Total de bolsas do Prouni na educação a distância para futuros professores cresceu em 53% em 8 anos

São Paulo 9/4/2020 – O crescimento pela procura de curso online na área de educação mostra uma potencial demanda pela valorização do ensino a distância.

O índice foi alimentado pela possibilidade de estudar via EAD (Ensino a Distância), tendo sido a opção de 67% dos estudantes da área de educação em 2018.

Professores de todo o País estão cada vez mais interessados na capacitação a distância para se profissionalizar na docência. Houve aumento de 53% (em 8 anos) do total de bolsas oferecidas pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) aos estudantes que almejam o professorado, com curso de pedagogia e outras licenciaturas.

O índice foi alimentado pela possibilidade de estudar via EAD (Ensino a Distância), tendo sido a opção de 67% dos estudantes da área de educação em 2018. Os dados são do relatório “Expansão do Prouni EAD na Formação Inicial do Docente”, dirigido pelo Movimento Todos pela Educação, tendo como base informações cedidas pelo governo.

Programas facilitam capacitação de professores

O Prouni é um programa criado em 2004 visando ceder bolsas de estudo para estudantes que desejam realizar a graduação em faculdades privadas. Outro programa que viabiliza a formação de professores é o Fies (Financiamento Estudantil), mantido pelo MEC, que oferece aos calouros a possibilidade de financiar o curso mediante aplicação de juros.

Mais de 16% das bolsas do Prouni foram destinadas à formação de professores em 2018

Em 2018, mais de 16% dos bolsistas do programa se matricularam em cursos voltados à formação docente, o que significa 26,9 mil calouros na área da educação, 53% a mais do que em 2010, quando eram 17,6 mil.

Os cursos incluídos na formação de professores são:

Artes;
Ciências/Biologia;
Educação física;
Filosofia;
Física;
Geografia;
História;
Língua estrangeira;
Língua portuguesa;
Matemática;
Pedagogia;
Química;
Sociologia.

Ensino a distância é importante para quem quer ensinar

O crescimento pela procura de curso online na área de educação mostra uma potencial demanda pela valorização do ensino a distância. De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o número de alunos matriculados em cursos na área quase dobrou em menos de uma década, chegando a mais de 1.756.000 matrículas em 2017, frente a apenas 838 mil em 2009.

A busca de cursos online por parte dos alunos, principalmente visando ambientes que possibilitem interações virtuais para aprendizagem, traz diversas vantagens, como maior engajamento entre os estudantes, participação ativa em atividades e fóruns de debate, além da possibilidade de o professor fazer o acompanhamento do progresso da turma. Isso garante o desenvolvimento de habilidades realmente duráveis, e não somente técnicas.

A educação no Brasil precisa de meios mais integrados, inclusivos e menos burocráticos para que a sociedade possa contar com mais professores dispostos a passar seus conhecimentos, compartilhar experiências, entusiasmos e dedicação, tornando o ensino mais fluido e acessível aos alunos.

Curso online possibilita formação de professores

Por meio de curso online, docentes e futuros professores conseguem ter acesso facilitado a cursos de capacitação em diversas áreas. Hoje, a possibilidade de estudar pela internet abre portas e garante a toda a população que não faltem professores na rede pública e privada de ensino.

O Portal Estude Sem Fronteiras pertence à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto. Hoje, conta com mais de 650 cursos oferecidos para todo o brasil. São cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação para profissionais de diversas áreas. Ao navegar pelo site, é possível conferir todas as áreas de conhecimento abarcadas pelos cursos da instituição.

Website: https://www.estudesemfronteiras.com/

Web Site: