Sócio-diretor da Infotec Brasil explica como relacionar saúde e segurança do trabalho

Rio de Janeiro, RJ 14/5/2020 – A saúde não diz respeito apenas à integridade física do trabalhador, mas também da saúde mental e da saúde social

Questões como saúde e segurança do trabalho são fundamentais para um ambiente de trabalho seguro, confortável e produtivo. Pedro Ghiatã, Sócio-Diretor da Infotec Brasil, conta como relacionar esses elementos e promover um trabalho melhor.

Saber como relacionar saúde e segurança do trabalho é crucial para a criação de um ambiente de trabalho seguro, confortável e produtivo. Mas como fazer isso? De acordo com o sócio-diretor da Infotec Brasil, Pedro Ghiatã, o segredo é entender as particularidades de cada um desses elementos.

“A saúde no ambiente trabalhista é regulamentada pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO),” afirma Pedro. “Ou seja, está dentro das determinações da Norma Regulamentadora 7, ou NR7. Ela diz respeito à manutenção da saúde do trabalhador. Já a segurança do trabalho, foca mais na prevenção de riscos para diminuir as chances de acidentes de trabalho, evitando danos tanto aos funcionários quanto ao meio ambiente. Ela é regulamentada pelo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), determinado pela Norma Regulamentadora 9, ou NR9. Também conta ainda com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que deve se reunir mensalmente para garantir essa proteção.”

Apesar de suas diferenças, no entanto, o especialista aponta que a saúde e a segurança do trabalho possuem o mesmo objetivo principal. “Elas precisam ser empregadas em conjunto para garantir a qualidade de vida dos trabalhadores,” comenta ele. “E isso engloba as mais diversas esferas. Por exemplo, a saúde não diz respeito apenas à integridade física do trabalhador, mas também da saúde mental e da saúde social. Ou seja, são muitos os fatores que contribuem para a criação de um ambiente positivo.”

Para Ghiatã, é extremamente benéfico para uma empresa a manutenção em conjunto da saúde e da segurança do trabalho. “Não é apenas uma questão de evitar processos ou problemas com a legislação trabalhista,” explica ele. “É algo que vai além, porque, se você cria um ambiente onde a saúde e a segurança do trabalhador estão garantidas, você verá um retorno em termos de produção. A equipe vai se sentir mais confortável e mais unida, e, por consequência, vai trabalhar muito melhor.”

Sobre a Infotec Brasil

A Infotec Brasil é especialista em terceirização de serviços e soluções de BPO para grandes indústrias e empresas há mais de 30 anos. Com expertise no mercado de óleo, gás e energia, a empresa tem mais de 2000 colaboradores e cinco filiais em todo o Brasil. Buscando sempre a excelência operacional, a Infotec atua em projetos de grande porte no território do país inteiro.

Website: http://infotecbrasil.com.br/

Web Site: