Transformação digital ágil para empresas: por onde começar?

Belo Horizonte 27/4/2020 –

Uma empresa que deseja destacar-se no mercado, precisa olhar para a transformação digital como uma grande aliada neste processo, compreendendo que a inovação é um elemento essencial para tornar sua empresa mais competitiva.

Embora muitas empresas percebam a urgência em automatizar processos e se adaptarem ao novo mundo, existem aquelas que não sabem ainda como dar os primeiros passos, ou até mesmo que não entendem como a transformação digital pode ser a única saída para se manterem vivas no mercado.

Centro da transformação digital: a agilidade
A agilidade organizacional deve ser utilizada como um catalisador para reimaginar a estratégia digital das organizações, pois estimula uma cultura de mudança e acelera a inovação.

O estímulo à diversidade e colaboração resulta em soluções mais completas e orienta os resultados de negócio para as necessidades dos clientes.

A transformação digital
Nos últimos anos, a agilidade rompeu o mundo do desenvolvimento de software e está sendo amplamente utilizada em empresas de outros setores.

Durante a transformação digital, a agilidade é catalisador para mudar a estratégia digital das organizações, pois estimula uma cultura de mudança e acelera a inovação.

A agilidade deve ser utilizada como um catalisador para reimaginar a estratégia digital das organizações, pois estimula uma cultura de mudança e acelera a inovação.

Fail Fast
Uma mentalidade, focada no cliente é o que gera a possibilidade de “errar rápido” (fail fast), que é um dos grandes pilares da agilidade, que se adapta cada vez mais a esse novo mundo, o VUCA.

Volatilidade (Volatility): tudo é muito fluído, com mudanças acontecendo o tempo todo;
Incerteza (Uncertainty): imprevisibilidade, ou seja, ninguém sabe o que irá acontecer;
Complexidade (Complexity): nada é muito simples, tudo está conectado, então a complexibilidade das coisas sempre é maior;
Ambiguidade (Ambiguity): É tudo inexato, incerto ou duvidoso.

Cultura organizacional ágil
Por ironia do destino, a cultura organizacional é um dos principais aspectos dessa jornada, além de ser também o ponto mais desafiador.
Alterar a cultura organizacional da empresa é literalmente uma mudança de mindset por parte de todos os colaboradores, necessitando da cooperação de todos os envolvidos.
Em outras palavras, é fazer com que a empresa “vista a camisa” dos métodos ágeis, que cada um veja sua importante durante esse novo processo e no crescimento do negócio.

Etapas para implantar uma cultura organizacional ágil?
Existem etapas básicas para se implementar a cultura ágil em uma empresa, e aqui vale abordar quais são.

1. Aumentar a transparência
A transparência na comunicação interna deve ser clara para todos os envolvidos. Essa clareza facilitará que colaboradores e parceiros entendam e consequentemente sigam melhor as orientações de trabalho.

02. Tornar sua empresa adaptável
Quando se trata de inovação, se adaptar é um mecanismo de sobrevivência para as empresas, afinal, a inserção de novas tecnologias no mercado é contínua. A organização deve estar sempre aberta para novas soluções.

3. Saber que a falha faz parte do processo
A transformação digital somada às particularidades de cada negócio provam que não há fórmulas prontas para operar uma adaptação a novos modelos. É preciso testar processos para saber qual melhor se adapta ao cenário da organização.

4. Buscar a melhoria contínua
Errar faz parte desse cenário mutável, mas o mais importante é o que se aprende e aplica com as informações adquiridas no processo.
Errar, aprender, adaptar e avaliar os resultados, sempre em busca de melhorias.

5. Incentivar a responsabilidade mútua
Colaboradores, diretores, parceiros, fornecedores entre outros atores, devem estar incluídos no processo de transformação digital. Uma transformação só acontece de fato se esses agentes estiverem dispostos a se adaptar.

6. Garantir a satisfação dos funcionários
A equipe é a parte mais importante desse processo! Não existe transformação sem pessoas para operar as tecnologias. Não basta apenas incluir o colaborador, é preciso que ele esteja engajado a fazer parte dessa transformação.

Como realizar a transformação digital ágil em uma empresa?
A LED Startup Studio é uma consultoria especializada em transformação digital, que tem como principal foco a implementação da cultura ágil nas organizações.

Vamos conversar?
A LED já ajudou empresas em todo o Brasil a promoverem mudanças positivas através de projetos estratégicos e de transformação em grandes empresas com destaque para varejo, bens de consumo, serviços financeiros, entre outros.

Website: https://ledstartup.studio

Web Site: