TCS apresenta crescimento surpreendente no 1º trimestre

São Paulo, SP 23/7/2013 –

A Tata Consultancy Services, líder em serviços de TI, consultoria e soluções de negócios, informa seus resultados financeiros consolidados de acordo com a IFRS (International Financial Reporting Standards), em dólares, referente ao primeiro trimestre encerrado em 30 de junho de 2013.
Destaques financeiros para o trimestre encerrado em 30 de junho de 2013
Lucro Operacional de US$ 856.000.000, um aumento de 14,0% em relação ao ano anterior;
Dividendo por ação de 4 rúpias (INR).

Destaques corporativos para o trimestre encerrado em 30 de junho de 2013
Contratação bruta de 10.611 Colaboradores;
Altas taxas de utilização, chegando a 82,7% (excluindo trainees);
Obtenção de dois novos clientes no valor de $100 milhões.
O CEO mundial da TCS, N. Chandrasekaran, comenta o desempenho da companhia no trimestre
“Tivemos um trimestre sólido, impulsionado pelo maior crescimento dos últimos sete trimestres. Foi um desempenho versátil, com forte aumento de receita em todos os mercados, liderados pelos EUA. Nossos investimentos na Europa continuam a ganhar forte impulso junto aos clientes, o que nos ajudou a obter um crescimento superior do setor neste trimestre”.
Chandrasekaran acrescenta ainda: “Um ótimo desempenho de nosso negócio, a correta estrutura de custos, uma abordagem centrada no cliente e nossos investimentos crescentes em novas soluções e serviços digitais, nos posicionam bem para informar mais um ano de grande crescimento do negócio”.
Rajesh Gopinathan, Diretor Financeiro da TCS, afirma: “O ambiente atual exige um modelo operacional ágil, que possa identificar diversas oportunidades de crescimento. Continuamos a executar, planejar e investir em desenvolvimento, mantendo a estabilidade no perfil de nossa margem”.

Desempenho operacional:
O crescimento no 1º trimestre foi holístico. O aumento pode ser visto em todas as verticais do setor, liderados por Ciências Biológicas, Varejo, Telecomunicações e BFSI (Serviços Bancários, Financeiros e Seguros). Houve um crescimento equilibrado na área de TI e em outras linhas de serviço seguidos por Seguros, EiS (Sistema de Informação Empresarial), Consultoria Global e Soluções Alavancadas de Ativos. Os principais mercados cresceram de forma inteligente, liderados pelos EUA, Europa e Reino Unido, juntamente com o crescimento de mercados emergentes, como a América Latina e a região Ásia-Pacífico.
Durante o trimestre, a TCS fez a aquisição da Alti, um dos 5 melhores integradores de sistemas de soluções SAP da França, que tem entre seus clientes grandes empresas francesas nos setores bancário, financeiro, artigos de luxo, manufatura e serviços públicos.

Principais conquistas
– Contratada pelo Departamento de Correios com seu sistema integrador de transformação central. A TCS irá fornecer uma infraestrutura comum para oito programas de modernização de grande porte, transformando as principais operações de correio para DoP, assim como operações de back office, RH e F&A, tornando os serviços de fácil acesso através da internet e dispositivos móveis para os cidadãos e para os funcionários dos correios;
– Contratada por uma das principais companhias aéreas nórdicas para prestar serviços de infraestrutura em TI, desenvolvimento de aplicações e gerir e impulsionar a inovação da companhia aérea em sua jornada de transformação;
– Escolhida como parceira estratégica de uma das principais empresas aéreas do mundo na área de serviços de aplicações de TI;
– Venceu um acordo para transformação dos serviços de seguros para impulsionar a eficiência e a inovação de uma grande organização norte-americana do setor de saúde;
– Escolhida como parceira estratégica de um dos principais provedores de comunicação norte-americanos para fornecer soluções holísticas de seguro em toda sua estrutura de TI como gerenciador de serviços;
– Acordo com um grande conglomerado da região Ásia-Pacífico para transformação do back office;
– Selecionada como parceira estratégica e vencedora de um contrato para o desenvolvimento de aplicações e suporte de infraestrutura para um dos principais fornecedores norte-americanos na área de manutenção, reparação e operação de produtos;
– Acordo com uma empresa global prestadora de serviços financeiros, com sede na América do Norte, para desenvolver aplicações, além de prestar manutenção e garantia dos seus sistemas corporativos e de core banking;
– Acordo com uma empresa global de serviços financeiros, com sede na América do Norte, para gerenciar serviços de larga escala para sua plataforma de cartões.
Principais conquistas em serviços e soluções digitais
– O TCS Hy5 Presidio™ Mobile Device Management da TCS foi selecionado por um banco da região Ásia-Pacífico para implementação em dispositivos Android;
– O Hy5 Canvas™ Mobile Application Development Platform da TCS foi selecionado por empresa farmacêutica multinacional para o desenvolvimento de suas aplicações móveis corporativas;
– O Hy5 Test™ Mobile Application Testing Platform foi selecionado por uma empresa norte-americana prestadora de serviços financeiros, como a única ferramenta para teste de seus aplicativos móveis;
– O TCS iAgent™ mobile insurance foi selecionado por uma empresa prestadora de serviços financeiros sediada na região Ásia-Pacífico, como solução para os seus representantes;
– Firmou um acordo para desenvolver e integrar as aplicações de RH em tablets de uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo;
– Firmou um acordo para desenvolver uma sistema baseado em tablet para otimizar as atividades da equipe de vendas de um fabricante de dispositivos médicos norte-americano;
– Firmou um acordo para desenvolver uma aplicação móvel para fornecer aos usuários informações detalhadas e recurso de pesquisa do direito indiano para um importante fornecedor de serviços de informação;
– Firmou um acordo de vários anos para um projeto de transformação de armazenamento de dados, utilizando ferramentas de Big Data de uma grande empresa prestadora de serviços financeiros;
– Firmou um acordo com um grande banco norte-americano para implementar uma plataforma de descoberta de relacionamento com o cliente que possibilita aos assessores financeiros gerenciar as oportunidades de venda e venda realizadas;
– Firmou um acordo para desenvolver uma plataforma de análise do disposit