Startup brasileira conquista mercado norte-americano e fatura alto em menos de quatro anos de operação

Goiânia, GO 21/1/2020 – Em 2019, foram mais de 15 mil plugins vendidos para cerca de 7 mil clientes. Nosso principal mercado é o norte-americano.

Fundada em abril de 2016, em Goiânia (GO), a LenoFX é uma startup bootstrapping¹ que comercializa plugins para o Final Cut Pro X, software de edição de vídeo criado pela Apple. O negócio é baseado em uma plataforma e-commerce, que disponibiliza templates para facilitar e agilizar o trabalho de profissionais de vídeo. No ano passado, faturou US$700 mil dólares, o que representa R$ 2.763.600,00². Em 2020, a meta é dobrar esse valor e expandir a oferta de serviços, oferecendo aos clientes produtos altamente personalizáveis.

A startup possui 18 funcionários e já comercializou para 140 países, conta o CEO e fundador Leno Porto: “Em 2019, foram mais de 15 mil plugins vendidos para cerca de 7 mil clientes. Nosso principal mercado é o norte-americano. 40% dos pedidos são dos Estados Unidos, em seguida, temos Coréia do Sul, Reino Unido e França”.

2019 foi o principal ano de vendas para a LenoFX e ainda marcou um momento importante: a inauguração da nova sede, que conta com um amplo espaço e ambientes que estimulam a criatividade, a inovação e a integração das equipes.

“A expectativa é de um crescimento ainda mais acelerado para 2020. Somos reconhecidos por termos produtos mais criativos, intuitivos, de alta qualidade e preço acessível, quando comparado aos nossos concorrentes, que são empresas polonesas, australianas e americanas. Além disso, enxergamos o relacionamento com o cliente como o principal motor de crescimento da LenoFX. Somos elogiados pelo atendimento aproximativo, pelo cuidado com os clientes e pela simpatia que só o brasileiro tem”, afirma Leno Porto.

O empresário ainda fala sobre como surgiu a ideia de criar a startup. “Em 2010, eu abri uma empresa de cursos preparatórios on-line para concursos. Na época, não era possível arcar com as despesas de um editor de vídeo. Então, tive que aprender eu mesmo a formatar os cursos. O negócio não deu certo, mas a paixão por edição de vídeo se manteve. Logo, passei a compartilhar conhecimentos na internet e me tornei uma das principais referências no Brasil em Final Cut Pro X”. Pouco tempo depois, a LenoFX se materializava e ganhava o mercado internacional.

A grande ambição da LenoFX, que tem o propósito de tornar as pessoas bem-sucedidas (colaboradores, clientes e toda a comunidade ao seu redor), é estar em breve na lista dos unicórnios brasileiros, ou seja, as startups que alcançaram o valor de mercado de US$ 1 bilhão.

¹ Uma startup com recursos próprios, nunca recebeu investimento externo

² Cotação dólar de 3,948, considerando o final do ano de 2019

Website: https://lenofx.com/

Web Site: