Sobre: 13º: o dinheiro extra para investir

19/12/2019 –

O benefício, protegido por lei pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é o responsável por promover um aporte substancial na economia brasileira nesse período, permitindo que a pessoa não só quite as dívidas, como também para estimular o consumo no varejo

A proximidade do fim de ano é uma época muito aguardada pelos trabalhadores brasileiros, graças ao pagamento do 13º salário, que ocorre nos meses de novembro e dezembro. O benefício, protegido por lei pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é o responsável por promover um aporte substancial na economia brasileira nesse período, permitindo à pessoa quitar suas dívidas, como também estimular o consumo no varejo. Entretanto, gastar essa renda extra não deveria ser a única opção.

O pagamento deste benefício é uma ótima oportunidade para que o trabalhador possa começar a investir justamente por ser uma renda não programada, ou seja, que não consta no orçamento mensal. Com esse dinheiro, é possível montar a famosa reserva de emergência, para atender despesas e necessidades de curtíssimo prazo. O ideal é a pessoa buscar aplicações de baixíssimo risco e com liquidez. Os fundos de Renda Fixa Simples, por exemplo, também conhecidos como fundos DI, são boas opções por terem o menor risco do mercado (mais baixo do que a Poupança, inclusive), pois investem em títulos públicos garantidos pelo Tesouro Nacional, possuem rentabilidade diária e possibilidade de resgate no mesmo dia. Já existem fundos Simples isentos de taxa de administração, disponíveis nas plataformas do BTG Digital, Órama, Pi e Rico.

Para aqueles que já tenham o colchão de liquidez em Fundos DI ou no Tesouro Selic, vale a pena diversificar a carteira, uma vez que, com a Selic atual a 5,5% ao ano e em tendência de queda, é necessário sair da zona de conforto e tomar riscos para buscar retornos maiores. Para um perfil moderado, os fundos multimercados podem ser uma boa alternativa e, para os mais arrojados, ações e fundos imobiliários tendem a se beneficiar em um cenário de juros baixos.

O avanço da tecnologia permitiu o acesso de pequenos investidores à produtos mais sofisticados. E ao diversificar sua carteira entre diferentes plataformas digitais e diversas classes de ativos, existem aplicativos que ajudam no controle do portfólio e a tomar decisões melhores.

No Brasil, infelizmente a população ainda sofre com a falta de educação financeira. Portanto é importante a busca pelo conhecimento e começar a investir o quanto antes, pois, ainda que a inflação esteja em patamares historicamente baixos, ela pode levar a juros reais negativos, corroendo o poder de compra do consumidor. E, em um país onde é difícil ganhar dinheiro, é essencial fazer com que esses valores trabalhem para você, visando o crescimento do seu patrimônio e atingir os objetivos pessoais, Portanto, ao receber o 13º salário, é preciso reflitir bem sobre qual o melhor destino para os valores recebidos. Se não possuir dívidas, ao invés de gastar em itens supérfluos, pode ser o primeiro passo para começar a montar uma carteira de investimentos fazendo a diferença no futuro, de acordo com Walter Poladian, CFP® planejador financeiro e sócio fundador do Fliper.

Web Site: