Takeda e MD Anderson anunciam colaboração para acelerar o desenvolvimento da plataforma de terapia com células NK CAR pronta para uso clínico

HOUSTON (EUA) e OSAKA (Japão) 5/11/2019 –


− Estudo de fase 1/2a em andamento do NK CAR CD19 com estudo principal previsto para registrar pacientes em 2021
− Potencial para ser a primeira terapia celular CAR aprovada para administração ambulatorial

O MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas e a Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE:4502/NYSE:TAK) (“Takeda”) anunciaram hoje um acordo de licença exclusivo e um acordo de pesquisa para desenvolver terapias com células assassinas naturais dirigidas por receptores de antígeno quimérico (NK CAR) derivado do sangue do cordão umbilical, “blindadas” com IL-15, para o tratamento de neoplasias de células B e outros tipos de câncer.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20191105005962/pt/

Conforme o acordo, a Takeda receberá acessoàplataforma de NK CAR do MD Anderson e os direitos exclusivos para desenvolver e comercializar até quatro programas, incluindo uma terapia com células NK CAR direcionada a CD19 e uma terapia com células NK CAR direcionada ao antígeno de maturação de células B (BCMA). A Takeda e o MD Anderson também colaborarão em uma pesquisa para desenvolver ainda mais esses programas de NK CAR.

“Nossa visão é melhorar os tratamentos existentes, desenvolvendo NKs CAR blindadas que podem ser administradas imediatamente em um ambiente ambulatorial – permitindo que mais pacientes sejam tratados de maneira eficaz, rápida e com toxicidade mínima”, disse Katy Rezvani, M.D., Ph.D., professora de Terapia Celular e Transplante de Células-Tronco no MD Anderson. “Com sua experiência em neoplasias hematológicas e seu compromisso com o desenvolvimento de terapias celulares de próxima geração, a Takeda é o colaborador ideal para ajudar nossa equipe a promover terapias com células NK CAR para pacientes que precisam de tratamentos.”

Uma nova abordagem para a entrega de CARs prontos para uso ambulatorial

A plataforma de NK CAR alogênica do MD Anderson isola células NK do sangue do cordão umbilical e as projeta para expressar CARs contra objetivos específicos do câncer. As células NK CAR são modificadas com um vetor retroviral para fornecer genes e melhorar sua eficácia no ataque a tumores específicos. Um CAR CD19 aumenta a especificidade das células para neoplasias de células B, enquanto a imunocitoquina IL-15 aumenta a proliferação e sobrevivência das células NK CAR no corpo.

Diferentemente das terapias atuais de células T CAR que utilizam células T geneticamente modificadas de um paciente e requerem um processo de fabricação de várias semanas, as células NK CAR devem ser fabricadas a partir de uma fonte de doadores não relacionados e armazenadas para uso imediato, permitindo que o tratamento seja fornecido de maneira mais rápida.

A previsão é de que a terapia com células NK CAR CD19 possa ser administrada em ambulatório. Em um estudo clínico de fase 1/2a em andamento, que trata pacientes com neoplasias de células B recidivantes e refratárias, a terapia com células NK CAR CD19 não foi associadaàsíndrome grave de liberação de citocinas (SRC) ouàneurotoxicidade observada nas terapias existentes com T CAR.

O desenvolvimento da plataforma de NK CAR do MD Anderson é liderado pela Dra. Rezvani e é apoiado pela plataforma de terapia celular adotiva, Chronic Lymphocytic Leukemia Moon Shot® e B-Cell Lymphoma Moon Shot®, todos parte do Moon Shots Program®, da instituição, um esforço colaborativo para desenvolver rapidamente descobertas científicas em avanços clínicos significativos capazes de salvar a vida dos pacientes.

Takeda: acelerando o desenvolvimento de várias plataformas CAR de próxima geração

“A plataforma de NK CAR do MD Anderson representa o potencial curativo das terapias celulares e é por isso que estamos estabelecendo o NK CAR CD19 como nosso principal candidato em terapia celular em oncologia”, disse Andy Plump, MD, Ph.D., presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Takeda. “Precisamos trabalhar com rapidez e propósito, e, como tal, pretendemos iniciar um estudo principal do NK CAR CD19 em 2021.”

Além das terapias com células NK CAR, a Takeda e seus parceiros estão investigando várias abordagens para melhorar a segurança, eficácia e acessibilidade das terapias com células T CAR de primeira geração, incluindo células T CAR gamma delta, células T CAR derivadas de células-tronco pluripotentes induzidas, células T CAR direcionadas a tumores sólidos e outras abordagens de próxima geração. A Takeda planeja avançar cinco terapias celulares oncológicas para a clínica até o final do ano fiscal 20201. Essas plataformas estão sendo desenvolvidas com parceiros e aplicando o conhecimento do mecanismo translacional de terapia celular da Takeda, que fornece bioengenharia, química, fabricação e controle (CMC), recursos clínicos e translacionais em um único espaço para superar muitos dos desafios de fabricação experimentados no desenvolvimento da terapia celular.

A Takeda é responsável pelo desenvolvimento, fabricação e comercialização dos produtos NK CAR resultantes do acordo. O MD Anderson receberá um pagamento adiantado e é elegível para receber marcos comerciais e de desenvolvimento para cada destino, bem como royalties em camadas sobre as vendas líquidas de qualquer produto NK CAR.

O MD Anderson e a Takeda continuarão a pesquisa dos objetivos adicionais e da plataforma de NK CAR sob a direção de um comitê conjunto de pesquisa. O MD Anderson implementará um Plano Institucional de Gerenciamento e Monitoramento de Conflitos de Interesses para esta pesquisa.

Sobre o MD Anderson

O MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas, em Houston, é considerado um dos centros mais respeitados do mundo, focados no atendimento, pesquisa, educação e prevenção de pacientes com câncer. A única missão da instituição é acabar com o câncer para pacientes e suas famílias no mundo todo. O MD Anderson é um dos 50 centros integrais de câncer designados pelo Instituto Nacional do Câncer (NCI) dos EUA. O MD Anderson ocupa a primeira posição em tratamento de câncer na pesquisa “Melhores hospitais” do US News & World Report. Ele é tido como um dos dois principais hospitais do país para tratamento de câncer desde que começou a pesquisa, em 1990, e ficou em primeiro lugar 15 vezes nos últimos 18 anos. O MD Anderson recebe uma concessão de apoio a centros de câncer do NCI dos Institutos Nacionais de Saúde (P30 CA016672) dos EUA.

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company Limited

A Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE:4502/NYSE:TAK) é uma líder biofarmacêutica global, baseada em valores, orientada para P&D, com sede no Japão, empenhada em trazer um saúde melhor e um futuro mais brilhante para os pacientes, traduzindo a ciência em medicamentos altamente inovadores. A Takeda concentra seus esforços de P&D em quatro áreas terapêuticas: Oncologia, Gastroenterologia (GI), Doenças raras e Neurociência. Também fazemos investimentos direcionados em P&D em Terapias e Vacinas Derivadas de Plasma. Estamos nos centrando no desenvolvimento de medicamentos altamente inovadores que contribuem para fazer a diferença na vida das pessoas, avançando rumo a novas opções de tratamento e alavancando nosso mecanismo e recursos de P&D colaborativos para criar um pipeline robusto e diversificado. Nossos funcionários estão comprometidos em melhorar a qualidade de vida dos pacientes e em trabalhar com nossos parceiros em assistência médica em aproximadamente 80 países. Para mais informações, acesse https://www.takeda.com

Declarações prospectivas

Este comunicado de imprensa e quaisquer materiais distribuídos em conexão com este comunicado de imprensa podem conter declarações prospectivas, crenças ou opiniões sobre os negócios futuros, a posição futura e os resultados operacionais da Takeda, incluindo estimativas, previsões, metas e planos para a Takeda. Em particular, este comunicado de imprensa contém previsões e estimativas de administração relacionadas com o desempenho financeiro e operacional da Takeda, incluindo declarações sobre previsões de receita, lucro operacional, EBITDA ajustado, lucro antes do imposto de renda, lucro líquido atribuível aos proprietários da Takeda, lucro básico por participação, amortização e redução ao valor recuperável e outras receitas/despesas, receita subjacente, margem de lucro subjacente, lucro por ação subjacente e dívida líquida. Sem limitação, as declarações prospectivas geralmente incluem palavras como “objetivos”, “planos”, “acredita”, “espera”, “continua”, “visa”, “pretende”, “intenciona”, “pode”, “deveria”, “seria”, “poderia”, “antecipa”, “estima”, “projeta” ou palavras ou termos de substância similar ou a negativa dos mesmos. Quaisquer declarações prospectivas contidas neste documento são baseadas nas suposições e crenças atuais da Takedaàluz das informações atualmente disponíveis para ela. Tais declarações prospectivas não representam nenhuma garantia da Takeda ou de sua administração do desempenho futuro e envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores, incluindo, entre outros: as circunstâncias econômicas que cercam os negócios da Takeda, incluindo as condições econômicas gerais no Japão, Estados Unidos e no mundo; pressões e desenvolvimentos competitivos; leis e regulamentos aplicáveis; o sucesso ou fracasso dos programas de desenvolvimento de produtos; decisões das autoridades reguladoras e o momento das mesmas; mudanças nas taxas de câmbio; reclamações ou preocupações relativasàsegurança ou eficácia dos produtos comercializados ou produtos candidatos; e integração pós-fusão com empresas adquiridas, qualquer uma das quais pode provocar que os resultados reais, o desempenho, as realizações ou a posição financeira da Takeda sejam substancialmente diferentes de quaisquer resultados futuros, desempenho, realizações ou posição financeira expressas ou implícitas por estas declarações prospectivas. Para obter mais informações sobre esses e outros fatores que podem afetar os resultados, o desempenho, as realizações ou a posição financeira da Takeda, consulte o “Item 3. Informações importantes – D. Fatores de risco” na Declaração de Registro da Takeda no Formulário 20-F arquivada na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, disponível no site da Takeda em: https://www.takeda.com/investors/reports/sec-filings/ ou em www.sec.gov. Nem a Takeda nem sua administração garantem que as expectativas expressas nestas declarações prospectivas serão corretas e que os resultados, o desempenho ou as realizações reais podem diferir materialmente das expectativas. As pessoas que recebem este comunicado de imprensa não devem confiar indevidamente nas declarações prospectivas. A Takeda não assume nenhuma obrigação de atualizar nenhuma das declarações prospectivas contidas neste comunicado de imprensa ou quaisquer outras declarações prospectivas que possa realizar. O desempenho passado não é um indicador de resultados futuros e os resultados da Takeda neste comunicado de imprensa podem não ser indicativos e não são uma estimativa, previsão ou projeção dos resultados futuros da Takeda.


1 O ano fiscal de 2020 da Takeda começa em 1º de abril de 2020 e termina em 31 de março de 2021.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

MD Anderson Cancer Center

Clayton Boldt

+1 (713) 792-9518

[email protected]

Takeda Pharmaceuticals

Imprensa no Japão

Kazumi Kobayashi

+81 (0) 3-3278-2095

[email protected]

Imprensa em outros países

Chris Stamm

+1 (617) 374-7726

[email protected]

Fonte: BUSINESS WIRE

Web Site: