Startup reduz custos e acelera processo de digitalização na gestão condominial

Curitiba, PR 9/12/2020 – “As administradoras de condomínios querem se destacar no mercado com inovação, visando crescer sua carteira de clientes.”

O isolamento social dificultou a gestão diária de condomínios. Por isso, síndicos e administradoras de condomínios estão buscando soluções para digitalizar o condomínio automatizando processos, economizando tempo e reduzindo custos.

Em pleno isolamento social no país, ficou evidente a carência de tecnologia nos condomínios do Brasil. Uma simples decisão que já era difícil de ser tomada com assembleias presenciais, ficou ainda mais complexa com o isolamento. Além disso, a rotina de síndicos e administradoras de condomínios também sofreu impactos no formato tradicional de gestão dos condomínios.

O mercado de condomínios e administradoras de condomínios atualmente

Tradicionalmente, as pessoas designadas para o cargo de “síndico” do condomínio são os próprios moradores, porém administrar um condomínio não é tão simples e está cada vez mais evidente a capacitação destes profissionais e empresas do ramo.

De fato, a tecnologia aumenta o nível de exigência. Não é mais necessário ir ao banco, as refeições praticamente chegam na porta em instantes, mas a forma como condomínios são geridos parece ter “parado no tempo”.

Segundo pesquisa realizada pela AABIC (Associação das Administradoras de Bens Móveis e Condomínios de São Paulo) em julho de 2019, subiu de 29% para 58% a porcentagem de administradoras que consideram como uma tendência o aumento de síndicos profissionais nos condomínios.

Startups aceleram o processo de digitalização de condomínios e administradoras

Basta uma pesquisa na internet para encontrar um aumento significativo de startups focadas em soluções, desde portarias remotas, até mercados dentro de condomínios. Mas destacam-se buscas por: plataformas, softwares e aplicativos que aceleram a digitalização e automatizam atividades diárias de gestores de condomínios.

É o caso da startup uCondo: que não necessita de instalação física no condomínio ou nas administradoras de condomínios. Desde a sua primeira versão, já conta com o uso de tecnologia em nuvem, possibilitando que moradores, porteiros, síndicos e administradoras de condomínios possam acessar as informações do condomínio de qualquer lugar do mundo, através dos apps para Android e iOS, além do portal na web.

Com a chegada inesperada da pandemia, a startup uCondo teve uma alta procura de condomínios e administradoras por plataformas 100% na nuvem. Os gestores buscam soluções para que todos os colaboradores, tanto de condomínios como de administradoras de condomínios, pudessem trabalhar em formato digital: totalmente online, evitando ao máximo contatos físicos.

Segundo Marcus Nobre, cofundador da startup uCondo: “com o isolamento social as pessoas estão mais tempo em suas casas, com isso, vêm as reformas nos apartamentos e crescimento de demandas dos síndicos e condomínios. As administradoras de condomínios também passaram a se reinventar, principalmente seu modo de trabalho, buscando soluções na nuvem para sua operação e seus colaboradores trabalharem com segurança, continuando o atendimento aos condomínios com qualidade.”

Condomínios e administradoras de condomínios estão se reinventando no dia a dia

Assembleias online: O Código Civil, artigo 1.350, prevê a obrigatoriedade de haver, anualmente, pelo menos uma assembleia, a seguir:

“…Art. 1.350. Convocará o síndico, anualmente, reunião da assembleia dos condôminos, na forma prevista na convenção, a fim de aprovar o orçamento das despesas, as contribuições dos condôminos e a prestação de contas, e eventualmente eleger-lhe o substituto e alterar o regimento interno…”

Em geral, acontecem mais assembleias do que apenas um evento anual obrigatório. Mas, como viabilizar outras assembleias no “novo normal”?

No dia 20 de junho de 2020, foi sancionada a Lei nº 14.010, que prevê a realização de assembleias em formato online. Um incrível avanço para condomínios e administradoras de condomínios, que além de conseguir aumentar a participação, que sempre foi um problema, agora não abrem mão deste novo formato de assembleias.

A startup uCondo, além dos mais de 30 recursos disponíveis na plataforma, possui um recurso exclusivo para formalizar a convocação da assembleia, obrigatória conforme Art. 1.350, e também para realização de votações ajudando nas tomadas de decisões. Além disso, disponibilizou um conteúdo gratuito, ensinando condomínios e administradoras de condomínios a realizarem assembleias online de forma gratuita. Disponível em: http://bit.ly/AssembleiaOnlineGratuita

Aplicativos e boletos: assim como o recurso de assembleias online, quase obrigatório para síndicos e condomínios nesse momento delicado, as administradoras de condomínios também buscaram otimizar seus processos internos para atender os condomínios de forma segura e ágil.

As administradoras de condomínios querem se destacar através da inovação, visando crescer sua carteira de clientes, por isso, disponibilizam aplicativos para seus clientes: síndicos, porteiros e moradores dos condomínios.

Ofertando essa comodidade, ficou claro que os aplicativos servem como um autosserviço, desafogando a operação da administradora de condomínios com tarefas simples, como: acessos a relatórios em tempo real, 2ª via de boletos,documentos importantes etc., além, é claro, de mostrar o profissionalismo da empresa.

Com a plataforma uCondo, administradoras de condomínios geram boletos registrados no Banco Central em menos de 2 segundos, na sequência, o boleto é enviado para o aplicativo e e-mail do morador. Uma vez que esse pagamento é realizado, a plataforma automaticamente identifica o pagamento e lança em tempo real as informações nos balancetes e relatórios de prestações de contas, eliminando qualquer envio de arquivos para o banco ou lançamentos manuais.

uCondo: startup especialista no mercado de condomínios e administradoras de condomínios

A uCondo é uma startup de base tecnológica, investida pela Porto Seguro (BR) e Plug And Play (EUA), está em crescimento exponencial e já conta com mais de 100 mil apartamentos e usuários espalhados pelo Brasil inteiro.

Em sua carteira de clientes, a uCondo conta com milhares de condomínios, centenas de administradoras de condomínios e grandes construtoras, como a MRV Engenharia.

Recentemente, a uCondo foi selecionada pela Endeavor (a maior organização de apoio a empreendedorismo e empreendedores de alto impacto) como startup de alto potencial de crescimento.

Mais informações no site da uCondo: https://ucondo.com.br

Website: https://www.ucondo.com.br/

Web Site: