TI tem muitas vagas para poucos profissionais

8/7/2013 – Temos buscado proporcionar ambiente de trabalho propício para que o profissional de TI tenha autonomia e desenvolva o seu trabalho não só focado em produção, mas principalmente na melhor forma de implementar e desenvolver o seu conhecimento

Em tempos de total dependência tecnológica é natural que o mercado careça de mais profissionais de Tecnologia da Informação (TI) para que os números de desenvolvimentos acompanhem as necessidades da população, seja por aplicativos de celular ou software de gestão, entre muitos outros. As universidades não conseguem suprir essa demanda e a falta de colaboradores dificulta o crescimento do setor. Estudo recentemente divulgado pelo Ipea (Instituto de Política Econômica Aplicada) aponta que, entre as carreiras de ensino superior, a TI tem o maior número de vagas.

Mesmo com a alta rotatividade, uma característica do setor, o ambiente interno é visto como diferencial para a permanência do funcionário. É o que destaca Jorge Branco, diretor da JME Informática e ex-presidente da Assespro-RS: ‘Apesar da tentação dos profissionais de TI em estarem em grandes corporações e com salários destacados, a competitividade interna destas empresas, a doação de sua vida pessoal e a impessoalidade também são fatores que muitos têm relatado para buscar atuar em ambientes mais tradicionais’, defende Branco. No caso da JME, existe a preocupação de que a valorização vá além do salário. “Temos buscado, além da valorização em termos de salários e benefícios. Principalmente proporcionar ambiente de trabalho propício para que o profissional de TI tenha autonomia e desenvolva o seu trabalho não só focado em produção, mas principalmente na melhor forma de implementar e desenvolver o seu conhecimento”, finaliza Branco.

A profissão de ‘analista de tecnologia’ registrou a maior expansão em termos de geração líquida de empregos, com 49.535 vagas, em sua maioria, na região Sudeste. Do total de 304.317 postos de trabalho abertos no período, 16,3%. Já o salário médio de administradores de TI foi de R$ 3.409,47 no ano passado, com crescimento médio de 20,3 % entre 2009 e 2012. Em Nível Médio, os técnicos em informática tiveram aumento salarial de 11%. Em 2012, o salário médio desses profissionais foi de R$ 1.741,99.

JME – TI para saúde

A JME Informática, empresa de Porto Alegre (RS) se consolidou como especialista com soluções de tecnologia da informação (TI) próprias para a área da saúde. Com mais de 20 anos de serviços prestados, e com filiais em mais de 8 estados, desenvolve produtos que atendam ao padrão TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar) estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que controla o registro e exportação de formulários eletrônicos de faturamento no padrão obrigatório para transferência de informações entre prestadores e operadoras. O setor de TI contribui na melhora do atendimento na área da saúde e um dos principais benefícios evidenciados é a agilidade e precisão das informações que circulam no meio hospitalar.

Assespro-RS

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional RS (Assespro-RS), foi fundada em 1979, com o objetivo de representar em nível nacional o setor de informática do Rio Grande do Sul. A entidade contribui para o fortalecimento de todas as empresas de tecnologia, regidas sob as leis brasileiras, e a representação institucional dos seus interesses junto às autoridades públicas e outros organismos, nacionais e estrangeiros. Além de promover parcerias entre filiados, realiza encontros para debate de temas de interesse das empresas associadas, estabelece rumos, zela pela difusão e prática da conduta ética nas relações de mercado, e perante a sociedade, desenvolve programas de fomento e apoio à atividade.

A Assespro-RS promove ainda programas de benefícios de todos os segmentos que representa, sendo eles: Software, Hardware, Treinamento, Assessoria, Consultoria e Serviços de Informática. E para atingir tais objetivos, busca convênios, parcerias e projetos de operação em consórcio para serviços, treinamento, hardware e software. A instituição é engajada no Programa Nacional de Exportação de Software, Softex2000, que proporciona apoio para capacitação tecnológica e comercial em nível nacional e internacional das empresas.

Web Site: