Tempo chuvoso não afasta cariocas das estradas neste feriado

Rio de Janeiro 14/11/2019 –

Até a próxima segunda-feira (18/11), a Rodoviária do Rio de Janeiro deve movimentar mais de 220 mil turistas e passageiros em 7.000 ônibus (1.700 extras). A demanda é grande para as regiões turísticas do Estado do Rio, além das cidades de Minas e São Paulo, de onde chegam mais visitantes. Hoje (14/11) deve ser o dia de maior saída para o feriado da República, com 34 mil embarques, mas, amanhã (15/11), o terminal também registra grande movimento, ou seja, 24 mil embarques.

“Aconselhamos que os passageiros deem preferência ao transporte regulamentado em suas viagens pela segurança que o mesmo oferece. Além de as viações seguirem a legislação do setor e terem suas operações fiscalizadas pelas agências reguladoras, as rodoviárias oferecem total infraestrutura como instalações iluminadas, monitoradas 24h por câmeras de segurança e vigilantes e a oferta de serviços e comodidades”, explica Beatriz Lima, porta-voz da Rodoviária do Rio S/A. A presença da ANTT nos terminais também propicia ao viajante a tranquilidade para viajar pois são avaliados itens de segurança, acessibilidade, limpeza pelos profissionais no momento da fiscalização.

Segundo Heinz Junior, diretor executivo da Auto Viação 1001, que opera linhas no terminal, a segurança é um dos pilares mais importantes do Grupo JCA e, somente este ano, foram adquiridos 140 ônibus com o sistema ADAS de segurança, sendo 30 deles destinados à 1001. “O sistema é o grande diferencial desses veículos. Podemos dizer que é um grande aliado do motorista para a segurança das viagens”, complementa. Já o gerente Geral de Vendas da Águia Branca, Thiago Chieppe Juffo explica que todas as viagens da empresa são monitoradas através de telemetria e câmeras em 100% dos ônibus. “Os motoristas passam por um  procedimento para liberação de viagens, no qual 100% deles são submetidos a teste de vigília e fadiga, bafômetro e entrevista avaliações físicas e psicológicas antes de iniciar a viagem”, explica Juffo.

“A mão de obra capacitada também é outro fator que deve ser levado em consideração na hora de escolher a viagem de ônibus. As empresas UTIL, Sampaio, Real Expresso e Expresso Guanabara mantém programas de capacitação e valorização da qualidade do condutor, como o programa de medicina do sono”, ressalta Letícia Pineschi, gerente de marketing do grupo UTIL S/A. Letícia explica que, além deste programa, as empresas investem em outros para capacitação dos motoristas e treinamento técnico, suporte psicológico e assistência social. “Tudo isso é essencial para o exercício de suas funções já que ele é um agente de promoção de segurança no trânsito em geral”, finaliza.

As gratuidades também só são concedidas no transporte rodoviário regulamentado. Dessa forma, pessoas com deficiência e idosos têm seus direitos garantidos, além de acessibilidade para embarcar. No ano passado, o setor rodoviário assegurou 4,8 milhões de bilhetes gratuitos, segundo dados da ABRATI – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros.

Outra vantagem para o passageiro é a economia que a tarifa rodoviária traz. As empresas de ônibus oferecem até 60% de descontos nas viagens, com a garantia do embarque e grande oferta de horários. Um trecho entre o Rio e Belo Horizonte, por exemplo, pode sair a partir de R$ 80,00 e a viagem entre a capital carioca e a paulista sai por R$ 114,00. Se o passageiro garantir a compra com maior antecedência ainda consegue mais descontos. No site oficial da Rodoviária do Rio (www.rodoviariadorio.com.br) é possível consultar e comprar passagens para estes e outros 1.300 destinos.

Em função do feriado, muitas empresas de ônibus aumentaram as opções de horários para o embarque, principalmente a partir de meia noite. A Rodoviária do Rio orienta que o passageiro preste atenção na hora de comprar o bilhete neste horário para não cometer equívocos na hora de embarcar. Uma passagem, por exemplo, marcada para meia noite já é considerado o embarque no dia seguinte. Para esta e outras dúvidas, a Rodoviária do Rio atende através das redes sociais (@rodoviariadorio), [email protected] e central telefônica (21) 32131803.

Website: http://www.rodoviariadorio.com.br