Sistema Sicoob Rio oferece créditos emergenciais via Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) do Sebrae Rio

Rio de Janeiro 28/8/2020 – A oferta de empréstimos emergenciais a micro, pequenas e médias empresas do Sistema Sicoob Rio reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento social

Cooperativas filiadas ao Sistema Sicoob Rio – que faz parte de uma das maiores instituições do país no setor do cooperativismo financeiro – oferecem acesso a créditos emergenciais, com até 80% da garantia exigida na operação, pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe). O Sebrae criou o Fampe há 25 anos, tornando-se o avalista complementar de empresas de micro e pequeno porte e do microempreendedor individual. A iniciativa visa facilitar e proporcionar recursos a empresários, com faturamento de até R$ 4,8 milhões/ano, em um cenário de grande retração econômica devido à pandemia de COVID-19.

Nábia Jorge, diretora executiva do Sicoob Central Rio, afirma que a oferta de empréstimos emergenciais a micro, pequenas e médias empresas associadas ao Sistema Sicoob Rio reforça o compromisso da instituição financeira com o desenvolvimento social.

“Estamos nos dedicando a um público muitas vezes desassistido, especialmente nesse período de COVID-19. Nossas ações firmam o nosso propósito, que é conectar pessoas para promover a justiça financeira e prosperidade”, declara Nábia.

Ao destacar a importância da parceria entre o Sebrae Rio e o Sicoob Central Rio, a coordenadora de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Rio, Taniara Castro, assegura que a união das duas instituições, que é de longa data, colabora para o desenvolvimento do nosso estado de maneira mais justa e fraterna.

“As ações conjuntas contribuem de forma relevante para o processo de inclusão financeira e promovem o desenvolvimento econômico conjugado à justiça social”, diz Taniara.

Para George Figueiredo, gerente de crédito do Sicoob Central Rio, a parceria com o Sebrae Rio é uma excelente alternativa para os empresários que necessitam de financiamento para atravessar esse período crítico em condições adequadas. A cooperação entre o Sicoob Rio e o Sebrae Rio já existia no período pré-pandemia. “Originalmente, os projetos eram relacionados às consultorias empresarial e financeira, a treinamentos diversos com foco no desenvolvimento dos associados às cooperativas filiadas ao Sistema Sicoob Rio, sem necessariamente serem vinculados ao Sebrae Rio; entidade que tem como princípio fomentar o empreendedorismo”, comenta Figueiredo.

Segundo Guilherme Reche, analista do Sebrae Rio, uma das maiores dificuldades das micro e pequenas empresas (que respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado, cerca de 16,1 milhões de pessoas) é a apresentação de garantias sólidas e confiáveis para obter recursos financeiros.

“Esse é o papel do Fampe. Ser o avalista complementar da pequena empresa para que essa não seja mais uma barreira em situações emergenciais ou de crescimento. Acreditamos muito no diferencial do sistema cooperativo, no seu atendimento e na sua análise.” Afirma ainda que a operação com o Fampe proporciona a ampliação da carteira de crédito com segurança. “É um marco e vamos avançar. O Sebrae atuará intensamente na qualificação das empresas associadas para que a carteira do Fampe seja sólida e sustentável ao longo do tempo”, diz.

Além das empresas associadas às cooperativas do Sicoob Rio, podem ter acesso a recursos emergenciais do sistema as cooperativas vinculadas ao Sescoop/OCB e os franqueados da Associação Brasileira de Franchising (ABF Rio). A reestruturação das operações de empréstimo, como prorrogação de prazos, por exemplo, depende de análises de riscos individuais de cada instituição, permitindo, assim, uma maior flexibilidade para a negociação.

Empresas que têm folha de pagamento vinculada ao Sicoob podem financiar estes vencimentos via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com prazo de 36 meses (com seis meses de carência), valor de dois salários mínimos por empregado e taxa de 3,75% ao ano.

As empresas do Estado do Rio que ainda não são associadas, mas têm interesse nas linhas de crédito disponíveis nas cooperativas, podem obter informações no site do Sicoob Rio, através do link: www.sicoobrio.com.br/pj

As cooperativas do Sicoob Rio estão presentes em 92 municípios do Estado do Rio e, além de empréstimos, colocam à disposição dos seus associados serviços de conta-corrente, meios eletrônicos de pagamento, consórcio, previdência, seguros, investimentos, cartões, cobrança bancária, bem como o aplicativo bancário mais bem avaliado no segmento. As oito cooperativas filiadas ao Sicoob Central Rio fazem parte do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (o Sicoob), com 4,6 milhões de cooperados, presente em todos os estados e no Distrito Federal. E oferece aos seus associados 3.129 agências em 1.795 municípios (o quinto lugar entre as instituições financeiras), mais de 4.900 postos eletrônicos de autoatendimento próprios e 20 mil pontos da rede Banco24Horas. O Sicoob fechou o ano de 2019 com 78% de operações digitais, soma das transações realizadas no mobile banking e internet banking. E as plataformas digitais do Sicoob têm sido reconhecidas pelo mercado brasileiro em premiações recorrentes.

No Sicoob, os associados são donos de suas respectivas cooperativas, participam de forma igualitária das decisões e dos resultados em uma instituição administrada democraticamente; o que proporciona aos cooperados taxas mais justas e o retorno das sobras líquidas apuradas ao término de cada período (os chamados lucros dos bancos).

O Sebrae é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas – aquelas com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. Atua ainda com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. O Sebrae é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, mas não é uma instituição financeira, por isso não empresta dinheiro. Articula (junto aos bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito) a criação de produtos financeiros adequados às necessidades do segmento. Além disso, orienta os empreendedores para que o acesso ao crédito seja, de fato, um instrumento de melhoria do negócio.

Website: http://www.sicoobrio.com.br/pj