Toque Retal: qual é a importância desse exame?

São Paulo 19/12/2019 – O exame de próstata com o toque retal é de suma importância para o diagnóstico precoce da doença, afinal ele é responsável pela morte de 1 em cada 41 homens

No mês de novembro, um dos assuntos médicos mais importantes em pauta é o Câncer de Próstata. A campanha do Novembro Azul é um incentivo para que homens acima de 45 anos façam o Exame de Toque Retal.

O exame de próstata com o toque retal é de suma importância para o diagnóstico precoce da doença, afinal ele é responsável pela morte de 1 em cada 41 homens com a doença no país e, quando descoberto ainda na fase inicial, o Câncer de Próstata. tem maiores chances de cura, especialmente com os métodos mais modernos de tratamento.

Mas, antes de pensar no tratamento, saiba que a descoberta da doença é facilitada pelo Exame de Toque Retal.

Para saber mais sobre esse procedimento e como realizá-lo, continue lendo este , que visa também esclarecer alguns mitos relacionados ao Exame de Toque Retal, ainda considerado um tabu por muitos homens.

Como funciona o Exame de Toque Retal

Sendo indispensável para diagnosticar e tratar o câncer e outras doenças da próstata, como o câncer e HPB (aumento da próstata).

O toque retal é um exame primordial para homens que já passaram dos 40 anos, pois muitas vezes, é possível detectar alterações na próstata sugestivas de câncer, muito antes de ocorrer alterações do PSA (exame de sangue).

O exame é muito simples: o médico urologista introduz o dedo indicador no canal anal do paciente e toca a próstata, que fica localizada na região à frente do reto.

O procedimento dura apenas alguns minutos e o paciente sente apenas um leve desconforto. Além disso, a dor é atenuada pelo uso de géis que ajudam no deslize dos dedos.

Para realizar o exame, o próprio médico vai recomendar que o paciente permaneça em uma posição confortável. Mas que possibilite ao profissional fazer uma melhor avaliação do tamanho da próstata.

Existe algum exame complementar?

Além do Exame de Toque Retal, o médico urologista solicita o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico).

O PSA é uma proteína gerada normalmente pelo tecido prostático, que será detectada pelo teste caso exista a presença de tecido prostático benigno ou maligno.

Por isso, os médicos avaliam o quadro geral do paciente, levando em conta também a idade, a presença de nódulos ou inflamações. Mas essa substância é produzida em maior quantidade pelo câncer de próstata que o tecido normal.

Embora seja um exame complementar muito eficaz, fica um alerta: o PSA não substitui o Exame de Toque Retal na investigação câncer de próstata e de outras doenças.

E, em alguns casos, o especialista solicita também a ressonância multiparamétrica da próstata , que é capaz de visualizar lesões na próstata com maior precisão.

Por que o exame de toque é tão importante?

Pacientes costumam a imaginar que apenas o exame de sangue, conhecido como PSA, já é o suficiente para um diagnóstico do câncer de próstata ou outras doenças. No entanto, esse é um grande engano que muitos pacientes cometem.

Por medo, preconceito ou insegurança, muitos homens deixam de fazer o Exame de Toque Retal com um urologista especialista e acabam não recebendo o diagnóstico correto.

Contudo, é válido destacar que, ao fazer o exame do toque, o Médico Urologista consegue, de modo mais eficaz, sentir a consistência da próstata e identificar a presença de formações nodulares no órgão, que são sinais sugestivos de câncer, antes de ocorrer alteração do PSA. E, quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura.

O agendamento de uma consulta de rotina com um urologista para fazer exames PSA e toque retal é de extrema importância para a saúde.

Website: https://www.takanourologia.com.br/

Web Site: