Títulos verdes: investimento com responsabilidade

São Paulo 13/9/2019 –

As emissões de Títulos Verdes, mais conhecidos por Green Bonds vêm crescendo exponencialmente em todo mundo, sendo o Brasil um dos países com maior potencial de emissão. O mercado global deve atingir US$ 250 bilhões neste ano, contra US$ 167 bilhões em 2018. Em 2013, o volume emitido havia sido de, apenas, US$ 11 bilhões, de acordo com dados do Climate Bonds Initiative e Green Bond Data. Hoje, o estoque destes papéis está na casa dos US$ 600 bilhões, porém com expectativa de chegar a US$ 1 trilhão em 2025. “As empresas locais começaram a conhecer melhor o instrumento. O mercado de green bonds pode chegar a R$ 100 bilhões nos próximos cinco anos no Brasil”, prevê Gustavo Pimentel, diretor da SITAWI, em entrevista à Revista RI.

Os números podem até impressionar num primeiro momento, mas ainda são uma gota no oceano. Os títulos verdes representam apenas um traço diante do volume global de US$ 250 trilhões de estoque de dívida (pública e privada). “Muitas pessoas que investem buscam, na verdade, não só o retorno financeiro, mas ter também uma adicionalidade como sócias. Saber que aquele seu investimento está ajudando um pequeno negócio ou uma solução que vai criar emprego ou resolver um problema social, faz a demanda por esses instrumentos crescer. Isso está acontecendo mais forte, especialmente nas novas gerações, e faz parte do processo de atualização do mercado de capitais e modernização”, ressalta José Alexandre Vasco, da CVM.

As tendências para o mercado de Green Bonds no Brasil e no mundo é tema de capa da Revista RI, que acaba de ser lançada e já pode ser conferida em sua versão digital: http://www.revistari.com.br/234

Website: http://www.revistari.com.br/234