Sustentabilidade transforma mercado imobiliário em meio a recuperação econômica

São Paulo, SP 16/3/2020 – Além das políticas públicas visando a sustentabilidade, o setor imobiliário está se transformando, é o caso da Life Haus, primeira imobiliária da América Latina

Atualmente fala-se muito sobre a Sustentabilidade, mas afinal de contas, o que esse termo representa?

De acordo com Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega e que atuou como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU), Sustentabilidade significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades. A Sustentabilidade não quer interromper o desenvolvimento, mas corresponde a uma nova forma de pensar, buscando meios que propiciem o crescimento econômico sem agredir o meio ambiente.

O campo da construção civil é responsável por grande parte do consumo de energia elétrica, água, além de emitir resíduos e CO2. De acordo com o Worldwatch – instituto especializado em pesquisa e divulgação de informação do mundo rumo a sustentabilidade – o setor da construção civil consome cerca de 25% a 40% de toda a energia produzida mundialmente, contribui com 30% a 40% da emissão de dióxido de carbono e gera 30% a 40% dos resíduos sólidos descartados.
Nesse processo, desenvolvem-se novas oportunidades de empreendimentos sustentáveis que podem ser aproveitadas por pessoas e empresas, contribuindo com o meio ambiente e com a economia do país. Essa renovação são os Imóveis Sustentáveis.

Os Green Buildings, como também são chamados, são imóveis que estão em consonância com o meio ambiente e são muito mais do que as plantas ao seu redor. Os empreendimentos têm como características formas alternativas de diminuir o consumo de energia elétrica e de água potável, como por exemplo, sistemas como placas de energia solar no telhado e hélices de energia eólica são as opções mais comuns nestas edificações para substituir a energia elétricas. Métodos de captação da água da chuva ajudam a diminuir o consumo de água potável. A água recolhida possui vários usos sanitários, como lavar pisos, paredes, calçadas e até mesmo o carro.
As construções sustentáveis contam com a coleta seletiva para redução do rastro de lixo, que são recolhidos por empresas de reciclagem e transformam grande quantidade de resíduos em compostos orgânicos úteis, para nutrir o solo onde serão cultivadas plantas de vários tipos.

A presença de áreas verdes está associada a sensação de bem-estar e relaxamento, além de que oxigenam e melhoram a qualidade do ar, ajudam a regular a temperatura e ainda são agradáveis esteticamente. O equilíbrio com o ambiente é uma característica essencial para um empreendimento realmente sustentável.

Para o Green Building Council Brasil (GBC), os empreendimentos de construções verdes poderão reduzir entre 24% a 50% do consumo de eletricidade, 70% de produção de resíduos, 33% a 39% de emissões de CO2 e 40% do consumo de água.

A capacidade de transformação dos Imóveis Sustentáveis, embora ainda não sejam tão conhecidas pelas pessoas, foi percebida por muitas empresas brasileiras. De acordo com a contabilidade da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), somos o 4º país com maior número de construções verdes, com 505 edifícios comprovadamente sustentáveis no país, a maioria (327) estão no estado de São Paulo.

Além das políticas públicas visando a sustentabilidade, o setor imobiliário está se transformando, é o caso da Life Haus, primeira imobiliária da América Latina focada em empreendimentos sustentáveis, com sede na capital paulista.

Segundo o seu fundador, Fábio Borges: “acreditamos que não é necessário abrir mão de conforto, modernidade e tecnologia para viver em um ambiente sustentável, sendo assim só comercializamos empreendimento que passem por uma rigorosa análise interna de indicadores de conforto, bem-estar, sustentabilidade, segurança e economia.”

Website: https://lifehaus.com.br

Web Site: