TI e BI: por que a integração é importante para as empresas?

15/10/2019 –

Empresas que apostam nessas tecnologias alcançam um crescimento de até 53%

Se manter em competitividade e constante crescimento é o desejo da maioria das empresas. Por isso, um número cada vez maior delas tem investido em recursos modernos para otimizar processos, melhorar a gestão e gerar a expansão esperada em seu mercado.

Empresas de todos os tamanhos já têm usado a tecnologia como sua principal aliada, e essas ações têm transformado o panorama de muitas delas. Segundo uma pesquisa realizada pela TNS Researchs, organizações que investem em recursos como Tecnologia da Informação (TI) e Business Intelligence (BI) tendem a aumentar a sua receita em até 53%.

A Tecnologia da Informação já é uma velha conhecida para muitas instituições, mas somente ela não tem atendido a todas as necessidades. Por isso, unificar esse setor com o BI tem gerado grandes resultados para as empresas e também deixado muitas delas para trás na corrida do crescimento.

Apesar dos bons resultados, é comum que as instituições apliquem somente uma dessas vertentes, em vez de aproveitar tudo o que a integração entre elas pode agregar. As tecnologias trabalhando em conjunto é uma maneira de controlar todas as áreas de uma empresa e auxiliar nas tomadas de decisões.

De acordo com a Gartner, em 2019, a previsão de investimentos nas áreas de tecnologia seria de 3,2%. Só a computação em nuvem aponta um crescimento de 22%, ainda segundo o estudo. Dados como esses mostram que as empresas que não se adequam à modernidade perdem competitividade.

Por que integrar as tecnologias

O alinhamento entre TI e BI promove a previsibilidade e flexibilidade em investimentos e estratégias corporativas. Além disso, esse plano conjunto fornece ferramentas para executar novas ações com mais rapidez e efetividade. Em empresas B2B a aplicação serve tanto para o próprio negócio como para atender aos clientes.

Utilizar a Tecnologia da Informação integrada ao Business Intelligence propicia mais eficiência na comunicação e transferência de informações entre todas as áreas da empresa. A partir dessa relação, é possível acompanhar os processos da organização por meio de relatórios, indicar dados sobre a gestão, padronizar informações, obter maior capacidade nas análises de dados e automatizar operações.

Para que essa integração ocorra de maneira efetiva, é necessário investir em um software que gere relatórios e acesso às informações dos setores de uma maneira simples e eficaz.  A alternativa mais eficiente para gerir os KPI´s de uma empresa é alinhá-los com o gestor de TI um software de gestão BI. A partir disso é possível buscar no banco de dados da empresa ou de terceiros as informações desejadas, cruzar fórmulas e traduzi-las em gráficos, tabelas, listas e outros materiais facilitando acompanhamento produtivo dos setores conforme a meta.

Pensando nos profissionais de TI, e em virtude da necessidade de ter dados para monitoramento e tomada de decisão na área, a BluePex® possui o BluePex Cloud Suite. Trata-se de um conjunto de ferramentas integradas para administrar a infraestrutura tecnológica da empresa e gerenciar tudo em um único painel, com dados em (BI) Business Intelligence garantindo a segurança, disponibilidade e controle da rede. A solução é capaz de mudar completamente a forma que uma empresa enxerga o departamento de TI.

Website: https://bluepex.com.br/