho. Este desempenho se pode atribuir a melhora do quadro geral da economia e do setor de franquias, incluindo agendas mais avançadas de reativação econômica, maior número de unidades em operação, fortalecimento dos canais digitais e a melhora na confiança por parte do empresariado e do consumidor.

Website: https://aprendafranquias.eadbox.com/courses/minha-franquia-a-formula-da-escolha-ideal