Tecnologias asseguram saúde financeira e tributária das empresas

Blumenau 18/12/2019 – O problema é que muitos empresários enxergam os contadores somente desta forma: como uma mera obrigação. Muito mais que um problema, isso é um erro.

Uma das maiores preocupações dos empresários – além de faturar e prosperar, é claro – é manter-se em dia com suas obrigações fiscais. Afinal, munido de novas tecnologias e dispositivos, o Fisco tem feito pente fino tecnológico e captado erros e sonegações com muito mais facilidade – o que liga o sinal de alerta nas corporações.

Neste processo, a figura do contador é fundamental, tendo em vista seu conhecimento quanto a questões legais e tributárias. Será ele quem se certificará que as empresas estão em dia com as obrigações e distantes de eventuais multas e penalizações. Em suma, uma espécie de “anjo da guarda” dos negócios.

“O Novo Código Civil frisa que a empresa é obrigada a ter um contador para levantar o balanço patrimonial e o resultado econômico dos negócios perante o Governo Federal”, comenta Elinton Marçal, diretor de tecnologia e marketing da SCI Sistemas Contábeis. “O problema é que muitos empresários enxergam os contadores somente desta forma: como uma mera obrigação. Muito mais que um problema, isso é um erro”.

Segundo o empresário – que desde 1991 trabalha no desenvolvimento de softwares voltados ao segmento contábil -, a figura do contador tem se transformado nos últimos anos, e estereótipos antiquados devem ser esquecidos para o sucesso dos negócios.

“A tecnologia tem mudado tudo e vemos isso diariamente em diversas áreas”, prossegue. “Esqueçam aquela imagem de contador sentado atrás de uma mesa realizando cálculos e preenchendo guias. Na contabilidade digital isso é realizado pelas máquinas. O contador trabalha em cima dos números em busca de melhores resultados e garante que os negócios prosperem e se mantenham saudáveis”.

Segundo ele, o sucesso neste propósito está diretamente atrelado ao uso de tecnologias de qualidade.

“Se o Fisco conta com tecnologia de ponta, os contadores também tem esta condição”, argumenta. “Os softwares contábeis estão cada vez mais inteligentes e completos, o que torna o procedimento muito mais seguro e integrado. A SCI, por exemplo, oferece uma gama de soluções para empresas contábeis, atendendo todas as necessidades rotineiras dos contadores”.

Entre elas, Marçal cita tecnologias desenvolvidas para dar mais agilidade a processos até então manuais.

“Calcular a folha de pagamento dos colaboradores, por exemplo, sempre foi uma tarefa complexa, que exigia o comprometimento total de um ou mais contadores”, exemplifica. “Pensando nisso lançamos recentemente uma nova solução, chamada Automatização da Folha de Pagamento. Ou seja, um robô calcula a folha de pagamento dos colaboradores, envia os relatórios de espelho e resumo da folha às empresas, bem como os recibos de salários aos colaboradores. Isso poupa o tempo do contador, que pode exercer outras funções”.

Além disso, o recurso também conta com o envio automático dos documentos aos usuários via SCI Report (caso a empresa contábil utilize a tecnologia) e SCI APP 3.0 (aplicativo mobile da SCI), bem como gera os eventos periódicos e o fechamento do eSocial.

“Esse é apenas um exemplo simples do que os sistemas e tecnologias proporcionam aos contadores”, destaca Marçal. “Poderíamos falar durante horas e horas sobre nossas soluções; mas o que quero dizer é que a tecnologia é uma aliada do contador, que por sua vez é um aliado das empresas”.

Marçal também destaca que, apesar de disruptivas e inteligentes, as tecnologias não são criadas visando substituir os contadores.

“Ouço muita gente lamentar que o avanço tecnológico é uma ameaça aos profissionais”, comenta. “Afirmo com toda a convicção que os contadores não estão ameaçados pela tecnologia; na realidade eles estão ameaçados pelo medo de se atualizar. É preciso entender que vivemos uma nova era da contabilidade, e entender que ficar no modelo antigo é ficar no passado. Quem não vier para o presente não terá um futuro”.

Lição que também pode ser levada a empresários de outros segmentos.

“O mesmo vale para outros ramos do mercado”, afirma Marçal. “Todos precisam entender que a tecnologia é disruptiva, que ela está mudando a realidade do mercado de trabalho e dos negócios. Investir em tecnologia é fortalecer a sua empresa. E digo mais: investir em um bom contador é fundamental para assegurar a saúde financeira e tributária, bem como o futuro do seu negócio. Ignorar isso é um erro, e isso ficará visível no primeiro momento de necessidade. Portanto, invista e prospere”.

Sobre a SCI
Fundada em 1991, a SCI Sistemas Contábeis é uma empresa desenvolvedora de softwares que oferece soluções para empresas contábeis de todos os portes. Conheça mais sobre nossas tecnologias acessando www.sci.com.br ou entre em contato pelo telefone 0800 47 0808! Vem pro futuro! Vem pra SCI!

Website: http://www.sci.com.br