Speech Analytics: o que é e como a ferramenta pode elevar a experiência do consumidor?

São Paulo, SP 9/12/2020 – O Speech Analytics não apenas coleta, analisa e apresenta informações fundamentais, como também reúne dados a respeito das razões por trás das chamadas.

O Speech Analytics é um poderoso indicador de desempenho, com o objetivo de analisar dados relevantes gravados pelas centrais de atendimento ao cliente. 

Em um mercado cada vez mais digital e competitivo, atender às expectativas do cliente é fundamental para o sucesso das empresas.

Ouvir o feedback do cliente permite uma melhor compreensão de suas necessidades, de modo a auxiliar o departamento de atendimento a proporcionar uma experiência excepcional toda vez que o consumidor solicitar suporte.

Estudos da Bloomberg Business Week revelam que proporcionar uma ótima experiência ao cliente é o principal objetivo dos negócios, segundo o portal Super Office. Se empresas não focarem suas estratégias na criação de uma experiência positiva, elas correm o risco de ter uma má reputação e até mesmo uma menor retenção de clientes e de receita.

Assim, investir em soluções que permitem analisar o que os clientes realmente pensam sobre uma marca, produto ou serviço, como o Speech Analytics (Análise de Falas, em Português), é essencial para tomar medidas proativas para realizar alterações e melhorias.

Speech Analytics é estratégia fundamental para garantir a satisfação do consumidor

O Speech Analytics trata-se de um poderoso indicador de desempenho que tem como objetivo analisar dados relevantes gravados pelas centrais de atendimento ao cliente. A ferramenta surgiu em 2002 e desde então sua popularidade cresce.

Devido ao seu elevado nível de precisão bem como a velocidade de inteligência do cliente que ela proporciona, a Análise de Falas é fundamental para empresas que desejam melhorar a eficiência, o desempenho do agente, a adesão à conformidade, a receita e a experiência do cliente.

Através da soma de algoritmos com reconhecimento de falas, o software permite transcrever conversas e identificar expressões e sentimentos para que empresas consigam analisar o atendimento, detectando palavras-chave, reconhecendo o contexto dentro desses atendimentos e coletando informações a fim de melhorar as interações e a experiência do cliente. O Speech Analytics também pode analisar e-mails, textos, chats, pesquisas e redes sociais.

Compreendendo o processo de Análise de Falas 

A Análise de Falas combina dados não estruturados presos em chamadas gravadas, e-mails, transcrições de chat e demais interações com o cliente, com metadados estruturados, como por exemplo, qual agente realizou o atendimento, horário e duração.

O áudio do Speech Analytics passa por um processo de reconhecimento de fala que transforma sons em textos. Ao mesmo tempo, sinais acústicos, como volume e silêncio são extraídos. Em seguida, todos os dados são normalizados em um formato consistente entre os canais. Essa consistência faz com que empresas consigam mapear a jornada do cliente e continuar ou repetir o atendimento independente do canal de comunicação utilizado.

Vale ressaltar que no Speech Analytics tanto a gravação quanto a transcrição dos áudios são editadas de modo a remover dados sensíveis, como número de cartão de crédito, de modo a estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Benefícios do Speech Analytics  

Além de fornecer um panorama geral da percepção do consumidor sobre determinada marca, produto ou serviço, o Speech Analytics proporciona uma série de benefícios para empresas.

  1. Melhoria da qualidade do serviço:

Através da análise simultânea de todas as ligações recebidas e realizadas pela central, o Speech Analytics permite que empresas eliminem e previnam possíveis falhas. Além disso, o software permite monitorar o atendimento, possibilitando otimizar questões como o tempo de atendimento, padronização de procedimentos e resoluções a curto prazo.

  1. Experiência do consumidor em constante melhoria:

O Speech Analytics não apenas coleta, analisa e apresenta informações fundamentais, como também reúne dados a respeito das razões por trás das chamadas e nuances emocionais presentes na voz do cliente. Além disso, o software mostra como os agentes estão atendendo às expectativas do consumidor e quais pontos devem ser aprimorados.

  1. Redução de despesas:

Uma vez que a Análise de Falas auxilia a diminuir possíveis atritos com os clientes, melhorando a reputação do call center e a experiência do consumidor, a ferramenta contribui significativamente para o corte de gastos contraproducentes.

  1. Aprimoramento de principais métricas:

O Speech Analytics permite avaliar o motivo pelo qual clientes entraram em contato com a central de atendimento, possibilitando avaliar o motivo de ligações estarem sendo mais longas do que o padrão, ou até mesmo porque os problemas não estão sendo resolvidos.

  1. Vantagem competitiva:

Ao analisar um atendimento, o Speech Analytics consegue monitorar citações realizadas sobre concorrência, permitindo analisar a percepção dos clientes a respeito de determinada marca e de seus concorrentes.

  1. Fácil integração: 

A Análise de Falas pode ser integrada a outros serviços e sistemas, auxiliando na administração dos dados.

DNK oferece soluções de atendimento com Speech Analytics

DNK oferece soluções omnichannel para Call Center e Contact Center, sendo especializada no desenvolvimento de produtos, soluções e serviços de alta performance para as empresas da área.

O uso de tecnologias de última geração juntamente com uma equipe de profissionais experientes, leva a DNK a inovar constantemente para transformar a experiência de clientes e parceiros com seus consumidores.

A DNK oferece ferramentas que contam com a funcionalidade de Speech Analytics, com o objetivo de otimizar o atendimento ao cliente.

Com os serviços e produtos da DNK, o atendimento ao cliente é realizado através de uma plataforma integrada omnichannel, que conecta todos os canais de atendimento (WhatsApp, voz, web e chat e dentre outros) com rápida recuperação de informações e dados do cliente, de forma a oferecer uma gestão completa e satisfatória da jornada do cliente com resultados diferenciados.

A empresa é reconhecida pelo mercado e premiada pelas suas soluções e cases de sucesso. Campeã da categoria  “Melhor Solução de Autoatendimento” no XXI Prêmio Consumidor Moderno e vencedora do troféu prata no Prêmio Cliente SA 2020, na categoria “Líder em Estratégia de Inovação”, em parceria com um cliente, a DNK compreende que um consumidor bem atendido é o segredo para o sucesso do atendimento.

Website: https://www.dnkinfotelecom.com.br

Web Site: