Startup de inovação tributária captou mais de R$18 milhões para projetos ligados a causas culturais no ano de 2020

Florianópolis, SC 5/2/2021 –

A Incentiv.me trabalha alinhada com os 17 ODS e no ano da pandemia criou campanhas para incentivar a economia criativa

A cultura é algo inerente à vida das pessoas, é o que mostra os dados do extinto Ministério da Cultura brasileiro. Os setores culturais e criativos no Brasil movimentam R$ 171,5 bilhões por ano. Isso equivale a quase 3% de todo o PIB do país. A previsão inicial para o período de 2020/2021 era de que esses setores gerassem R$ 43,7 bilhões para o PIB brasileiro. Mas logo no início do segundo semestre de 2020, os resultados preliminares da pesquisa “Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil” mostraram que este foi justamente, o setor mais afetado pela pandemia da covid-19.

Apoiar o setor cultural significa estar alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, é o que afirma a UNESCO. Os 17 objetivos estabelecidos pela “Organização para um Mundo Melhor” envolvem fatores econômicos, sociais e ambientais como pilares principais para uma sociedade viável e sustentável. Analisando a fundo cada um dos dezessete objetivos, percebe-se que a cultura contribui transversalmente para todas estas finalidades. Cabe destacar que o desenvolvimento econômico, social e ambiental contribui diretamente para a ampliação e manutenção dos patrimônios culturais da sociedade.

Pensando nisso é que a startup de inovação tributária Incentiv.me promoveu campanhas de captação para projetos ligados à causa cultural Em 2020, a empresa arrecadou cerca de R$18 milhões através da plataforma desenvolvida pela startup. A plataforma permite que pessoas físicas e empresas redirecionem parte dos seus impostos a projetos sociais aprovados em leis de incentivo fiscal. Atualmente, 55% do total de projetos online e em captação — 145 projetos — estão ligados à cultura. “Pensando em um estado como o de São Paulo, onde quase 1,5 milhão de pessoas vivem da cultura, o apoio a esse público se mostra mais do que necessário nesse momento”, complementa a COO da Incentiv.me e musicista Thais Nicolau.

Leis de incentivo fiscal

As leis de incentivo fiscal são instrumentos que permitem o direcionamento de parte dos impostos para causas relevantes como educação, atendimento à crianças e adolescentes em vulnerabilidade, idosos, pessoas com deficiência, causas ligadas à saúde, cultura e esporte. Empresas e pessoas podem fomentar essas causas sociais, decidir onde investir seus impostos e acompanhar de forma transparente e eficiente o uso de recursos públicos.

A Incentiv.me é uma taxtech que oferece produtos e serviços para o ecossistema das leis de incentivo. Para empresas, a Incentiv.me oferece um serviço de diagnóstico e mapeamento de potencial em leis de incentivo, curadoria e seleção de projetos, suporte operacional, acompanhamento de projetos apoiados em tempo real e mensuração de impacto gerado.

Website: https://site.incentiv.me/