Técnica de fabricação de tanques de fibra define resistência e durabilidade do produto

Atibaia – SP 1/3/2021 –

Os reservatórios são fundamentais na armazenagem de uma série de produtos, desde alimento e água, a produtos químicos tais como ácidos, sais, hidróxidos, entre outros. Sua fabricação em plástico reforçado com fibra de vidro favorece um depósito seguro e responsável, porém, existem diferentes técnicas de fabricação, como por spray up ou filamento contínuo. Elas, por sua vez, podem interferir no resultado final. Embora cada procedimento assegure suas características, é importante estar atento às novas tecnologias, capazes de aperfeiçoar o processo e trazer ainda mais benefícios.

De acordo com Nadina Rodriguez da Delta Ambiental, entender o modo de produção dos tanques de fibra assegura que a aquisição do produto seja feita de maneira consciente e de acordo com as características requeridas pelo projeto. “Um investimento assertivo não deve se pautar no valor aplicado, mas sim, em como ele poderá ser durável e vantajoso a curto, médio e, principalmente, longo prazo”, afirmou a gerente operacional da Delta, fabricante de reservatórios e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

Na fabricação de tanques de fibra por meio da técnica spray-up, a aplicação da fibra de vidro e da resina são feitas simultaneamente por uma pistola. No processo, o fio composto de microfibras de vidro é desenrolado da bobina e picado na pistola laminadora. Assim, o fio, junto com a resina, é aplicado diretamente na superfície do molde. Embora simples, a técnica é predominantemente manual e exige uma série de outros procedimentos para remover as rebarbas que ficam, por exemplo.

Já o método de filamento contínuo (Filament Winding) é atualmente o mais moderno do mercado. Ele garante uma durabilidade e resistência ao produto diferenciada, devido à tecnologia aplicada. “Esse processo possibilita o uso da fibra sem cortes, diferente da spray-up. É utilizada uma máquina, com software acoplado, em que são determinadas as condições de trabalho, tais como rotação, comprimento e espessura. Assim, os fios contínuos de fibra de vidro são dispostos em padrões exatos de alinhamento, promovendo maior resistência e durabilidade aos reservatórios”, explica Nadina Rodriguez. O processo, totalmente automatizado, não requer qualquer intervenção humana além do comando do sistema. A resistência do filamento contínuo também é oito vezes maior que o spray up.

Entre as vantagens do uso do filamento contínuo estão a instalação rápida e simples, com facilidade de transporte e a alta resistência mecânica. “É possível garantir que o tanque de fibra será entregue totalmente inerte a qualquer tipo de corrosão”, pontua a gerente da Delta Ambiental, empresa que utiliza esse procedimento em seu processo de produção de tanques de fibra. A superfície interna lisa e sem rebarbas permite ainda facilidade de fluxo e limpeza, eliminando problemas de contaminação e desenvolvimento de microrganismos.

Website: https://deltasaneamento.com.br/